>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Modos de câmera digital




Esta semana, fiz uma pesquisa informal com alguns amigos que possuem câmeras digitais e pedi que indicassem quais modos de disparo que eles mais comumente usam em suas câmeras digitais (eles usam uma variedade de câmeras point and shoot e DSLR).

Os resultados desta pequena pesquisa não me surpreenderam – o Modo Automático foi a resposta esmagadora tanto de usuários iniciantes quanto de usuários mais avançados (um pouco surpreendente para mim). Na verdade, três das pessoas que questionei responderam perguntando "existe algum outro modo não automático?"

Como resultado, decidi dar uma olhada nos modos básicos de disparo que a maioria das câmeras digitais possui (tanto apontar quanto disparar e DSLRs têm a maioria deles).

Embora esta seja uma informação bastante básica para muitos leitores, espero que seja útil para aqueles que estão no início de sua jornada de fotografia digital que ainda não se aventuraram no Modo Automático.

Modos automáticos

Modo automático


Suspeito que ninguém precisará de qualquer introdução a este modo (como parece que a maioria dos proprietários de câmeras digitais o usa). O modo automático diz à sua câmera para usar seu melhor julgamento para selecionar a velocidade do obturador, abertura, ISO, balanço de branco, foco e flash para tirar a melhor foto possível. Com algumas câmeras, o modo automático permite substituir o flash ou alterá-lo para redução de olhos vermelhos. Este modo lhe dará bons resultados em muitas condições de disparo, no entanto, você precisa ter em mente que você não está dizendo à sua câmera nenhuma informação extra sobre o tipo de foto que você está tirando, então ela vai 'adivinhar' o que você quer. querer. Como resultado, alguns dos modos a seguir podem ser mais apropriados para selecionar, pois fornecem mais algumas dicas à sua câmera (sem que você precise fazer mais nada).



Modo Retrato


Quando você alterna para o modo retrato, sua câmera seleciona automaticamente uma abertura grande (número pequeno) que ajuda a manter sua fundo fora de foco (ou seja, define uma profundidade de campo estreita – garantindo que seu assunto seja a única coisa em foco e, portanto, seja o centro das atenções na foto). O modo retrato funciona melhor quando você está fotografando um único assunto, então aproxime-se o suficiente do assunto (ampliando o zoom ou se aproximando) para fotografar a cabeça e os ombros deles). Além disso, se você estiver fotografando no sol, talvez queira acionar o flash para adicionar um pouco de luz ao rosto.

Modo Macro


O modo macro permite que você se aproxime do assunto para tirar uma foto de perto. É ótimo para fotografar flores, insetos ou outros objetos pequenos. Diferentes câmeras digitais terão modos macro com diferentes capacidades, incluindo diferentes distâncias de foco (geralmente entre 2-10 cm para câmeras de apontar e disparar). Ao usar o modo macro, você notará que o foco é mais difícil, pois em distâncias curtas a profundidade de campo é muito estreita (apenas milímetros às vezes). Mantenha sua câmera e o objeto que você está fotografando paralelos, se possível, ou você descobrirá que muitos deles ficarão fora de foco. Você provavelmente também descobrirá que não desejará usar o flash embutido da sua câmera ao fotografar objetos de perto ou eles ficarão queimados. Por fim, um tripé é inestimável em fotos macro, pois a profundidade de campo é tão pequena que até mesmo se aproximar ou se afastar um pouco do assunto pode desfocar o assunto. (Vou escrever um tutorial completo sobre Macro Photography nas próximas semanas).

Modo Paisagem


Este modo é quase exatamente o oposto do modo retrato, pois configura a câmera com uma pequena abertura (grande número) para ter certeza de que o máximo possível da cena que você está fotografando estará em foco (ou seja, oferece uma grande profundidade de campo). Portanto, é ideal para capturar fotos de cenas amplas, principalmente aquelas com pontos de interesse a diferentes distâncias da câmera. Às vezes, sua câmera também pode selecionar uma velocidade de obturador mais lenta neste modo (para compensar a pequena abertura), então você pode considerar um tripé ou outro método para garantir que sua câmera esteja parada.

Modo Esportes


Fotografar objetos em movimento é para o que o modo esportivo (também chamado de 'modo de ação' em algumas câmeras) foi projetado. É ideal para fotografar qualquer objeto em movimento, incluindo pessoas praticando esportes, animais de estimação, carros, vida selvagem, etc. O modo Esportes tenta congelar a ação aumentando a velocidade do obturador. Ao fotografar assuntos em movimento rápido, você também pode aumentar suas chances de capturá-los com o movimento panorâmico de sua câmera junto com o assunto e/ou tentando pré-focar sua câmera em um local onde o assunto estará quando você quiser fotografá-lo (isso leva prática).

Modo noturno


Este é um modo muito divertido para brincar e pode criar algumas fotos maravilhosamente coloridas e interessantes. O modo noturno (uma técnica também chamada de 'sincronização lenta do obturador') serve para fotografar em situações de pouca luz e configura sua câmera para usar uma velocidade do obturador mais longa para ajudar a capturar detalhes do fundo, mas também dispara um flash para iluminar o primeiro plano (e sujeito). Se você usar este modo para uma foto 'séria' ou bem equilibrada, você deve usar um tripé ou seu fundo ficará desfocado - no entanto, também é divertido tirar fotos com este computador de mão para desfocar propositalmente seus fundos - especialmente quando houver uma situação com luzes atrás do seu assunto, pois pode dar uma aparência divertida e experimental (ótimo para festas e pistas de dança com luzes coloridas).

Modo de filme


Este modo estende sua câmera digital de apenas capturar imagens estáticas para capturar imagens em movimento. A maioria das novas câmeras digitais hoje em dia vem com um modo de filme que grava vídeo, mas também som. A qualidade geralmente não está de acordo com os padrões da câmera de vídeo, mas é um modo útil quando você encontra aquele assunto perfeito que simplesmente não pode ser capturado com uma imagem estática. Lembre-se de que as imagens em movimento ocupam significativamente mais espaço no armazenamento de memória do que as imagens estáticas.

Outros modos menos comuns que vi em câmeras digitais no ano passado incluem:
  • Modo Panorâmico/Ponto – para tirar fotos de uma cena panorâmica para serem unidas posteriormente como uma imagem.
  • Modo de neve – para ajudar com iluminação brilhante complicada na neve
  • Modo fogos de artifício – para fotografar fogos de artifício
  • Modo crianças e animais de estimação – objetos em movimento rápido podem ser complicados – este modo parece acelerar a velocidade do obturador e ajudar a reduzir o atraso do obturador com um pouco de pré-focagem
  • Modo Subaquático – a fotografia subaquática tem seu próprio conjunto exclusivo de requisitos de exposição
  • Modo Praia – outro modo de cena brilhante
  • Modo Interno – ajuda a definir a velocidade do obturador e o balanço de branco
  • Modo Folhagem – aumenta a saturação para dar cores fortes e bonitas


Modos semiautomáticos

Modo de prioridade de abertura (A ou AV)


Este modo é realmente um modo semi-automático (ou semi-manual) onde você escolhe a abertura e onde sua câmera escolhe as outras configurações (velocidade do obturador, balanço de branco, ISO etc) para garantir que você tenha uma exposição bem equilibrada. O modo de prioridade de abertura é útil quando você deseja controlar a profundidade de campo em uma foto (geralmente um objeto estacionário onde você não precisa controlar a velocidade do obturador). Escolher uma abertura de número maior significa que a abertura (ou a abertura da sua câmera ao fotografar) é menor e deixa menos luz entrar. Isso significa que você terá uma maior profundidade de campo (mais da cena estará em foco), mas câmera irá escolher uma velocidade de obturador mais lenta. Números pequenos significam o oposto (ou seja, sua abertura é grande, a profundidade de campo será pequena e sua câmera provavelmente escolherá uma velocidade de obturador mais rápida).

Modo de prioridade do obturador (S ou TV)


A prioridade do obturador é muito semelhante ao modo de prioridade de abertura, mas é o modo em que você seleciona uma velocidade do obturador e a câmera escolhe todas as outras configurações. Você usaria este modo onde deseja controlar a velocidade do obturador (obviamente). Por exemplo, ao fotografar assuntos em movimento (como esportes), você pode escolher uma velocidade rápida do obturador para congelar o movimento. Por outro lado, você pode querer capturar o movimento como um borrão de um assunto como uma cachoeira e escolher uma velocidade lenta do obturador. Você também pode escolher uma velocidade lenta do obturador em situações de pouca luz.

Modo de Programa (P)


Algumas câmeras digitais têm esse modo de prioridade além do modo automático (em algumas câmeras o modo Programa é totalmente automático… confuso, não é!). Nas câmeras que possuem ambos, o modo Programa é semelhante ao Automático, mas oferece um pouco mais de controle sobre alguns outros recursos, incluindo flash, balanço de branco, ISO etc. Verifique o manual da sua câmera digital para saber como o modo Programa difere do Automático em seu modelo específico .

Modo totalmente manual

Modo Manual


Neste modo, você tem controle total sobre sua câmera e precisa pensar em todas as configurações, incluindo velocidade do obturador, abertura, ISO, balanço de branco, flash, etc. Dá a você a flexibilidade de configurar suas fotos como desejar. É claro que você também precisa ter uma ideia do que está fazendo no modo manual, então a maioria dos proprietários de câmeras digitais com os quais tenho alguma coisa a ver tendem a se ater a um dos modos prioritários.

Gostou deste tutorial sobre Modos de Câmera Digital? Obtenha mais dicas gratuitas inscrevendo-se na Escola de Fotografia Digital.