>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Fotografia de praia e manutenção de câmeras digitais


No nosso post com dicas sobre como tirar fotos digitais na praia mencionei que tirar fotos na praia não é só um lugar de maravilhosas oportunidades, mas também de desafios.

Um dos grandes desafios de um lugar com muita areia, sal e muitas vezes vento é manter sua câmera digital protegida das intempéries.

A seguir estão algumas dicas sobre como cuidar de sua câmera digital nas condições extremas que uma praia pode causar.


Filtros Protetores – Se você estiver usando uma DSLR use um filtro UV – além dos benefícios ópticos que pode oferecer um filtro UV (ou qualquer outro tipo na verdade) oferece outra camada de proteção para sua lente tanto em termos de areia, areia e sal, mas também se for batido ou arranhado. Prefiro arranhar um filtro de US$ 50 do que uma lente de US$ 1.000!

Proteja o interior da sua câmera digital – A troca de lentes, baterias ou cartões de memória deve ser feita com muito cuidado. Tente manter os horários em que você abre sua câmera de qualquer uma dessas maneiras ao mínimo enquanto estiver na praia e, se necessário, certifique-se de estar bem longe da água e, se possível, longe de outras pessoas em um local protegido onde a areia não vai encontrar o caminho para as entranhas de sua câmera.

Limpe suas mãos – Depois de nadar, tente enxaguar as mãos em água doce – o sal do oceano não é uma boa coisa para apresentar sua câmera.

Limpe sua câmera – Depois de um dia na praia, limpe cuidadosamente sua câmera. No mínimo, limpe bem com um pano macio (eu uso um de microfibra, o que significa que não preciso de nenhum fluido de limpeza) para limpar qualquer resíduo do dia e se livrar de qualquer sal, areia, poeira etc. Provavelmente vale a pena investir em um kit de limpeza de câmeras para esse fim, aproveitando as diferentes ferramentas que eles oferecem (escovas macias, ar comprimido etc). Tenha muito, muito cuidado na limpeza de suas câmeras para usar produtos de limpeza de qualidade, pois você pode acabar piorando-as espalhando sujeira ao redor – principalmente quando você faz alguma limpeza na parte interna. Seja especialmente cauteloso com qualquer coisa que sopre ar – embora isso possa remover a sujeira, também pode soprar!




Bolsa para câmera – Obviamente, uma das principais coisas a se pensar é como você vai carregar e guardar sua câmera quando ela não estiver em uso. Por um lado, você quer que seja seguro e deixá-lo em um carro pode não ser uma jogada inteligente (em parte pela segurança, mas também pelas altas temperaturas nos carros em dias quentes), mas por outro lado você não quer que você câmera sentada na praia o dia todo, mesmo em uma bolsa, pois a areia tende a entrar em tudo. Idealmente, uma bolsa de câmera que permita selar sua câmera será o ideal. Os sacos com fecho zip também podem ser úteis para guardar alguns dos seus equipamentos (baterias, cartões de memória, filtros, etc.). Meu lema para fazer a mala de uma câmera ao ir para a praia é ‘embalar a mochila certa’. Escolher levar alguns itens úteis e deixar o resto em casa pode realmente poupar problemas mais tarde.

Condensação de Batalha – Minha última viagem às partes tropicais do norte da Austrália, onde era incrivelmente úmida, me apresentou o problema da condensação. A maior parte do tempo minha câmera estava nos confins com ar-condicionado, frio e seco do nosso quarto de hotel (onde estava dentro da bolsa – ainda mais frio), mas isso significava que quando eu a levava para fora para fotografar, a lente e o visor imediatamente embaçada. É muito difícil combater isso – embora eu tenha achado que a melhor estratégia era simplesmente deixar a câmera se aclimatar antes de fotografar. Algumas pessoas sugerem colocá-lo em um saco plástico selado ao se mover entre as temperaturas – isso pode funcionar bem, mas não é particularmente prático em muitas situações, especialmente quando você tem uma câmera grande. Idealmente, você deseja aquecer sua câmera de forma natural e lenta - tirá-la da bolsa e permitir que ela aqueça naturalmente tendia a corrigir o problema na maioria das vezes enquanto eu estava ausente. Também viajei com um pano macio que usei uma vez que a condensação tinha ido principalmente para limpar as marcas que havia deixado e para remover a última umidade que restava. Uma estratégia que tenho visto amigos usar é usar ao visitar lugares úmidos onde sua câmera pode ser exposta à condensação é usar pequenos pacotes de gel de sílica em suas bolsas de câmera. Esses pequenos pacotes absorvem qualquer umidade na bolsa da câmera.

Reserve um tempo para fotografia e diversão – Uma última dica que costumo fazer hoje em dia quando estou de férias, principalmente para lugares como a praia onde sempre há a preocupação de danificar a câmera. Muitas vezes nessas situações faço visitas especiais à praia apenas para tirar fotos e mantenho as 'viagens divertidas' com a família separadas (e muitas vezes deixo minha câmera principal em casa). Dessa forma, defini períodos para a fotografia em que posso acompanhar meu equipamento e ter certeza de que está tudo bem e, em seguida, posso realmente relaxar quando vou à praia para me divertir. É claro que quando vou à praia para me divertir, pego meu ponto e tiro comigo para essas fotos divertidas – mas deixo meu equipamento mais caro em casa, onde sei que não será danificado. Acho que isso também significa menos frustração para aqueles ao meu redor que podem se cansar de mim sempre tirando fotos quando querem relaxar comigo.