>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Lentes DSLR - Uma Introdução


Quando comecei a escrever sobre câmeras digitais, a principal pergunta que os leitores me fizeram foi 'Qual ​​câmera devo comprar? ' Normalmente eles estavam no mercado para um ponto, ponto de nível bastante básico e filmar em câmera digital.

No entanto, hoje em dia, com o aumento de pessoas comprando câmeras DSLR (elas são muito mais baratas e mais pessoas estão se sentindo confortáveis ​​o suficiente com o digital agora que querem levá-lo para o próximo nível), a maior pergunta que me fazem agora é 'Qual ​​lente devo comprar para minha DSLR? '

Responder à pergunta é um campo minado, pois cada fabricante de câmera digital oferece uma grande variedade de lentes de diferentes qualidades e orçamentos. Acrescente a isso que cada fotógrafo fotografa de maneira diferente e tem seus próprios estilos e preferências e pode ser um campo minado navegar para responder à pergunta ‘qual lente’.

O que segue abaixo é uma tentativa de descompactar os diferentes tipos de lentes que a maioria dos fabricantes oferece no mercado DSLR. Não vou falar sobre lentes específicas, mas quero dar uma breve introdução a alguns dos termos e tipos de lentes que você encontrará ao começar a explorar o mercado de lentes DSLR.

Tenha em mente que a maioria das DSLRs não são conhecidas como câmeras 'full frame'. Seus sensores são geralmente menores que o full frame e, como resultado, as lentes não têm o mesmo impacto nessas câmeras que teriam em uma câmera de filme. É por isso que muitas vezes você ouve fabricantes falando sobre a distância focal “equivalente” de uma lente.

Tipos de lentes DSLR


Lentes padrão – este é um termo que parece estar desaparecendo um pouco da terminologia. Tradicionalmente, em câmeras de filme, era usado para descrever lentes na faixa de 50 mm porque isso é o que geralmente vem com a câmera.




Kit de lentes – Atualmente, a lente oferecida como pacote com a DSLR é geralmente chamada de 'lente do kit'. Geralmente é uma lente zoom de qualidade de nível de entrada. Eles geralmente são uma lente de propósito geral projetada para fotografar todos os dias. Minha preferência pessoal é sempre comprar a DSLR apenas como corpo e atualizar a lente da lente do kit, pois geralmente estão na extremidade inferior a média do espectro das lentes.

Lentes primárias – Uma lente prime é uma lente que tem apenas uma distância focal. Eles estão se tornando menos populares em uma época em que os fotógrafos gostam de ter a conveniência de uma variedade de distâncias focais nas pontas dos dedos (consulte lentes de zoom), mas definitivamente vale a pena considerá-los. As lentes de zoom estão aumentando a qualidade que oferecem, mas as lentes prime são conhecidas (especialmente na extremidade superior) por sua qualidade e velocidade de imagem (abertura mais rápida).

Enquanto muitos gostam da conveniência das lentes de zoom, eu realmente gosto do desafio das lentes prime e acho que elas me fazem pensar um pouco mais na minha fotografia do que quando tenho um zoom conectado (fico um pouco preguiçoso).

Lentes de zoom telefoto – As lentes de zoom são as lentes DSLR mais populares atualmente e vêm em uma variedade de configurações e níveis de qualidade. Obviamente, o benefício dos zooms é que você não precisa se aproximar fisicamente do assunto para obter um enquadramento mais preciso da imagem. Essas lentes podem ter alcances bastante estreitos ou bastante longos.

Lembre-se de que, se você comprar um com uma distância focal longa (por exemplo, você pode obtê-los em comprimentos de até 300 mm ou mais), quanto maior a distância focal, maior o impacto que a vibração da câmera terá em suas imagens. Atualmente, cada vez mais lentes estão sendo lançadas com Estabilização de Imagem (IS) para combater a trepidação da câmera.

Lentes macro – essas lentes são projetadas especificamente para fotografar objetos de perto. Muitas lentes e câmeras vêm com uma configuração 'macro', mas as lentes macro verdadeiras produzem imagens em tamanho real e permitem que você se aproxime incrivelmente do assunto que está fotografando.

Lentes grande angular – Como o próprio nome sugere, essas lentes permitem que seus usuários tirem fotos com uma perspectiva muito ampla. Eles são úteis para paisagens e para entrar bem e perto de assuntos que ainda se encaixam em muitos deles.

As lentes grande angular vêm como lentes prime, mas também estão sendo encontradas cada vez mais na extremidade inferior das lentes de zoom telefoto. Esteja ciente de que as lentes muito amplas às vezes distorcem um pouco (ou muito) sua imagem, especialmente nas bordas de suas fotos, onde elas podem ser bastante curvas. Isso pode ser usado com grande efeito, mas também pode ser bastante frustrante às vezes.

No extremo da faixa de ‘grande angular’ estão as ‘lentes olho de peixe’ que distorcem propositalmente sua imagem de forma curva para obter mais na foto. Novamente, este é um estilo de fotografia que muitos amam, mas é uma arte para acertar.

Então, aí está – agora você está pelo menos equipado com algumas definições e pontos de partida para fazer compras para sua próxima compra de lente DSLR.
  • Lentes DSLR populares
  • Fatores a serem considerados ao comprar uma lente DSLR
  • Quais lentes usar ao fazer fotografia de viagem
  • O que é uma lente rápida
  • Recomendações do leitor para lentes DSLR
  • Qual ​​lente de 50 mm é melhor para retratos?
  • Lentes primárias – uma introdução
  • Como devo limpar a lente da minha DSLR
  • Encontre o ponto ideal da sua lente