Como devo cuidar do cartão de memória da minha câmera digital para que ele dure o maior tempo possível? Onde há muitas coisas que são únicas de uma câmera digital para outra - uma coisa nos une a todos (ou a maioria de nós) - todos nós cartões de mídia para armazenar nossas fotos (a exceção a isso são algumas câmeras com muita memória interna ).
Então, como você pode cuidar do seu cartão de memória e obter os melhores resultados com ele?
Aqui estão 13 dicas para usar e cuidar de cartões de memória (observação – se você quiser conselhos sobre como comprar cartões de memória, confira nosso post sobre qual cartão de memória devo comprar:
1. Se ocorrer um desastre - Pare de atirar
Se ocorrer um desastre e excluir acidentalmente suas imagens ou receber uma mensagem de erro do cartão, pare de usar o cartão de memória. Nem sempre tudo está perdido quando você tem um desses problemas e pode ser que você ainda consiga recuperar suas imagens – a chave é parar de usar o cartão ou então você pode substituir suas outras imagens. Os serviços ou ferramentas de recuperação de dados podem restaurar suas imagens para você.
2. Excluir imagens em seu computador que não estão na câmera
A exclusão de imagens do cartão enquanto o cartão está na câmera pode reduzir a vida útil do cartão de memória. A regra é que quanto menos vezes você adicionar ou remover dados do seu cartão, melhor. Apagar todas as suas imagens de uma vez depois de carregá-las no seu computador significa um ciclo de apagamento em vez de muitas delas se você as excluir uma de cada vez na sua câmera. (ou melhor ainda - use a função Formatar em sua câmera cada vez para limpar e começar a limpar)
3. Remova os cartões com segurança quando conectados ao seu computador
Depois de carregar imagens de um cartão para o computador, certifique-se de seguir o procedimento adequado para ejetar o cartão antes de removê-lo do leitor de cartão. No OSX, isso significa clicar com o botão direito do mouse na unidade atribuída ao seu cartão e clicar em 'ejetar'. No Windows, use a opção 'remover hardware com segurança' na bandeja do sistema para remover o cartão e o leitor de cartão).
4. Vários cartões podem ser melhores que um
Aprendi essa lição em uma viagem recente, quando um cartão de memória morreu no meio da viagem. Ter um segundo cartão à mão significava que eu podia continuar usando minha câmera. Isso também significa que se você perder os dados em um cartão, nem todas as suas imagens de uma sessão serão perdidas. É claro que vários cartões também podem significar problemas, pois há mais para acompanhar - ouvi argumentos h3 para ambos - mas pessoalmente gire por 3 cartões no momento.
5. Evite preencher seus cartões completamente
Eu tenho um amigo que recentemente teve um problema com um cartão de memória. Quando ele o levou para a loja em que o comprou para pedir conselhos, eles perguntaram se ele havia preenchido completamente o cartão com imagens. Quando ele disse que tinha, eles lhe disseram que isso ocasionalmente poderia causar problemas com alguns tipos de cartões. Eu não tinha ouvido isso antes e sou um pouco cético sobre isso - mas provavelmente vale a pena manter em mente. Acho que o conselho é tirar regularmente as imagens dos seus cartões, em vez de fazê-lo apenas quando estiverem cheios. Isso é senso comum de qualquer maneira, pois evita o desgosto de perder gigabytes de imagens se você perder um cartão/câmera ou tiver um erro no cartão com um cartão de memória de três quartos cheio.
De vez em quando reformate seu cartão de memória. Isso limpará todos os dados, imagens, nomes de arquivos no cartão e o configurará novamente para sua câmera. Claro que você só deve fazer isso DEPOIS de ter baixado todas as imagens do cartão ou você as perderá.
Formatar o cartão de memória enquanto estiver na câmera garantirá que o cartão esteja configurado e estruturado especificamente para sua câmera. Se você estiver usando o cartão de outra pessoa em sua câmera (e eles o usaram em uma câmera com uma marca diferente), você pode acabar com problemas que podem ser resolvidos reformatando sua câmera (apenas certifique-se de ter todos os as imagens que estavam no cartão primeiro, pois a reformatação exclui todos os dados do cartão).
8. Desligue sua câmera antes de remover o cartão de memória
Esta foi uma dica que foi dada muito um ano ou dois atrás por medo de câmeras dando 'choque de voltagem' aos cartões na remoção do cartão. Os fabricantes parecem ter feito melhorias nessa área desde então – embora eu não possa falar por todos eles e acho que é melhor prevenir do que remediar. Verifique o manual da sua câmera para ver o que eles recomendam.
9. Mantenha sua câmera atualizada
Os fabricantes de câmeras lançarão atualizações de firmware de tempos em tempos. Eles mantêm sua câmera atualizada com quaisquer correções de erros ou problemas identificados com uma câmera. Alguns deles podem estar relacionados à interação da câmera com o cartão de memória.
10. Atualize periodicamente seus cartões
Embora a vida útil dos cartões de memória tenha aumentado significativamente nos últimos anos, eles têm uma vida útil limitada e precisarão ser atualizados de tempos em tempos. Com os preços caindo, felizmente, essa é uma tarefa cada vez menos cara.
11. Substitua as baterias antes que elas acabem
Fique de olho no nível de energia restante nas baterias da sua câmera e recarregue-as ou troque-as por um novo conjunto antes que elas acabem completamente. Isso impedirá que suas baterias acabem no meio da gravação de uma imagem no cartão. Isso impedirá que você perca a última imagem, mas também impedirá erros de cartão que podem ocorrer quando uma imagem não é totalmente gravada em um cartão.
12. Não desligue sua câmera muito rapidamente após o disparo
Esta dica é para aqueles de nós que fotografam no modo 'explosão' ou 'disparo contínuo'. Ao fotografar muitas imagens rapidamente, uma câmera precisa de um pouco de tempo para gravar todos os dados que você levou para o cartão de memória. Se você tirou várias imagens muito rapidamente, sua câmera estará 'armazenando' imagens e se você a desligar durante este processo você perderá imagens e poderá até mesmo encontrar um erro de sistema (nota:algumas câmeras mais modernas corrigiram isso problema e agora continuará armazenando em buffer depois de desligá-los).
13. Manutenção de senso comum
Não é preciso dizer - mas mantenha seus cartões secos e limpos, não os exponha a temperaturas extremas, não os deixe cair, dobre ou perfure e não os exponha a correntes eletromagnéticas/eletromagnéticas h3. Armazenar cartões que não estão em uso em um invólucro de plástico (geralmente fornecido com o cartão) pode fornecer uma camada extra de proteção.
Dica de bônus – Prepare seu cartão para ser perdido
Uma última dica de nossos arquivos. Um medo que muitos fotógrafos digitais têm é perder sua câmera e/ou cartão de memória. Uma dica que ouvi há algum tempo agora é tirar uma foto do seu cartão de visita ou etiqueta de bagagem completa com seus dados de contato e mantê-la como a primeira imagem em cada um dos seus cartões de memória. Bloqueie-o para que não seja excluído e, se sua câmera ou cartão for perdido, a pessoa que o pegar entrará em contato (se for honesto).
Tem algumas dicas de cartão de memória para compartilhar? Sinta-se à vontade para adicioná-los nos comentários abaixo.