Neste post, o pôster convidado Prajneet Singh, da BeyondMegapixels, dá uma olhada na humilde lente de 50 mm. No mundo digital de hoje, a tecnologia tornou tudo mais fácil de alcançar, com muitos dispositivos funcionando como mais de um dispositivo e controles remotos universais para controlá-los. O objetivo simples – conveniência. E foi isso que aconteceu com o advento das lentes de zoom. Nos dias de hoje, com os compactos de zoom alto inundando o mercado, e os fabricantes fazendo lentes que ampliam o suficiente para trazer um pássaro sentado a 15 metros de distância parecendo estar sentado na frente de sua lente, muitos de nós estão tão acostumados a fazer zoom lentes que simplesmente não podemos imaginar ter uma lente sem zoom, por mais que seja.
Discovery Lighthouse por wildpianist
Mas, é fato que a melhor qualidade óptica é fornecida por lentes prime (distância focal fixa, sem lentes de zoom). Por quê? Em palavras simples, porque eles usam um número menor de elementos de vidro dentro da lente, o que significa menor perda de qualidade e, portanto, melhores fotos.
De qualquer forma, este post não é para destacar as vantagens das primes sobre as zooms, mas para destacar uma lente prime em particular que eu sinto que é obrigatória para todos com uma SLR, pelo menos por algum tempo. Estou falando da
lente principal de 50 mm – ou os cinqüenta bacanas como é justamente chamado. Nessa distância focal, essas lentes mostram a mesma visão que você vê através de seus olhos e, portanto, também são chamadas de lentes normais.
"Phidippus princeps" de Opo Terser
A 50mm f/1.8 é a lente mais barata nessa faixa focal. E isso, caros leitores, é uma maravilha. Vou mantê-lo muito simples ... por que o 50mm é uma obrigação:
- A partir de $100, é muito muito barato , e uma compra fácil para amadores com orçamento limitado.
- Não se deixe enganar pelo preço. A qualidade óptica até mesmo da 50mm mais barata é incrível para dizer o mínimo, devido ao seu design bastante simples. Muito melhor do que muitos zooms caros, essa lente é amada principalmente por sua nitidez e bokeh.
- O bacana cinqüenta é leve, pequeno e muito conveniente para carregar, seja na bolsa ou na câmera.
- Primas em geral, e as 50mm especialmente, são lentes rápidas ou seja, eles têm aberturas maiores que permitem fotografar em altas velocidades do obturador, mesmo com pouca luz - um aspecto importante onde falta a maioria dos zooms. A telefoto mais rápida de que já ouvi falar tem uma abertura máxima de f/2.8, e a prime mais rápida que já ouvi falar é uma 50mm f/0.95!
- Talvez o atributo mais importante de todos os primos, depois de sua ótica, seja o aprendizado que eles oferecem . Com um quadro de visão fixo, o único zoom que você tem à sua disposição são seus pés. Com esta ‘restrição’ acaba-se por ser muito cuidadoso, e também muito criativo, com as suas composições, e também mais envolvido em todo o processo fotográfico. Com o tempo, você descobrirá que, mesmo com zooms, acabará obtendo mais ‘guardiões’ por causa disso. Em essência, os primos são um ótimo exercício para seus músculos de composição.
'Seja feliz...!' por carf
Por último, mas não menos importante, quebramos o mito de que os 50 mil são usados apenas para retratos e fotografia de rua. A seguir são mencionados alguns pontos que mostram o quão versátil é esta pequena maravilha:
- Fotografar com pouca luz :Como mencionado acima, a grande abertura permite a entrada de mais luz, permitindo que você fotografe sem flash com pouca luz. Essa lente é ótima para fotografar em ambientes fechados, onde um flash meio que estraga a sensação. É claro que a grande abertura também significa que você terá uma profundidade de campo muito rasa e, portanto, precisará compor sua foto de modo que o assunto fique completamente em foco.
- Amacro invertida :Nem todos nós podemos comprar uma lente macro dedicada. E a boa notícia é que você pode usar essa 50mm como uma lente macro invertendo-a. Você precisará de um anel de reversão para isso. Você perde o foco automático, mas isso não é tão ruim quando você compra uma lente macro por esse preço. Para saber mais sobre como reverter os 50 mm para macro, confira esta postagem no DPS.
- O efeito amplo :Se você não tiver uma lente grande angular dedicada, não se preocupe. Você pode não obter um ângulo tão amplo quanto com uma lente dedicada, mas ainda pode obter uma aparência de grande angular afastando-se do assunto e usando uma abertura menor (número f maior). Isso cobre uma área mais ampla e oferece uma zona de nitidez maior, assim como uma lente grande angular.
- Efeito Telefoto :Assim como acima, você também pode simular um efeito de telefoto aproximando-se do assunto e abrindo a abertura. Isso dá um fundo bem desfocado, que é uma característica das telefotos.
- Câmera espontânea :O fato de esta lente oferecer um campo de visão igual ao do olho humano*, ou seja, você obtém o que vê, além do tamanho pequeno da lente, que a torna uma ótima lente para tirar fotos espontâneas sem ser notado. Na verdade, como ele vê o que você vê, você pode até fotografar sem usar o visor. Basta apontar sua câmera na direção que você está olhando e clicar!
- DOF :A grande abertura oferece profundidade de campo extremamente rasa, que é outro estimulador da criatividade. Pode-se obter algumas fotos muito bonitas com o uso imaginativo do DOF raso.
- Retratos e ruas :essa lente é de longe a mais usada para retratos e fotografia de rua e oferece ótimos resultados em ambos os campos.
"Hoje" de Solcis
*A 50mm replica o campo de visão do olho humano em câmeras de filme de 35mm ou dSLRs full frame como a Canon 5D e a Nikon D3. Para obter o mesmo campo de visão em uma câmera APS-C como a Rebel XSi (450D) ou a Nikon D90, você precisará de uma lente de 35 mm. Mas mesmo assim, o campo de visão de lentes de 50mm em sensores recortados é muito bom de se trabalhar.
Ouvi algumas pessoas dizerem que os primos são feitos de vidro barato e são usados apenas para tirar fotos extravagantes onde metade dos objetos no quadro estão borrados. Isso é claramente o resultado da ignorância e falta de informação (correta). Concordo que 50 mm é acessível, mas primes de até 500 ou até 600 mm podem ser as lentes mais caras do seu kit, se você puder comprá-las!
Antigamente, 50mm costumava ser a norma nas lentes. Hoje, os zooms ganharam popularidade em massa, e com razão também pela conveniência oferecida. Mas mesmo assim, a 50mm continua sendo uma brilhante peça de engenharia óptica, e eu recomendo que você a experimente, especialmente se você for um amador ou amadores sérios. Não vai custar muito, e eu garanto que você vai adorar!
'Um retrato na escuridão' por seanmcgrath
Lentes de 50 mm a serem consideradas
Lentes Canon 50mm Canon EF 50mm f/1.8II
Canon EF 50mm f1.4 USM
Canon EF 50mm f/1.2 L USM
Lente Sigma 50mm f/1.4 EX DG HSM para câmeras digitais SLR da Canon
Lentes Nikon 50mm Nikon 50mm f/1.8D AF Nikkor
Nikon 50mm f/1.4G SIC SW Prime Nikkor
Lente Sigma 50mm f/1.4 EX DG HSM para câmeras digitais SLR Nikon
Outras lentes de 50 mm Sony 50mm f/1.8 SAM DT
Pentax SMCP-FA 50mm f/1.4
Confira mais do trabalho de Prajneet Singh no BeyondMegapixels