Que título estranho, você diz. Poucas pessoas pensam no scanner de mesa como algo mais do que uma maneira de digitalizar documentos, mas você estaria perdendo muito talento se ignorasse o poder de um scanner.
A pena é que, no momento em que escrevo esta mensagem para todos vocês fãs da imagem digital, o scanner está em processo de ser submerso sob toda uma enxurrada de outras funções.
O dispositivo multifuncional está sobre nós. Agora, por muito poucos dólares, você pode comprar um dispositivo que não apenas digitaliza um documento, mas o copia, imprime e envia por fax.
Embora estes sejam perfeitos para o pequeno escritório e a pessoa que tem pouca necessidade de um scanner de alto nível sozinho, eles confundem as coisas IMHO.
Eu sou um tipo de cara que só digitaliza e posso sentar alegremente com uma pilha de 'coisas' e passar uma manhã inteira apenas digitalizando, digitalizando e digitalizando. Mais tarde, farei minhas impressões e enviarei meus faxes (para ser sincero, acabei de doar meu aparelho de fax para uma loja de caridade!).
No entanto, tenho muitos amigos que acham o negócio de digitalização um pouco assustador e frequentemente têm problemas iniciais com a questão da resolução.
Resolução correta Com um monitor de computador, a resolução da digitalização determina o tamanho da imagem — na tela. Isso é conhecido como a resolução da tela.
No meu caso, meu monitor é capaz de exibir até 1680×1050 pixels. Se eu selecionar essa configuração, todos os itens da tela, como ícones do disco rígido, documentos que deixo na área de trabalho serão bem pequenos. No meu livro, muito pequeno… então eu uso a configuração 1280×800. Se eu escolher uma configuração ainda mais baixa, digamos 1024×768, acho que os itens na tela têm bordas suaves… não do meu agrado. Esta é uma lição importante e brincar com as configurações do seu monitor provavelmente ensinará mais sobre digitalização do que muitos outros exercícios.
O elemento-chave em todo o esquema é que uma imagem digital específica parecerá muito maior na tela do que em uma impressão. Por quê então?
Porque os pixels da tela são maiores do que os pequenos pontos que uma impressora a jato de tinta pode imprimir em uma impressão.
Olhe atentamente para sua tela. Veja os pixels?
Agora olhe para uma impressão jato de tinta decente. Veja os pixels? Aposto que você não pode!
Basicamente, a resposta está no tamanho de cada pixel individual e na resolução do monitor. No meu caso (usando um Macintosh), calculo que a resolução da tela seja de cerca de 72 ppi (pixels por polegada). Eu sei que muitos usuários do Windows calculam sua resolução de tela em 96 ppi. Outros podem trabalhar com uma resolução de tela de 100 ppi ou mais. Depende de você, mas o fato principal é que um monitor é um dispositivo de baixa resolução
O acima é importante se você digitalizar imagens para envio por e-mail e apenas para visualização em um monitor. Por um lado, o tamanho do arquivo é menor e, por outro, você pode dimensionar uma imagem para o tamanho certo na tela.
Uma impressora é um dispositivo de alta resolução. O método usual de impressão é definir a resolução da imagem em 300 ppi, mas você também pode diminuir para 225 ppi e ainda obter uma imagem razoavelmente nítida.
Portanto, no processo de digitalização, se você deseja uma impressão final de 10×8 polegadas, trabalhe para trás em seu software de edição de imagem e, se o número de ppi se estabelecer em cerca de 225 ou 300 ppi, a impressão será aceitavelmente nítida.
Com as câmeras digitais atuais, você pode confiar em obter montes de impressões incríveis de 6×4 polegadas – e até impressões de 10×8 polegadas – do sensor de imagem da câmera, que geralmente tem uma resolução muito maior.
De volta à digitalização:abra sua imagem no Photoshop ou em qualquer software de edição de imagem ou mesmo no software dedicado que acompanha o scanner, selecione o tamanho final desejado (para uso em e-mail ou para impressão) e deixe o software determinar a resolução.
Problema resolvido.
Os monitores são efetivamente telas de TV – telas de vídeo – e são muito diferentes das impressoras. As impressoras anseiam por polegadas, mas os monitores não se importam com polegadas – ou centímetros!
Um monitor geralmente é maior do que nossas fotografias. Algumas pessoas costumam digitalizar em resoluções mais altas para preencher a tela, aumentando o tamanho do arquivo, mas não há vantagem em mexer com imagens enormes; os pixels serão perdidos quando a imagem for exibida na tela.