Neste tutorial DIY, Philip Schütz (veja sua conta no Flickr aqui) nos leva pelo processo de fazer um disparador remoto sem fio a partir de uma campainha. NOTA:nenhuma responsabilidade por danos a você, sua câmera ou campainha será assumida pela DPS:prossiga com cuidado. Você já quis experimentar fotos da vida selvagem, mas os animais ficaram assustados com sua presença? Você já quis fazer autorretratos, mas seu controle remoto IR não conseguiu fazer o trabalho? Controles remotos sem fio reais podem ajudá-lo, mas são um equipamento caro. Neste tutorial, você aprenderá como modificar uma campainha sem fio, que você pode obter em qualquer loja ou venda de garagem, para fazer sua Canon EOS DSLR focar e liberar o obturador a uma grande distância.
Observe: Eu não assumo qualquer responsabilidade se sua câmera e/ou você sofrer algum dano. Construir o controle sem fio requer um pouco de solda, o ferro de solda está quente e se você fizer um curto-circuito nas peças, poderá destruir a campainha. No entanto, não se preocupe se você nunca usou um ferro de solda antes, se você seguir as instruções cuidadosamente e manusear o ferro de solda com cuidado, qualquer dano é muito improvável. Você não precisa se preocupar com altas tensões ou correntes, a campainha e a câmera usam apenas baterias, você deve evitar tocar em qualquer parte, a menos que seja necessário.
1. O que você precisa
- Um pequeno ferro de solda (15 – 25W)
- Pinça grande ou alicate de bico fino
- Dois pedaços de fio, você pode cortar quase qualquer pedaço de fio antigo que tiver
- Um cabo estéreo com plugue de 2,5 mm (ou um adaptador de 2,5 mm para 3,5 mm e fones de ouvido antigos)
- Um chip MOC 3020 ou MOC 3040, pergunte na loja de eletrônicos local, eles ajudarão você
- Uma campainha sem fio, certifique-se de que ela tenha um LED que acenda quando a campainha tocar e uma melodia longa
2. O sino
No início você deve testar a campainha, o LED tem que acender quando você pressiona o botão, e é melhor que o LED permaneça aceso enquanto você pressionar o botão no controle remoto. Abra a campainha e desligue o alto-falante, você não quer que os animais se assustem com o som, não é? Teste a campainha novamente, mesmo se você desconectar o alto-falante, o LED ainda deve acender.
Agora desconecte o LED. Se tiver pernas altas, você pode simplesmente cortar perto do LED, essa é a maneira mais fácil. Se for soldado diretamente na placa, você deve aquecer os pontos de solda do outro lado da placa com o ferro de solda e puxá-lo para fora.
Pegue seu MOC e olhe para o topo, as pernas voltadas para baixo. Há uma pequena marcação, um pequeno círculo ou um semicírculo impresso na caixa. Na foto abaixo você pode ver os números dos pinos que vou me referir a partir de agora. Do lado esquerdo do MOC entre os pinos 1 e 2, há um LED, semelhante ao que você acabou de retirar da campainha. Os pinos 4 e 6 do lado direito do MOC só são conectados se o LED do lado esquerdo estiver aceso.
Fica um pouco complicado agora, então tome cuidado. Se você já soldou antes, você pode pular a seção a seguir.
Excursus:Soldagem Ligue o ferro de solda e espere até que esteja quente. Enquanto isso, você pega seu pedaço de fio e remove o isolamento em uma extremidade. Agora enrole o núcleo de cobre do fio ao redor da parte à qual você deseja conectá-lo. Coloque um pouco de solda na ponta do seu ferro de solda para que derreta.
Agora traga a solda para a conexão do fio e a outra parte para que ela flua no fio e a outra parte para obter uma boa conexão elétrica. Repita até que o fio não se mova mais. Use a pinça ou alicate para segurar o fio ou o chip no lugar. Puxe suavemente para testar a conexão.
Você tem que conectar os pinos 1 e 2 onde o LED estava antes de cortá-lo. O ânodo deve ser conectado ao pino 1 e o cátodo ao pino 2,
não os confunda, não funcionará ao contrário . Você deve ver qual é qual de um pequeno desenho no quadro (veja a foto abaixo). Se não houver desenho, bem, então é um palpite. Sugiro que você só conecte os fios sem soldar até saber se acertou. Você pode usar dois pedaços de fio como eu fiz, ou você pode conectar o MOC diretamente à placa se souber o que está fazendo.
Cuidado ao soldar:Os pinos 1 e 2 e os fios da placa não devem ser conectados de forma alguma, não use muita solda.
3. A câmera
Vamos agora trabalhar com a câmera. Conecte o cabo de 2,5 mm no conector de liberação do cabo da câmera. Agora corte o cabo no comprimento desejado (sugiro pelo menos 4 polegadas) após o plugue e remova o isolamento. Agora você deve ver os fios separados, dois dos quais estão isolados novamente e dois em branco. Remova também um pedaço do segundo isolamento. Certifique-se de que nenhum dos fios esteja conectado e ligue a câmera.
Um dos fios isolados conectado a qualquer um dos vazios fará com que a câmera foque, o outro fio isolado conectado a um vazio fará com que a câmera foque e dispare. Isso por si só é uma liberação de cabo improvisada, caso você precise de um. Agora solde um dos fios brancos no pino 6 do MOC e o fio isolado que fez a câmera focar e disparar no pino *4*, ou vice-versa, aqui não importa. Já pode testar? pressione o botão do controle remoto e a câmera deve tirar uma foto. Se a câmera focalizar, mas não disparar, tente segurar o botão do controle remoto por algum tempo até que isso aconteça. Nada acontece? Provavelmente você trocou o ânodo e o cátodo do LED? conserte isso e deve funcionar.
4. O Caso
Coloque tudo no estojo da campainha, certifique-se de que nada está conectado a nada que não deveria estar e faça um furo para o fio da câmera. Eu prendi o cabo com uma fita adesiva para aliviar a tensão.
Parabéns, você terminou!