Acredito que a Canon foi a primeira a fazer isso:usar o branco para identificar um produto fotográfico, principalmente algumas de suas lentes. Agora a Pentax vai mais longe e espalha branco em um de seus modelos DSLR.
A DSLR PENTAX K2000 original (também conhecida como K-m em algumas partes do mundo) entrou em cena no final de 2008 – e era preta. Então, muitos ficaram surpresos ao ver uma edição limitada, versão branca da câmera apenas alguns meses depois. E com certeza é uma câmera bonita.
O branco, eles nos dizem, é uma cor ideal para câmeras usadas em ambientes quentes ao ar livre devido à sua capacidade reflexiva. Mas, para mim, uma câmera branca resolve um dos meus resmungos:a visibilidade dos controles externos e seus rótulos de função. Os botões pretos e IDs de texto saltam da câmera branca como a neve. Problema resolvido.
Recursos do PENTAX PENTAX K2000 (K-m)
Reivindicado pela Pentax como “a menor DSLR do mundo”, este modelo básico tem especificações respeitáveis, mas não impressionantes:10,2 megapixels em um CCD de 23,5 × 15,7 mm, com um fator de lente SLR 35 de 1,5; tamanho máximo de imagem de 3872×2592 pixels (imprime em 33×22 cm a 300 dpi); Captura JPEG de 8 bits ou RAW de 12 bits mais JPEG+RAW; Faixa ISO de 100 a 3200; Armazenamento SD/SDHC; velocidades do obturador de 30 a 1/4000 segundo com sincronização de flash em 1/180 segundo; Visor LCD de 6,9 cm e pentaprisma; automático, Programa AE, prioridade de abertura e obturador, exposição manual mais 15 modos de cena e seis 'filtros digitais'; redução de ruído de imagem; medição multi-segmento/ponderação central/local; foco automático e manual de modo único e contínuo; cinco quadros JPEG podem ser fotografados a 3,5 fps.
A câmera adota uma abordagem diferente para o Live View, permitindo que uma visualização de quadro congelado da cena seja exibida na tela LCD para que você possa avaliar o foco, o brilho etc.
O sistema interno de redução de vibração funciona com um CCD flutuante, portanto, quase qualquer lente Pentax pode ser acomodada. O CCD tem uma função repelente de poeira, sacudindo o CCD cada vez que a câmera é inicializada.
Excepcionalmente, a Pentax usa quatro pilhas AA de uso único ou recarregáveis. Quatro AAs são obviamente mais pesados e maiores do que uma única célula de lítio, mas pelo menos você pode comprá-los em quase qualquer lugar.
Para o novato, há um botão de ajuda de suporte no LCD:pressione-o e o texto explicativo aparecerá imediatamente na tela. Depois, há a útil Imagem Automática que define a câmera para o modo certo quando a câmera detecta que há um retrato, paisagem, foto macro, um assunto em movimento ou uma cena noturna antes da lente.
Qualidade de imagem:cor bem saturada, com excelente nitidez.
A K2000 (K-m) White é uma câmera de nível básico que incentivará fotógrafos tímidos a desafios maiores. Você não ficará perturbado com uma infinidade de controles e os menus do visor são suficientes para colocá-lo no caminho certo.
Minha única pergunta é por que custa mais para o modelo branco?
Especificações do PENTAX K2000/K-m
- Sensor de imagem:10,2 milhões de pixels efetivos.
- Medição:vários segmentos, ponderação central, spot.
- Tamanho efetivo do sensor:23,5 × 15,7 mm.
- Distância focal equivalente a 35 mm:1,5X.
- Memória:cartões SD/SDHC.
- Tamanhos de imagem (pixels):3872×2592, 3008×2000, 1824×1216,
- Formatos de arquivo:JPEG, RAW.
- Sensibilidade ISO:automática, 100 a 3200.
- Flash:automático, redução de olhos vermelhos, ativação e desativação forçada, sem fio.
- Energia:4 pilhas AA de lítio, NiMH recarregáveis ou alcalinas, CA.
- Dimensões:122,5 × 91,5 × 67,5 WHDmm.
- Peso:Aprox. 525 g (menos bateria).
Obtenha um Black Pentax K2000 na Amazon.