Eu tropecei em um novo produto, ou uma série de produtos chamados kits SpeedLight de uma nova empresa chamada Lightshop Design. O que eles fazem? Kits modificadores de luz insanamente legais a um preço decente, os mais legais que já vi no mercado até agora. Se McGuyver estivesse no negócio de modificadores de luz, acho que isso é o que ele nos daria.
Não preciso ser o único a dizer que a economia está caindo aos pedaços e, quando se trata de comprar novos equipamentos, minha lista está sendo bem eliminada. Com isso em mente, quando encontro produtos que não são caros simplesmente porque os fotógrafos estão acostumados a desembolsar o dinheiro, fico animado. David Hobby é um dos meus heróis da fotografia. Como fotojornalista do jornal de Baltimore, dou-lhe crédito por dar início ao movimento “estrobista” que agora permite que os fotógrafos obtenham resultados impressionantes com um investimento mínimo em equipamentos, o que geralmente envolve invadir seus armários de cozinha e galpões de ferramentas para suprimentos de bricolage. A ele também dou crédito pela descoberta deste produto (e talvez até pela sua existência).
Com modificadores de luz simples e alguns flashes de câmera padrão (flashes), muitas vezes você pode ficar com as melhores configurações de Profoto ou Alien Bee. Claro que esses também têm o seu lugar se você tiver dinheiro para ir até lá. Como outros artigos sobre DPS articularam, um dos primeiros passos para a iluminação criativa é afastar a fonte de luz do corpo da câmera. A flexibilidade que se ganha é óbvia. O segundo passo é aprender a controlar sua luz fora da câmera, entrando no amplo mundo da modificação da luz. Isso inclui acessórios como pontos de grade, anéis, difusores, snoots, géis e refletores apenas para citar alguns. Anteriormente, eles não eram normalmente feitos para as unidades de flash portáteis que você provavelmente já possui. O movimento estrobista está mudando isso.
O Prokit 4
No centro da genialidade do SpeedLight está o refletor flexível de 3 dobras com encaixes ao longo de suas bordas. Juntos, dois desses refletores se conectam para formar uma pequena caixa de 4 lados com abas salientes com encaixes nas laterais de uma abertura de tamanho decente perfeita para grades, géis e difusores. O Prokit 4 vem com 4 desses refletores (bom para duas caixas), um bom difusor branco e uma inserção de grade em favo de mel. O que eu amo nos kits SpeedLight é que eles não sacrificam o que você ganha ao usar unidades de flash portáteis em primeiro lugar, sendo portátil. Cada produto se encaixa convenientemente para formar sua forma e desmonta com a mesma facilidade para ficar plano e compacto, conforme ilustrado nas fotos montadas e desmontadas abaixo.
Também neste kit você notará dois snoots com duas inserções de grade diferentes. Com esses produtos, você pode ter qualquer combinação de refletor nu, refletor com grade, refletor com difusor, snoot nu, snoot com grade apertada, snoot com grade grande. Mas espere que tem mais. Depois de dominar o que vem na caixa, confira o site SpeedLight para complementos de porta de celeiro branco e preto, bem como grandes inserções de gel. Abaixo está um vídeo que faz um trabalho melhor do que eu poderia explicar como tudo se encaixa. Uma observação lateral – com a maioria desses produtos, você deve usar um difusor do tipo sto-fen que se encaixa no próprio flash para espalhar a luz e preencher o interior dos refletores.
Prokit 6
Então, o que acontece se você encaixar três refletores juntos em vez de apenas dois? Você recebe uma pequena caixa macia hexagonal. Eles empacotaram isso convenientemente juntos como Prokit 6. A vantagem dessa configuração é, obviamente, a maior área de superfície difusa, que, especialmente quando próxima ao seu assunto, cria uma luz mais suave. O difusor plano que se encaixa na face desta configuração possui até um refletor metálico semi-poroso para evitar que a luz fique concentrada no centro da caixa. Dos meus testes, parecia funcionar como projetado. Quando usei isso de perto do assunto, e quando digo perto, quero dizer ter um assistente segurando-o o mais próximo possível do rosto do assunto, sem estar no quadro, criou uma aparência muito lisonjeira e uniformemente iluminada. Estou convencido de que terá um lugar permanente na minha bolsa.
Teste
Eu nunca gosto de ler comentários que não mostram o produto em ação. Para ilustrar o que esses SpeedLights podem fazer por você mesmo em um dia extremamente claro, eu os levei para uma pequena experiência. Abaixo você verá dois tiros. A primeira é tirada com a câmera fazendo toda a medição e usando a Mãe Natureza como fonte de luz primária. O que eu não gosto nesta imagem é a planicidade das características do assunto e que o fundo é mais brilhante que o assunto. A iluminação não é muito interessante tornando a imagem sem graça no geral. A segunda imagem é tirada com o refletor quadrado e o estágio de fixação do difusor deixados com a câmera configurada para manual. Com a câmera no manual, agora tenho a capacidade de expor meus planos de fundo, dando a ilusão de que a foto foi tirada ao entardecer ou com pouca luz. Eu posso então refletir o máximo ou o mínimo de luz sobre o assunto para obter a exposição de pele desejada. Nenhum processamento do Photoshop foi feito na imagem final.
Se você já teve dificuldade em tirar uma boa foto de alguém com um céu azul e lindas nuvens fofas ao fundo, essa mesma técnica se aplica. Exponha para o céu e, em seguida, use um flash para iluminar o assunto. Sem modificações, no entanto, a pequena fonte de luz da sua câmera pode não ser a mais lisonjeira, daí a necessidade desses pequenos refletores. O exemplo que tenho aqui está um pouco exagerado, mas você entendeu. Em suma, usar o flash da câmera com um pequeno difusor pode melhorar drasticamente seus retratos ao ar livre, desde que você não esteja muito longe de seus assuntos.
Aqui está outro exemplo da mesma foto que mostra mais do corpo do assunto e mais fundo. A imagem final foi pouco saturada no post.
Neste próximo exemplo, eu trouxe um R4 em uma sessão de noivado. Descobri que com este novo acessório, eu poderia até mesmo colocar o flash no chão, dando ao flash um ângulo suficiente para cobrir adequadamente o casal, proporcionando um efeito de vinheta / holofote com aparência natural. Foi divertido brincar com diferentes posições de luz, e admito que qualquer coisa que eu tenha que o cliente médio não conheça dá às nossas sessões de fotos um toque extra de profissionalismo. (No lado negativo, um guarda florestal apareceu e pediu uma licença do local afirmando que nosso equipamento era muito profissional procurando um uso médio.)
Você não precisa julgar o R4 ou o R6 apenas nas minhas fotos. Aqui está uma lista de alguns usuários do flickr com ótimos resultados e usos também. Se você acabar pegando um conjunto, não se esqueça de voltar a este artigo e compartilhar seus resultados conosco.
Conclusão
Depois de brincar com todos os diferentes acessórios e acessórios, posso recomendar esses produtos sem hesitar. Eu planejo usá-los regularmente tanto para trabalho em estúdio interno quanto para filmagens externas. Isso é algo que não posso dizer para grande parte do meu equipamento. Então, quantos kits você precisa? Dê uma olhada neste vídeo dos bastidores de alguns profissionais em ação usando uma infinidade de todos os produtos Speedlight e mais flashes do que posso contar. Portanto, a resposta é que provavelmente não há um limite além da sua carteira. (BTW, pelo que parece, eles refinaram seus produtos que não usam mais as inserções de flash amarelos e agora também têm difusores hexagonais melhores.) 4,5 de 5 estrelas.
O atual distribuidor dos EUA é a troca de fotos do centro-oeste. Os preços variam de US $ 50 a US $ 125, dependendo.