A Câmera Digital tem vários predadores naturais – coisas que em apenas alguns segundos podem acabar com sua vida e deixar você sem câmera. Aprenda a identificar os predadores de sua câmera e tome algumas precauções simples e tenha um pouco de cuidado e você pode manter sua câmera operando em seu potencial nos próximos anos (bem, pelo menos até a hora de uma atualização). Você realmente nunca pode fazer manutenção suficiente da câmera digital.
Aqui estão 7 predadores naturais da câmera digital e como evitá-los: 1. Protetor solar e repelente de insetos
É importante se proteger dos elementos do sol e das picadas de insetos ao fotografar ao ar livre, no entanto, algumas das coisas que você usará para fazer isso podem causar danos à sua câmera. O protetor solar geralmente é oleoso e o repelente de insetos geralmente contém produtos químicos que você não gostaria de entrar em contato com as partes mais delicadas da sua câmera.
A maneira de limitar o impacto que essas coisas têm em sua câmera é bastante óbvia e envolve em grande parte manter limpas as partes do seu corpo que entram em contato com essas coisas. Lave as mãos em água doce depois de aplicar protetor solar e repelente e você terá um longo caminho para manter sua câmera limpa. Se você deixar sua câmera gordurosa, limpe-a o mais rápido possível.
Por fim, não caia na tentação de colocar protetor solar e repelente na bolsa da câmera. Eu sei que é tentador para que você não precise carregar outra bolsa – mas realmente não vale a pena o risco, pois um vazamento pode acabar com a vida útil da sua câmera. Se você viajar com eles juntos, certifique-se de ter um saco selado para os líquidos.
2. Areia
Não há nada que me assusta mais do que o pensamento de areia entrando na minha câmera. As câmeras têm partes móveis e colocar algo tão áspero e abrasivo como areia nelas pode rapidamente colocar sua câmera fora de ação ou pelo menos danificá-la para que você acabe com arranhões.
Em última análise, a única proteção contra a areia não é levar sua câmera para lugares arenosos. Claro que isso não é particularmente viável e você precisará fazer o que puder para manter a areia e sua câmera separadas.
Sacos lacrados são ótimos para viajar, escovas de limpeza para tirar os grãos perdidos da câmera podem ser úteis e roupas de limpeza são úteis.
Esteja sempre particularmente atento ao seu entorno e coisas como vento ou pessoas chutando bolas ou jogando Frisbees quando você estiver trocando lentes, cartões de memória e baterias, pois esses são momentos de alto risco em que a areia adora mergulhar. Além disso, aprenda a pensar no futuro qual lente você pode precisar para poder trocá-la dentro de um ambiente mais estável antes de ir à praia.
3. Poeira
Assim como a areia, a poeira é um inimigo natural da câmera digital. É um invasor mais sutil, pois geralmente não arranha suas partes móveis - mas é igualmente prejudicial, principalmente quando entra nas partes internas da câmera e se instala no sensor de imagem.
Mais uma vez – limpe sua câmera todos os dias, tome cuidado com quando e onde você troca de lentes e viaje com sua câmera em uma bolsa selada.
Além disso, se você tiver uma DSLR, considere limpar o sensor de imagem profissionalmente (ou aprenda a fazer isso sozinho - com cuidado) de vez em quando se encontrar marcas no sensor (você as notará mais em pequenas aberturas - para testá-lo , ajuste sua câmera para a menor abertura e fotografe em uma parede ou teto branco).
4. Umidade/Água
A umidade ataca as câmeras de várias maneiras. No mais extremo, ele ataca como água, que tem a capacidade de encerrar rapidamente a vida útil da sua câmera (recebo regularmente e-mails de proprietários de câmeras digitais que derrubaram câmeras em todos os tipos de líquidos, incluindo o oceano, banhos, rios e até banheiros) . Use as alças de pulso ou pescoço da câmera para manter suas câmeras fora da água e sempre esteja ciente de onde você a coloca e como pode ser batida.
Um atacante mais sutil quando se trata de umidade é a condensação. Particularmente perceptível é quando você muda de uma temperatura para outra com sua câmera (por exemplo, de ar condicionado para úmido). Investir em pacotes de sílica gel é uma maneira de ajudar com isso, pois eles absorvem a umidade na bolsa da câmera. Algumas pessoas sugerem colocá-lo em um saco plástico selado ao se mover entre as temperaturas – isso pode funcionar bem, mas não é particularmente prático em muitas situações, especialmente quando você tem uma câmera grande. Idealmente, você deseja aquecer sua câmera de forma natural e lenta – é definitivamente um desafio. Fora isso – limpe sua câmera regularmente quando estiver em ambientes úmidos.
5. Sal
Embora a praia ofereça aos fotógrafos oportunidades fotográficas maravilhosas, também pode ser um lugar perigoso com muitos predadores de câmeras digitais - entre os quais o sal, que tem o hábito de entrar em sua câmera e lentes e causar todos os tipos de problemas (incluindo corrosão). .
Combata o impacto que o sal tem na sua câmera limpando-a
pelo menos uma vez por dia ao fotografar em locais salgados.
Se você tiver uma DSLR, use filtros UV em suas lentes para dar um nível extra de proteção e evite abrir sua câmera (para trocar baterias, cartões de memória ou lentes) o máximo possível. Quando não estiver fotografando, mantenha sua câmera em segurança na bolsa da câmera e esteja particularmente atento para se posicionar no mar em dias de vento.
6. Ladrões
Outro predador natural de equipamentos fotográficos caros é o ladrão, quando você menos espera, ele aparece e rouba seu equipamento de você – deixando você se sentindo frustrado, violado e imaginando o que você fez para merecer isso.
Esteja sempre ciente de onde seu equipamento está e quão acessível ele é para outras pessoas. Compre uma bolsa de câmera que não grite 'tenho uma câmera aqui', se puder (existem ótimas marcas no mercado - eu uso essa bolsa Crumpler por esse motivo).
Mantenha suas câmeras em seu corpo se estiver em um ambiente de risco, mantenha suas malas fechadas e bem fechadas, considere ter sua mala na frente e não nas costas em situações de alto risco, faça um seguro de seu equipamento e tente ser seletivo e nem todas as viagens com muito disso de uma só vez.
7. Colisões e quedas
A queda de muitas câmeras ocorre literalmente quando elas caem ou batem em outros objetos duros. Enquanto algumas câmeras agora vêm com invólucros à prova de choque, a maioria das câmeras não e precisam ser tratadas como objetos delicados.
Use uma bolsa ou estojo acolchoado para câmera (e use-o quando sua câmera não estiver em uso, esteja ciente de onde você coloca sua câmera, tenha cuidado ao passá-la de uma pessoa para outra etc. Verifique também sua casa e seguro de conteúdo para ver se cobre danos acidentais (muitos o fazem) É apenas bom senso, mas estou bastante impressionado com a frequência com que acidentes bobos acabam com a vida de equipamentos caros.
Bom equipamento
Espero que você esteja se sentindo um pouco mais preparado para se aventurar com sua câmera digital, sentindo-se confiante em sua capacidade de manter seus predadores naturais afastados.
Se você está procurando algum equipamento para ajudá-lo com alguns dos itens acima, confira alguns dos produtos de limpeza de câmera na Amazon e sua variedade de bolsas para câmera Crumpler, das quais sou um grande fã.
Esta postagem foi publicada originalmente em setembro de 2006, mas foi atualizada e republicada em setembro de 2007