As telas de toque da câmera estão em alta em 2010, pois lembro que a Samsung entrou cedo - e elegantemente - com sua câmera ST550.
Agora, a empresa também lançou alguns truques de comunicação bastante impressionantes no ST1000 com recursos de GPS e geo-tagging, WiFi e Bluetooth.
Primeiro a câmera...
Recursos do Samsung ST1000
O ST1000 captura 12,2 milhões de imagens de pixels efetivos através de uma lente Schneider-Kreuznach com zoom óptico de 5x, visualizadas em uma tela de toque LCD retroiluminada de 8,9 cm.
Estou com um pequeno problema com algumas câmeras pretas e esta é um exemplo da minha dificuldade:é toda preta, com apenas quatro botões:power, obturador, zoom e replay. Tudo OK e facilmente encontrado, mas o texto descritivo está gravado em minúsculas letras cinzas, difíceis de ver mesmo com luz forte.
A brilhante tela de toque LCD para o resgate:uma fileira de botões aparece em cada lado e na parte inferior da tela:AF e opções de foco, ISO, compensação de exposição, etc., além do menu principal. Pressione um e você verá as opções para cada um. Você leva cinco minutos para se acostumar com a abordagem, mas depois disso você está feliz em casa. Eu gostei.
No replay, você pode executar uma apresentação de slides automática; a qualquer momento toque na tela e a imagem pausa. Limpe os dedos (tipo iPod) e a imagem aumenta o zoom. Quer recortar? Toque com o dedo. Aplicar um efeito especial? Mesma ação.
De certa forma, a câmera é um acéfalo:defina como Smart Auto, aponte-a para uma paisagem, retrato ou 14 outras cenas e ela ajustará as configurações para maximizar a exposição e o foco. Seu modo de reconhecimento de rosto inteligente aprende até 20 de seus amigos e familiares e foca automaticamente neles primeiro.
Usando um estabilizador óptico de imagem, você pode desfrutar de fotos estáveis, mas a Samsung vai além e afirma que possui estabilização dupla, que só posso presumir que seja um auxiliar digital por meio do malabarismo da velocidade do obturador.
Outro toque legal:a lixeira armazena fotos excluídas em uma pasta temporária - caso você descubra que realmente precisava daquela foto mais tarde!
E a rolha do show:você pode configurar o ST1000 para disparar uma foto cronometrada de si mesmo apenas ficando à distância e acenando com o braço para a câmera.
Testes ISO
(inserir Samsung ST1000 ISO 80 f4.2 1/20 seg) Em ISO 80, f4.2 e 1/20 segundo os parâmetros estão como deveriam estar. (inserir Samsung ST1000 ISO 400 f4.2 1/90 seg) Em ISO 400, f4.2 e 1/90 segundo, ainda está OK. (inserir Samsung ST1000 ISO 800 f4.2 1/750 seg) Atingindo ISO 800 f4.2 1/750 segundo, o ruído agora é aparente e a nitidez é reduzida. (inserir Samsung ST1000 ISO 3200 f4.2 1/750 seg) Em ISO 3200 f4.2 e 1/750 segundo, estamos muito além de uma foto utilizável - ruído e outros problemas tornam isso impossível.
Tamanho da imagem
O ST1000 pode capturar um tamanho máximo de imagem estática de 4000×3000 pixels, para que você possa fazer uma impressão de 34x25cm. No modo de filme, espere gravar no máximo 1280×720 pixels em MPEG4 a 15 ou 30 qps.
No ar
Tentei primeiro o GPS :colocou a câmera em uma mesa do lado de fora e em 10 segundos encontrou os satélites; isso foi confirmado por um sinal localizador. Em seguida, tirei uma foto que tinha os dados do GPS incorporados em seus metadados, bem como o nome do local na tela.
Mudando para Wi-Fi :no showroom da Samsung no oeste de Sydney, demorou um pouco para a câmera se conectar à rede, uma movimentação pela sala evitou os pontos negros e, uma vez encontrada, consegui enviar minha foto por e-mail de volta para o meu próprio endereço de e-mail. Isso foi interessante, pois a câmera obviamente deve ter algumas limitações de tamanho de arquivo para transmissão WiFI:o ST1000 reduziu o tamanho do arquivo original de 5 MB e 4000×3000 pixels para 590KB e 1600×1200 pixels.
Usando WiFi, você pode enviar fotos para o Facebook, Flickr ou Picasa muito rapidamente ou compartilhá-las no YouTube.
Bluetooth :colocando a câmera a cerca de 30cm de um celular, levou cerca de 10 segundos para estabelecer um link. O envio do arquivo de imagem levou cerca de dois segundos.
Com aparelhos de TV que usam a tecnologia Digital Living Network Alliance (DLNA), você pode exibir suas imagens na TV doméstica.
Dito tudo isso, o sistema não permite a transmissão de arquivos de vídeo ou voz. Desculpe, cinegrafistas de notícias!
Comentário
Este é um sistema de câmera significativo e se adequará perfeitamente ao viajante global, agentes imobiliários e aqueles que desejam marcar geograficamente suas fotos e levá-las de volta à base rapidamente.
A qualidade da imagem é média para uma câmera digital. Não espere qualidade de capa de revista Vogue.
Por que você compraria :tamanho compacto; tela de toque agradável; Conectividade GPS, Bluetooth e WiFi; captura de fotos decentes junto com vídeo assistível.
Por que você não faria :você não gosta de uma câmera digital complexa e não obteria nenhum benefício da capacidade sem fio do ST1000.
Alguns cuidados finais :a câmera não fala com um iPhone com Bluetooth.
Sugiro que, se você não estiver 110% atualizado nos vários protocolos sem fio e desejar um ST1000, compre-o através de um revendedor que possa segurar sua mão ao configurar os links.
Especificações do Samsung ST1000
Sensor de imagem :12,2 milhões de pixels efetivos.
Lente :Schneider-Kreuznach f3.6-4.8/6.3-31.5mm (35-175mm como equivalente a 35 SLR).
Medição :Medição ponderada múltipla e central, pontual.
Tamanho efetivo do sensor :CCD de 7,8 mm.
Modo de exposição :Programa AE.
Velocidade do obturador :8 a 1/2000 segundo.
Memória :cartão micro SDHC e memória interna de 100 MB.