Enquanto estou testando o Samsung NX10, o novo Sony NEX-3/-5 é lançado, e me parece que a Samsung é o estranho por se parecer tanto com uma pequena DSLR. O NX10 é o PC potente aqui, enquanto a Olympus e a Sony seguem o estilo Mac. A linha Lumix G da Pansonic também vem em cores da moda, mas a Samsung é preta ou branca.
Esses novos compactos conquistaram 10% do mercado de câmeras de lentes intercambiáveis (leia mercado DSLR), de acordo com algumas contas. O novo mercado é impulsionado por três tipos de fotógrafos, suspeito:
Profissionais que desejam uma câmera pequena para testar locais ou para backup de emergência
Consumidores abastados que não se importam em pagar pelo estilo
Apaixonados por gadgets que devem ter as últimas novidades, seja lá o que for.
O novo mercado também é impulsionado por fabricantes de eletrônicos que se ramificaram em câmeras quando se tornaram digitais. Compactos sem espelho são um passo lógico para eles, pois evitam as complicações de espelhos mecânicos e prismas penta e não precisam se preocupar com a compatibilidade com versões anteriores com lentes legadas.
Proposta de valor SAMSUNG NX10
O Samsung NX10 inova (a Sony agora seguiu o exemplo) como o primeiro compacto com seu sensor de tamanho APS-C, o tipo encontrado na maioria das DSLRs de consumo. É cerca de 30% maior que o sensor micro 4/3 usado pela Panasonic e Olympus e promete qualidade de imagem ainda melhor em uma câmera que não é maior que a Lumix G1/2.
Como a Samsung coloca:'Nunca comprometa quando se trata de capturar os momentos mais preciosos da vida. O Samsung NX10 oferece um incrível sensor CMOS de 14,6 Megapixels e tamanho APS-C que oferece imagens de alta qualidade e cores ricas e naturais. Tem o tamanho perfeito para levar com você para qualquer lugar, mas ainda inclui recursos poderosos, como gravação de vídeo de alta definição e uma função AF para fotos de ação rápida.'
Os principais recursos do Samsung NX10 são
Sensor CMOS APS-C de 14,6 mp (efetivo)
Captura de vídeo de 1280 x 720 (H.264, 30 fps)
Tela AMOLED de 3,0″ com 614.000 pontos
Visor eletrônico embutido de 921 mil pontos com sensor de proximidade
Flash embutido
AF mais rápida da classe
Redução de poeira supersônica
Não há nada realmente novo aqui, então tudo se resume a como esses truques funcionam. Meu palpite é que o sensor do NX10 é uma evolução do sensor Samsung usado no GX-20 e no Pentax K-7. 14,6 megapixels não está lá com a Canon 550D que testei algumas semanas atrás, mas ainda é muito mais pixels do que você precisa para trabalhos não comerciais.
A Samsung compartilha sensores com a Pentax, e suspeito que a Pentax tenha muito a ver com as novas lentes, mas o corpo é todo Samsung (exceto o botão 'verde' que redefine funções selecionadas de volta à sua posição padrão). A NX10 possui uma nova montagem de lente de 42 mm e pode usar lentes Pentax por meio de um adaptador se você quiser focar manualmente (mais abaixo). http://www.samsungimaging.net/adapters-for-the-nx10-have-been-unveiled-at-the-pma2010/
SaMSUNG NX10 Build Quality and Handling
A NX10 é uma câmera sólida e bem construída em forma de uma pequena DSLR, por isso é boa de segurar. Todas as superfícies de aderência são cobertas com um material macio e antiderrapante. O botão liga-desliga é um anel ao redor do obturador, como é o caso das Nikons, e o restante do layout é tão tradicional - desde o seletor de modo no canto superior direito até os botões na parte de trás.
Parece que a Samsung está apontando esta câmera para atiradores sérios, em vez de para o conjunto de moda, e manteve o script tradicional para layouts de DSLR, incluindo o flash embutido na parte superior. Depois de trocar a lente panqueca pelo zoom de 18-55 mm, no entanto, também não é muito menor que as DSLRs compactas.
Fonte:Recurso de imagem – http://www.imaging-resource.com/PRODS/NX10/NX10A. HTM
Meu ponto é que ainda não caberá no seu bolso, a menos que o bolso pertença a um anoraque e você tenha a lente panqueca na câmera. Este é um problema para todos esses compactos:os corpos são muito menores que as DSLRs equivalentes, mas a promessa de lentes menores ainda não foi totalmente cumprida, como você pode ver na foto acima. E o zoom Samsung 50-200mm é tão robusto quanto os tele-zooms no meu sistema Nikon.
A câmera de teste foi fornecida com a lente panqueca de 30 mm, o zoom do kit de 18-55 mm e o tele-zoom de 55-200 mm, embalados em uma bolsa de câmera Lowepro da marca Samsung. Mais lentes estão a caminho:uma panqueca de 20, um zoom de 20-50, um zoom de 18-200mm e uma lente macro de 60mm. Sim, a Samsung é séria.
Menus e modos
O layout dos controles básicos é lógico, e os menus são fáceis o suficiente para se locomover. Os modos usuais estão presentes no mostrador superior, incluindo um modo SMART que adivinha o que você está prestes a fotografar (funciona com mais frequência do que não) e um modo de beleza que realiza cirurgia plástica em tempo real. A roda de controle de 4 direções oferece acesso rápido ao balanço de branco, ISO, AF e medição, e o botão FN oferece acesso a mais algumas configurações. Há até um botão de visualização de profundidade de campo.
Tudo bem, exceto que a roda de controle e os botões são muito pequenos e muito macios - não nítidos e positivos em sua resposta ao toque. Isso significa que você altera uma configuração, mas acaba com uma configuração diferente por acidente porque o botão OK não bloqueou a alteração feita. Há muito espaço na parte de trás da câmera, então os botões e o controle de quatro vias podem facilmente ser maior.
Visor e tela
O EVF é típico do seu tipo e vem com um sensor que o liga e desliga a tela quando você aproxima o olho dele. Esse é o único ponto positivo que posso encontrar para isso. É um caso granulado em luz suave e apaga pontos brilhantes em luz brilhante. Para quem já viu pelo visor de uma Nikon D90 ou até mesmo uma D40, o EVF da NX10 será uma decepção. Se você está acostumado a enquadrar as fotos com cuidado através do VF, a NX10 irá frustrá-lo e, se você tiver lentes Pentax que precisam de foco manual, esta é provavelmente a câmera errada para usar com elas.
A vantagem é que o LiveView é melhor do que qualquer uma das DSLRs sofisticadas, portanto, se você estiver vindo de uma câmera digital, não notará nenhuma diferença. A tela AMOLED salva o dia até certo ponto porque é boa, clara e utilizável com luz brilhante. Infelizmente, é fixo em vez de articulado, mas fornece uma visualização bastante precisa das condições de luz, ficando mais escura e mais clara para fazer você ajustar suas configurações de disparo.
Desempenho do SAMSUNG NX10
O NX10 é fácil de usar e fácil de gostar, assim que sai da caixa. Sua medição é precisa como regra, e seu foco automático é o mesmo, se um pouco lento. A reprodução é excelente, tanto em cores quanto em nitidez. A lente panqueca é rápida e nítida e o zoom de médio alcance é surpreendentemente competente. O tele-zoom é médio para uma lente de kit.
Qualidade da imagem
Os arquivos RAW tinham mais de 20mb, o que os tornava um trabalho árduo, então optei por JPEGs no tamanho econômico de 10mp, que é mais que suficiente para fotografia de uso geral. Como de costume, desativei as configurações de processamento na câmera (através do Assistente de imagem), zero, neutro, padrão e assim por diante para garantir um processamento mínimo. Depois desci para o porto.
A versão completa desta foto é muito nítida, com a luz tardia capturada muito bem.
Este é um corte de 100% da imagem anterior. Conseguir fotos nítidas com cores precisas foi fácil, pelo menos em termos de paisagens.
Um fim de semana em Kangaroo Valley, duas horas a sudoeste de Sydney, proporcionou uma mudança de cenário e um outono perfeito para o Dia das Mães. A mãe do meu parceiro tem a mais deslumbrante Nyssa Sylvatica em seu jardim, e isso proporcionou oportunidades maravilhosas à luz do final da tarde. O NX10 fez a ocasião absolutamente orgulhosa.
Mas não é apenas bom em capturar paisagens
Bela natureza morta. Postei mais fotos no meu blog na galeria Samsung NX10 http://briard.typepad.com/get_the_picture/samsung-nx10-gallery.html
Ação
É aqui que as deficiências do NX10 se tornam sérios obstáculos. O Visor Eletrônico dificulta a captura de ação devido ao atraso inerente – leva um ou dois segundos para mostrar o que você acabou de fotografar. Claro que você pode usar a tela, e isso funciona melhor para fotos únicas. Se você quiser tirar algumas fotos enquanto segue a ação, logo verá a tela um borrão enquanto tenta mostrar o que você está prestes a fotografar e o que acabou de fotografar, mais ou menos ao mesmo tempo Tempo.
A única outra opção é usar o disparo contínuo (2,5 fps) e esperar o melhor, ou o modo de rajada que dispara tiros na velocidade de uma metralhadora (30 fps). Essa é uma velocidade impressionante, mas não o que você deseja ao tentar pegar crianças ou animais de estimação ou ação esportiva. Se você fotografa muita ação, a NX10 provavelmente é a câmera errada para você – qualquer DSLR torna muito mais fácil seguir os assuntos ao redor e focar e fotografar rapidamente.
Outra coisa que não funciona no NX10 é o Auto ISO. O circuito que o controla acha que não há problema em filmar com a mão em 1/15 seg. O Balanço de Branco Automático funciona muito melhor.
Vídeo
O modo de vídeo do Samsung NX10 é tão fácil quanto fotografar:basta selecionar o modo, focar e fotografar. Não estou muito interessado em vídeo, mas funciona bem em um nível básico, exceto pelo efeito de desfoque durante as varreduras, que foi bastante pronunciado. E a qualidade da imagem não era tão boa – as cores da pele assumindo uma qualidade cerosa foi o defeito mais perceptível.
O NX10 grava 640×480, 320×240 ou 1.280 x 720 a 30 quadros por segundo, mas o áudio é apenas mono e não há conector de microfone externo. Provavelmente é bom para videoclipes caseiros, desde que você mantenha a panorâmica lenta e constante.
Fotografia com pouca luz
A NX10 produz fotos bastante limpas até ISO 800. O ruído começa a aparecer em ISO 1600, mas as imagens ainda são utilizáveis. É melhor deixar a ISO 3200 para emergências e a ISO 6400 sensatamente não está no menu (obrigado por ser tão honesto, Samsung). As fotos abaixo são 100% crop, ISO 1600 seguido de ISO 3200.
Portanto, o NX10 não está lá em cima com a Nikon D5000 nas apostas com pouca luz, mas há um flash decente para recorrer, e é embutido em vez de uma opção adicional.
Veredicto sobre o Samsung NX10
O Samsung NX10 é competente, fácil de usar em geral e fácil de gostar. Ela produz imagens de cores e nitidez impressionantes com as lentes panqueca e zoom curto, e é claramente uma ótima câmera para paisagens e viagens. É bem construído e sólido, o corpo é fino e compacto e tem um bom manuseio. Na verdade, para um primeiro modelo em uma linha totalmente nova de um gigante da eletrônica que até agora produziu câmeras digitais e DSLRs renomeadas, essa é uma grande conquista.
A NX10 é uma câmera séria que vem com algumas falhas sérias:o visor deixa o show para baixo e os botões de controle pequenos e macios tornam a navegação um caso de sucesso e fracasso. O problema do ISO automático é um defeito menor, e as fotos com pouca luz são aceitáveis, se não estiverem no mesmo nível da concorrência.
Competição
A Samsung colocou um preço bastante alto no NX10. Ela é vendida por cerca de US$ 700 nos EUA com a lente 18-55mm e, abaixo, você pode obter o kit de lente dupla por menos de A$ 1.000. Também inclui flash e EVF, que são opções caras em alguns de seus concorrentes. E, ao evitar as luxuosas margens de lucro que a Canon e a Nikon desfrutam no mercado australiano, a Samsung varreu os vendedores do mercado cinza da página shopbot.com.
A qualidade de imagem do NX10 é a melhor e as lentes são tão boas quanto qualquer outro kit da concorrência. O foco automático e o disparo são mais rápidos do que a Sigma e a Olympus podem gerenciar, mas ainda ficam atrás de qualquer DSLR. O NX10 concorre mais diretamente com a série Lumix G e oferece uma alternativa atraente.
Se você precisa ter o tamanho compacto, o NX10 é provavelmente o melhor negócio para o dinheiro no momento. Se você deseja filmagem de ação rápida e melhor desempenho com pouca luz, a Pentax K-x DSLR é um roubo por US $ 200 a menos se você não se importar com o volume extra. E você também poderá usar aquelas lentes Pentax antigas.
Compre um Samsung NX10
Obtenha um preço no Samsung NX10 na Amazon
Uma palavra sobre minha metodologia
Eu não testo ou reviso câmeras do jeito que o DP Review ou as Digicams de Steve fazem. Eu testo câmeras como usuário, e isso significa que procuro qualidade de imagem, bom design, facilidade de uso e operação/navegação lógica. Um bom design tem a ver com uma ótima experiência do usuário, algo em que poucas empresas são boas. Aqui está uma parte da minha opinião sobre o assunto http://www.technoledge.com.au/pdfs/user-experience.pdf
Recursos adicionais
Se você quiser todos os detalhes sangrentos, não procure mais, DPReview http://www.dpreview.com/reviews/samsungnx10/
http://www.photoreview.com.au/reviews/advanced/samsung-nx10.aspx Revisor do resumo Kim Brebach Data da revisão Item revisado SAMSUNG NX10Avaliação do autor 4