>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Análise da Sony Cyber-shot DSC-HX5V


Hoje Patrick Dean da Neutralday.com analisa a Sony Cyber-shot DSC-HX5V.

A Sony Cyber-shot DSC-HX5V é uma câmera digital compacta de 10,2 megapixels que promete agradar aos usuários de tecnologia fotógrafos graças a uma série de recursos muito interessantes. Para começar, a HX5V traz um design de sensor retroiluminado destinado a melhorar o desempenho com pouca luz e combina isso com uma lente zoom 10x versátil. Em seguida, como várias câmeras digitais recentes da Sony, a HX5V oferece aos fotógrafos vários modos de disparo úteis, como o modo Handheld Twilight e Anti-motion Blur, cada um dos quais combinando até 6 disparos rápidos para reduzir o ruído da imagem ou o desfoque de movimento. Depois, há o recurso iSweep Panorama que torna os panoramas tão fáceis quanto pressionar o obturador e “varrer” a cena pretendida com a câmera.

E o vídeo? Bem, a HX5V grava vídeo HD (1080i) e fornece uma saída HDMI para permitir que você visualize filmes e fotos em sua HDTV de tela grande. Finalmente, o HX5V provavelmente será mais conhecido por um recurso adicional, GPS integrado. É claro que o GPS permite que o HX5V “geotag” suas fotos, dados que o fotógrafo pode usar posteriormente para classificar fotos por localização ou para visualizar no Google Maps. Em suma, a HX5V é uma câmera compacta bastante versátil, embora voltada mais para o fotógrafo casual do que para o entusiasta. Vamos aos destaques.

Destaques da Sony Cyber-shot DSC-HX5V




Sensor de imagem CMOS “Exmor R” de 10,2 megapixels: Este sensor projetado com luz de fundo move o circuito que normalmente cobre o sensor de um compacto típico para a parte traseira, melhorando teoricamente suas capacidades de coleta de luz

Lente “G” com zoom de 10x 4,25-42,5 mm (equivalente a filme de 35 mm de 25-250 mm): 10 elementos em 7 grupos, incluindo 4 elementos asféricos, criam uma lente compacta impressionante, mas um prejudicado pela falta de faixa de abertura (basicamente f/3.5 e f/8.0).

Tela LCD de 3 polegadas: A tela grande é boa o suficiente e funciona bem mesmo com luz forte, mas fica atrás da concorrência com uma resolução de 230K.

Fotografia contínua de 10 FPS :No modo burst, a HX5V dispara 10 fotos em um segundo, impressionante, com certeza, mas leva quase 10 segundos para gravar todos esses arquivos na memória.

Modo de filme AVCHD 1080i: O HX5V permite que os usuários escolham entre os formatos de vídeo AVCHD (melhor qualidade) ou MP4 (mais fácil de editar). Além de 1080i a 60fps, a HX5V também grava 720p a 30fps e 640×480 a 30fps. A HX5V também grava som estéreo.

GPS e bússola integrados: O HX5V pode marcar fotos com longitude, latitude e altitude, além de fornecer uma bússola útil. O GPS pode ser desligado para mitigar as preocupações com a privacidade, se desejado.

Sony Cyber-shot DSC-HX5V nas mãos




O HX5V é um número pequeno e bonito com um acabamento preto fosco e uma moldura cromada escura. É compacto, mas não tão fino, ainda assim o HX5V cabe facilmente no bolso frontal da calça, embora eu não recomende colocá-lo no bolso da camisa. A qualidade de construção é muito boa, o HX5V é caro para um compacto, mas parece até o preço. Há uma boa quantidade de "crachás" cobrindo a superfície da câmera, mas funciona principalmente esteticamente, na aparência e na construção, a HX5V satisfaz amplamente.

No que diz respeito a questões de manuseio e ergonomia, a HX5V enfrenta os mesmos desafios de espaço que a maioria dos compactos enfrenta e, naturalmente, algumas coisas tendem a ser menos do que ideais. Para a HX5V, o problema está no posicionamento da lente, que fica bem próximo ao lado esquerdo da câmera, deixando pouco espaço para a mão esquerda segurar durante a operação com as duas mãos. A segunda questão é a colocação dos alto-falantes estéreo. É claro que somos gratos por ter estéreo quando muitas outras câmeras economizam com mono, mas elas são instantaneamente cobertas por qualquer posição normal de duas mãos na câmera. Fora esses dois problemas, o HX5V faz tudo certo com um punho pequeno, mas útil, e um botão eficaz e posicionamento multisseletor.

Usando a Sony Cyber-shot HX5V


Graças a uma interface limpa e simples, o HX5V parece muito acessível. A HX5V dispensa muitos controles físicos e, como tal, pode não agradar aos entusiastas (a faixa de abertura limitada e a falta de disparo RAW também não atrairão esses fotógrafos), mas a HX5V felizmente torna super fácil fazer alterações através da interface, as opções são bem definidas e até mesmo explicadas (literalmente), então a HX5V é uma daquelas câmeras que não requer muito tempo manual.

Na verdade, fotografar com a câmera é bastante satisfatório. Você pode simplesmente definir a HX5V para Intelligent Auto e deixar a câmera fazer todo o pensamento, ela faz um trabalho eficaz ao escolher o modo de cena apropriado, detecta rostos e até mesmo resolve quando você está tentando um trabalho macro (que a lente é muito capaz de lidar com distâncias muito próximas). Além do Intelligent Auto, a HX5V oferece 11 modos de cena principalmente automatizados para fotos em ambientes específicos, além de fornecer um modo de programa e um modo manual para fotógrafos que gostam de lidar com algumas de suas opções de disparo. As opções realmente interessantes são os modos de disparo Handheld Twilight, Anti-Motion Blur e iSweep Panorama mencionados anteriormente, que realmente funcionam como anunciado.

Os dois primeiros permitem que os fotógrafos tirem fotos que seriam muito difíceis para o seu compacto médio, e o panorama iSweep fará você coçar a cabeça para saber por que isso não foi colocado em todas as câmeras, é muito fácil. Além disso, apesar desses modos envolverem a combinação de várias fotos, eles funcionam perfeitamente e há apenas um pequeno atraso no processamento. Mais um modo de disparo antes de seguir em frente, HDR de correção de luz de fundo para assuntos que são fortemente iluminados e correm o risco de subexposição. Este modo combina 2 exposições e as combina instantaneamente na câmera, os resultados novamente farão com que você deseje um recurso semelhante em todas as câmeras, funciona muito bem.




O desempenho geral da câmera é principalmente impressionante, a câmera inicializa muito rapidamente e as velocidades de foco estão entre as melhores nos compactos que testamos este ano. A HX5V pode disparar 10 fps (por um segundo) se desejado, mas como apontamos acima, isso vem com um longo tempo de gravação no cartão. A lente se move através de seu alcance em cerca de 1,5 segundo, embora possa ser complicado movê-la para “apenas o ponto certo”. Há um pequeno atraso na transição para a reprodução, mas na maioria das vezes o HX5V raramente fica lento.



Após a captura, a HX5V oferece algumas opções de reprodução típicas, uma visão desobstruída da sua imagem ou a opção de adicionar informações de disparo, coordenadas GPS e um histograma. O uso da alavanca de zoom fornece uma visualização ampliada ou no sentido contrário, visualizações em miniatura e calendário. Surpreendentemente, a HX5V não oferece opções de edição na câmera muito completas, você pode fazer alguns cortes, girar e nitidez, mas nenhum filtro digital divertido é fornecido. No entanto, o HX5V oferece uma boa opção de apresentação de slides, onde você pode até fazer upload de seu próprio arquivo de música, se desejar. A apresentação de slides fica incrível em uma HDTV, completa com efeitos “Ken Burns”. Um adaptador HDMI incluído facilita a conexão.



Por fim, há esse recurso de GPS para discutir. Pelo que podemos dizer, o GPS só funciona quando a câmera está ligada, o que faz sentido, mas cria um pequeno problema. Se alguém tirar uma foto imediatamente, a HX5V não teve tempo suficiente para encontrar sua posição e, portanto, você não obtém os dados de geotag apropriados ou mais precisos (observe o “pin” na água acima). Portanto, para obter melhores resultados, o HX5V deve ser ligado e receber alguns minutos para adquirir o sinal ideal. A câmera permite que você saiba o quão bem conectada ela está, e quanto melhor a conexão, mais precisos são os resultados. Nossos resultados foram muito bons e, graças ao HX5V, estou viciado em geotagging.

A câmera inclui software para visualizar seus resultados de rastreamento, mas optei por usar o recurso “Lugares” do iLife e Aperture 3 que o Google mapeia seus resultados dentro do aplicativo, além de permitir pesquisas de imagens com base na localização. Suspeito que o recurso GPS consuma a vida útil da bateria, nunca conseguimos que a Sony reivindique 310 fotos por carga, mas é um sacrifício que vale a pena fazer pelos divertidos dados do GPS.

Qualidade de imagem e vídeo




Talvez eu tenha sido levado demais pelo hype, mas fiquei desapontado com a qualidade de imagem oferecida pelo sensor retroiluminado de 10,2 megapixels. Está no lado alto da média, mas não estou encontrando grandes vantagens no QI geral ou na qualidade da imagem com pouca luz em relação a outros compactos. Mas a HX5V tira uma foto muito atraente que tem uma qualidade de “algo sobre ela” que cresce em você e, no final, faz lindas impressões de tamanho pequeno a médio. Tecnicamente, as exposições são muito boas, com tendência à superexposição. As aberrações e distorções da lente são bem controladas, provavelmente por meio de truques na câmera, mas tudo bem para nós. Pixel peeping revelará uma redução de ruído muito pesada e uma tendência a oversharpen. O desempenho com pouca luz é melhor que a média, mas não é bom para a Canon Powershot S90. Nossa opinião é que a redução de ruído na câmera desempenha um papel maior do que a tecnologia do sensor, mas a HX5V faz um trabalho muito bom em manter a saturação mesmo em sua configuração ISO 3200 mais alta.





No lado do vídeo, a HX5V oferece resultados muito satisfatórios, especialmente no modo AVCHD 1080i. A gravação de filme não poderia ser mais fácil, a HX5V oferece um botão de gravação de filme dedicado que pode ser implementado a qualquer momento e o zoom óptico funciona durante a filmagem (silencioso o suficiente para ser usado também). A reprodução em uma HDTV parece ótima, mas pode haver alguns problemas de distorção da lente (truques na câmera que não funcionam no vídeo?), e o vídeo com pouca luz geralmente parece subexposto.

Veredicto da Sony Cyber-shot DSC-HX5V




Na maioria dos aspectos, a Sony Cyber-Shot DSC-HX5V obtém notas altas onde precisa. É uma câmera de boa aparência, repleta de recursos especiais realmente úteis, vários dos quais podem estragar os usuários quando comparados aos chamados recursos especiais de outras câmeras. Admitimos que não somos vendidos na tecnologia de sensor retroiluminado da Sony, mas isso não deve ser entendido como significando que a HX5V não tira uma foto bonita, certamente tira. Considere o vídeo HD de alta qualidade, o disparo contínuo de 10 qps, o foco automático rápido e a marcação geográfica superdivertida, e a Sony Cyber-shot DSC-HX5V é facilmente classificada como uma das nossas favoritas do ano. Sem dúvida, é "Altamente recomendado" .

Obtenha a Sony Cyber-shot DSC-HX5V

  • Sony Cyber-shot DSC-HX5V na Amazon
  • Sony Cyber-shot DSC-HX5V na B&H Photo Video

Amostras de imagens adicionais








Patrick Dean é o editor do site de notícias e resenhas de fotografia Neutralday.com. Ele está sempre procurando mais fãs no Facebook.com/neutralday e seguidores no twitter.com/neutralday.
Revisor do resumo Patrick Dean Data da revisão Item revisado Sony Cyber-shot DSC-HX5V Classificação do autor 5