Meu amigo Sybren A. Stüvel comprou a Sigma 4.5mm f/2.8 EX DC HSM Circular Fisheye Lens e gentilmente nos escreveu seus pensamentos! Você pode ver mais do trabalho de Sybren aqui ou pergunte-me sobre o momento em que ele colocou migalhas de pão em sua lente 10-22mm e deixou os pássaros pousarem e comerem! Muito obrigado Sybren por reservar um tempo para escrever isso e nos enviar! –Sim
Essa lente é uma loucura. É a primeira lente olho de peixe circular do mundo para sensores de tamanho APS-C e a primeira lente olho de peixe que possuo. Olhar pelo visor pela primeira vez foi uma sensação estranha. A visão era muito restrita devido à circularidade da lente e muito ampla ao mesmo tempo devido à sua visão de 180 graus ao redor. Para aqueles que não são íntimos da linguagem olho de peixe, “circular” significa que projeta um círculo. Fora do círculo tudo fica preto, dentro do círculo você tem uma visão de 180 graus da esquerda para a direita e de cima para baixo. Até agora, o melhor que nós, atiradores APS-C, conseguimos foi um olho de peixe “diagonal”, o que significa que você só tem uma visão de 180 graus do canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Horizontal e vertical seriam inferiores a 180 graus.
Desde o primeiro momento em que vi a lente, sabia que tinha que tê-la…. a única desvantagem é o preço. Por € 650, não é a mais barata das lentes, mas não é tão insana em comparação com outras fisheyes. A Sigma não é conhecida por seu bom controle de qualidade. A loja em que comprei a lente tinha três delas em sua revista, e as duas primeiras tinham revestimento desigual no elemento frontal. O pessoal da loja me disse que não apareceria nas fotos, mas mesmo assim eles me deixaram inspecionar todas as três lentes, e uma delas tinha revestimento perfeitamente uniforme. Por esse preço, eu queria ter certeza de ter o melhor.
Eu usei a lente na minha Canon EOS 7D, então além de ter uma alta resolução de 18 megapixels eu também poderia dar uma chance ao vídeo. E cara, é divertido! Não tenho uma configuração profissional onde posso medir coisas como distorção ou métricas de cor. Em vez disso, falarei sobre os resultados práticos que obtive com essa lente e como eles ficam com meus dois olhos. As fotos que você vê aqui também são processadas um pouco. Fotos não processadas de uma câmera digital sempre parecem um pouco planas e macias, então não acho que apresentar essas fotos seja uma demonstração verdadeira das capacidades dessa lente.
A lente
A lente parece muito resistente. A construção é sólida e, com um suporte de metal, ela se prende firmemente à câmera. Na parte traseira há um porta-filtro de gelatina, e você ainda tem uma pequena placa de metal que você pode usar para cortar os filtros no tamanho certo. Eu sinto que este suporte de filtro é de uso limitado, a menos que você queira inserir filtros ND. Como o suporte não gira, você não pode realmente usar polarizadores ou filtros ND graduados.
Indo mais para a frente da lente, encontramos a escala de distância. Possui três marcas:13,5cm, 20cm e infinito. Lembre-se que essas distâncias são medidas a partir do sensor; ele pode focar muito, muito perto. O motor hipersônico (HSM/USM/como você quiser chamá-lo) faz seu trabalho de forma rápida e silenciosa. O anel de foco está totalmente na frente e gira suavemente. Eu gostaria que fosse um pouco mais para trás, no entanto. Minhas mãos são bem grandes e é muito fácil colocar alguns dígitos no quadro. Cada pedaço de dedo que sai do anel de foco será fotografado, então tenha cuidado com isso. O elemento frontal se projeta para fora da lente, para poder capturar a visão de 180 graus. A tampa da lente vem com um anel de metal para que possa caber em torno dela. Portanto, lembre-se de remover o anel e a tampa da lente, ou você não terá a visão completa.
A abertura máxima é f/2.8, que é um pouco lenta para uma prime, mas muito boa para uma lente tão ampla. Combinado com a curta distância mínima de foco, você pode até usá-lo para desfocar o fundo. Um pouco. A ampla abertura é mais útil para fotos com pouca luz; isso também significa que o visor é brilhante e que seu foco automático tem mais luz para trabalhar.
As fotos
A nitidez central desta lente é incrível. Mesmo a muito perto – que é onde você quer estar com uma lente como esta – é muito nítido. Em direção às bordas, tem algumas aberrações cromáticas sérias e franjas roxas em áreas de alto contraste. Como é a minha primeira e única lente olho de peixe, não posso dizer se é mais ou menos do que as outras. Só sei que é muito difícil dobrar a luz e mantenha todas as cores onde elas deveriam estar, e nas bordas essa luz é dobrada muito . A foto abaixo foi corrigida, a foto da van Volkswagen em cima não foi.
O reflexo da lente parece muito bom, pois não gruda na projeção circular – quebra o quadro, por assim dizer. Claro, se você não gostar, você sempre pode mascará-lo durante o pós-processamento. O alargamento mostra que a abertura tem seis lâminas. Eu teria gostado de mais um – gosto mais de estrias de flare ímpares do que de pares. A abertura faz mais barulho do que eu esperava; mais do que qualquer outra lente que possuo. Agora, esta não é uma lente que você pode usar furtivamente de qualquer maneira, pois você terá que ficar bem no topo da ação ou ela ficará muito, muito pequena, então um pouco mais de ruído de abertura não é um problema prático.
Os Panoramas
A visão ampla torna esta lente muito adequada para fotos panorâmicas. Com apenas duas fotos, você poderá capturar toda a visão ao seu redor. No entanto, você não poderá costurá-los muito bem; nas bordas a qualidade diminui e não haveria muita sobreposição de qualquer maneira. Então, em vez de usar o mínimo, usei seis tiros:norte, leste, sul e oeste, e direto para cima e para baixo. E como eu estava fotografando uma biblioteca com arquitetura predominantemente preta e grandes janelas com um sol forte do lado de fora, tripliquei todas as fotos em -2 EV, 0 EV e +2 EV para mesclá-las mais tarde como fotos HDR. O 7D com suas 7 fotos por segundo apenas passou por essas três fotos por direção.
Antes de começar a costurar as fotos, carreguei os arquivos RAW no Bibble Pro 5.1 e removi a maior parte da aberração cromática (C/A). Com alguns cliques, o C/A estava praticamente acabado, e como eu tinha uma boa sobreposição entre fotos diferentes, o C/A restante não representaria nenhum problema. Os 18 arquivos RAW foram exportados para TIFFs de 16 bits (100 MB por pop) e depois carregados no Hugin.
No Hugin eu coloquei manualmente pontos de controle, cerca de 5-7 por sobreposição, otimizei a foto e deixei ela fazer a costura e o processamento HDR. Hugin é muito bom em produzir HDRs realistas. Muitos programas HDR primeiro criam uma foto com uma faixa dinâmica enorme e, em seguida, tentam compactar essa faixa usando mapeamento de tom. Isso pode facilmente produzir aquelas fotos supersaturadas e artificiais. Hugin mistura entre pixels “reais”, ignorando aqueles que estão sub ou superexpostos, borrados, etc. e mantendo os de boa aparência. Este processo dá um resultado muito mais natural.
Depois de exportar a foto em projeção “equirretangular”, carreguei no aplicativo Flash pelo pan0.net para que você possa dar uma olhada nele. O zênite (olhar para cima) ainda não está perfeito, mas tenho certeza de que posso consertar isso se gastar tempo suficiente nele. Saiba também que tirei essas fotos sem nenhum tripé ou cabeça panorâmica.
Os vídeos
A lente é quase perfeita para vídeo. O vídeo abaixo mostra uma visão do meu Renault Twingo. A música é da minha banda (eu sou o baterista) The Soundabout, e o caminho é dos nossos estúdios de ensaio para minha casa. Clique na cruz na parte inferior do vídeo para ver em tela cheia.
Um passeio rápido por Amsterdã de Sybren A. Stüvel no Vimeo.
Então, sim, é bom, mas não é perfeito para vídeo. É mais um problema com minha 7D do que com a lente, para ser honesto. Nessas adoráveis resoluções HD 16:9 modernas e nítidas, a câmera corta alguns pixels da parte inferior do círculo – eu ficaria muito mais feliz se tivéssemos obtido um formato de vídeo de alta resolução 3:2 verdadeiro, para que todo o quadro poderia ser capturado. Então, Canon, se você está lendo isso, por favor, com açúcar em cima, adicione um formato de vídeo 1920×1280 ou 1620×1080!
Como eu disse, toco bateria em uma banda. Minha namorada às vezes grava nossas performances em vídeo e, claro, começará a usar a lente olho de peixe Sigma para isso. Fique de olho em nosso site!
O veredicto
Esta Sigma 4.5mm Fisheye é uma lente única. Os resultados são muito agradáveis e o mais importante:é muito divertido. É realmente diferente de qualquer outra coisa na minha bolsa de fotos. O preço é um pouco salgado, mas pela qualidade e pelo fato de não venderem tantos, acho que se justifica. Se você deseja facilmente fotografar panoramas 360, gravar vídeos ousados ou usar um campo de visão incrivelmente amplo, esta lente é para você.
Obtenha um preço na lente Fisheye Sigmas 4,5 mm na Amazon (atualmente com 33% de desconto) SummaryReviewer SimeData de revisão Item revisado Sigma 4.5mm FisheyeAvaliação do autor 4