Alguns de nós ainda se lembram deles; câmeras de filme. Alguns de nós ainda os temos. Não que isso seja algo ruim de forma alguma. Pelo menos não até que a câmera esteja guardada em uma caixa por décadas e você duvide que alguma vez a pegará novamente. Nesse ponto torna-se um aborrecimento. O que fazer com aquela câmera de filme agora que o amor se foi?
Verifique seu valor
A primeira coisa a fazer é, se o seu equipamento for particularmente antigo, verificar se ele tem algum valor além do que você supõe que vale. A maioria de nós classifica equipamentos de câmera não-digitais muito baixos. Muitas vezes isso é verdade. Uma verificação rápida de vendas anteriores no eBay ou em outros sites permitirá que você saiba se há algum valor para a câmera além dos preços de barganha. Se você não se deparou com um equipamento vintage, raro e perdido, talvez queira…
Vender
A resposta (um pouco) rápida e fácil é vender a câmera. eBay, Craigslist.org ou uma loja de penhores local. Muitos sites de negociação de segunda mão existem em todo o planeta e não vou tentar nomeá-los todos. Eles são uma ótima maneira de reutilizar equipamentos antigos e evitar que eles vão direto para o aterro sanitário. Não espere tirar suas próximas férias com os fundos, mas levar seus amigos para tomar uma cerveja pode ser uma boa maneira de comemorar. Ou talvez compre mais duas cargas de roupas limpas na lavanderia. De qualquer forma, é melhor deixá-lo em uma caixa que você pode ter que mover algum dia, quando você se pergunta:“Por que ainda tenho essa coisa?”
Pergunte a um professor de fotografia
As faculdades e colégios locais ainda têm aulas de fotografia cinematográfica. Eu sei que você pode não acreditar em mim, mas eles ainda estão por aí! Se sua câmera for do tipo SLR, é possível que eles conheçam alguém que possa usá-la para a aula. Como você pode suspeitar, os alunos se inscrevem em uma aula como essa às vezes sem perceber que sua câmera digital não funcionará (que ensina revelação de filme e impressão, esta última ainda é uma habilidade valiosa, embora alterada no mundo digital). Mesmo que um aluno não esteja precisando, o instrutor pode ter um interesse pessoal ou conhecer alguém que tenha. O que me lembra que você deveria...
Encontre um entusiasta
Se sua câmera estiver acima da norma, é possível que um entusiasta esteja disposto a tirá-la de suas mãos. Apenas certifique-se de verificar o primeiro item desta lista e não está entregando uma joia inestimável. Não se preocupe, você provavelmente não está. Os entusiastas costumam se reunir em sites para trocar informações, como o The Photo Forum ou clubes locais como o Gravesend Camera Club (eu sei, é apenas em Kent). Mesmo um clube local de fotografia digital será um bom lugar para começar a perguntar. "Oi! Eu tenho este corpo e lentes Nikon F5. Você conhece alguém que possa se interessar por isso?” Esteja preparado para enfrentar a rejeição, mas não desista, eles estão por aí!
Use-o
Este último é uma loucura, eu sei. Há concursos que remetem a uma das grandes limitações da fotografia cinematográfica em relação ao digital; número de exposições. Estou pensando aqui no dirigido por Morton Rand-Hendriksen em Vancouver, Canadá. A cada ano ele realiza uma competição onde cada concorrente recebe um rolo de 12 exposições de filme e a cada hora um novo tópico é revelado. Ele coloca suas habilidades fotográficas à prova porque não há display LCD! Suspiro! Você precisa entender o sistema de medição da sua câmera e saber de antemão como as fotos sairão. Não, não há gratificação instantânea e você entrega seu filme (e pode ver as imagens impressas e exibidas em uma galeria depois). Mas é uma maneira divertida de testar sua coragem e conhecer novos amigos.
Doe
Existem todos os tipos de lugares que levarão sua câmera como doação. Os brechós, por exemplo, quase sempre aceitam equipamentos em bom estado. Então comece a pesquisar na internet. Em ordem rápida eu vim com algumas opções para você:
- O podcast sobre fotografia de filme
- Escola de Arte da Universidade George Mason (este é o item 3 acima)
- Departamento de Fotografia da Berkeley High School
Neste ponto, estou apenas pesquisando no Google tudo o que ele tem. Não é díficil. Caramba, você pode até usar o Bing se quiser. Mesmo que você não encontre muitas opções viáveis para a câmera, é possível que algumas das lentes possam ser doadas. Por exemplo, a Reptile &Amphibian Ecology International aceitará sua lente de foco automático, desde que funcione com uma câmera digital.
Você tem uma ideia do que fazer com equipamentos de filmes antigos? Eu adoraria ouvi-lo se puder ajudar a manter o equipamento fora de um buraco no chão e possivelmente colocá-lo nas mãos de alguém que o queira!