Talvez você já tenha ouvido falar de Lytro. Fiquei sabendo da empresa há alguns meses e achei que parecia incrível. Mas então o “Isso é um comunicado de imprensa. Onde está o acompanhamento?” mecanismo em meu cérebro que me impede de comprar produtos inúteis acionado. Era bom demais para ser verdade?
Diz-se que a câmera que a empresa está criando é capaz de permitir que um espectador se concentre em qualquer ponto da imagem APÓS a imagem ter sido tirada. Isso significa que diferentes espectadores podem escolher o que gostam e focar lá, mesmo alterando a abertura aparente para controlar a profundidade de campo. Tudo depois que uma imagem foi tirada. Depois de conferir o artigo da Time e o site da empresa (que inclui imagens de exemplo), acredito que a câmera será um sucesso a partir do momento em que for estocada nas prateleiras das lojas.
Embora esta câmera ainda não seja para o fotógrafo sério (a qualidade da imagem, embora boa, não está de acordo com meus padrões), mas sua capacidade de (principalmente) curar a maioria dos problemas de foco da maioria dos amadores, juntamente com seu tamanho pequeno, ajudará ele vende. O que pode ir contra a câmera é a necessidade de outro programa de computador para baixar, editar e visualizar as imagens. Isso é compreensível porque nada se comporta como esta câmera e as imagens que ela produz.
A câmera funciona com base no princípio de que a luz atinge um objeto e depois se espalha em todas as direções. Quando nós, como humanos ou câmeras, focamos em um objeto, estamos essencialmente focados no plano bidimensional de onde aquela luz está refletindo. A luz nos planos antes ou depois (para frente ou para trás, se você preferir) não está focada no mesmo plano que o sensor da nossa câmera e fica um pouco fora de foco. Essa área fora de foco é conhecida como o círculo de confusão.
O Lytro funciona não focando a luz. Em vez disso, ele captura todos os raios de luz refletidos por objetos em diferentes profundidades de campo. Com uma abertura f/2, o sensor pode capturar 11 milhões de raios de luz individuais, então o software dentro da câmera processa as informações do sensor para criar a imagem, que pode ser visualizada em um computador. As imagens têm seus limites, mas dê uma olhada nos exemplos no site da Lytro, como esta imagem. Depois que a imagem for carregada, clique em várias áreas para colocá-la em foco. Realmente é bem legal.
É divertido e inovador. Embora tenha seus limites (por exemplo, a câmera não aceita cartões de memória e nem tudo pode ser focalizado se os objetos estiverem muito, muito próximos e muito distantes) acho que é um passo em uma direção muito interessante.
Estatísticas:
- Planejado para lançamento no início de 2012
- Preço sugerido de US$ 399 (8 GB) e US$ 499 (16 GB) – Pré-encomendas disponíveis agora
- Sem atraso do obturador, pois não usa um obturador
- Constante de abertura f/2 em todo o zoom de 8x
- O software atual é executado no Mac e está sendo desenvolvido para Windows
- Peso:7,55 onças / 214 g
- Tamanho:1,61" x 1,61" x 4,41" / 41 mm x 41 mm x 112 mm
Confira o site da Lytro para mais informações. Estou muito ansioso para colocar minhas mãos em uma demonstração até e relatarei aqui se/quando isso acontecer.