O GPS WG-1 Pentax é uma câmera point and shoot à prova de esmagamento, à prova de congelamento, à prova d'água e à prova de choque projetada para tipos aventureiros ou aqueles propensos a quebrar suas câmeras. Disponível em várias cores, a câmera também apresenta um receptor GPS que é capaz de marcar fotos à medida que são tiradas com longitude e latitude. Levei o GPS WG-1 em uma viagem de seis semanas ao Nepal, Butão e Índia para testá-lo na estrada e na natureza.
NOTA:Todas as fotos deste post, exceto as da própria câmera, são direto da câmera sem contraste, saturação ou qualquer coisa adicionada no post. A câmera tem muitos 'modos de imagem', mas eu escolhi a saída básica para mostrar o que pode ser esperado. Clique em qualquer imagem para um tamanho maior.
Noções básicas
Himalaia, Nepal
Vamos tirar as estatísticas básicas do caminho para os mais experientes em tecnologia. A câmera possui um sensor de 14 megapixels, usa cartões SDHC, é à prova d'água até 10m por 2 horas, suporta temperaturas congelantes, usa um zoom de 5x (equivalente a 28-140mm), possui uma tela LCD de 2,7”, saídas AVUSBMDI e a bateria é programado para durar aproximadamente 350 imagens (sem usar o recurso GPS). A sensibilidade ISO pode ser movida até 6400 em certos modos, há redução de vibração digital disponível e as trilhas do GPS estão prontas para visualização no Google Earth, se desejar. Mais informações podem ser encontradas no site da Pentax. Ele também vem em uma variedade de cores e com um prático mosquetão.
A câmera está repleta de recursos que não abordarei nesta revisão para que não se torne uma cópia do manual de instruções. Muitos desses recursos lidam com pós-processamento dentro da câmera (widgets criativos que muitos de nós realizamos melhor dentro de um computador). Eles são divertidos se você não usa um computador com frequência, mas são mais uma reflexão tardia. Eles incluem adicionar tons de sépia, diminuir a cabeça das pessoas e transformar fotos em esboços a lápis.
O layout dos controles da câmera é bastante médio e fácil de usar. Gostei da falta de muitos botões com apenas os controles mais importantes disponíveis (zoom, play, menu, um multi-controlador, detecção de rosto e um botão de exclusão, além de liberação do obturador e liga/desliga). Há um ponto de montagem de tripé na parte inferior e na porta da bateria/cartão. Uma última porta do lado esquerdo contém conexões HDMI e PC/AV (os cabos são fornecidos).
Uma das características mais interessantes é a adição de cinco luzes macro ao redor da abertura da lente. Eles funcionam bem para combinar com a distância mínima de foco de 1 cm da câmera no modo macro (existem dois modos de foco macro com diferentes alcances). A Pentax então usa essas luzes e as combina com o software de detecção de rosto da câmera para ajudar as fotos “mantenha meu braço para um autorretrato”, para que o fotógrafo saiba se elas estão centralizadas ou prestes a desaparecer do quadro. Isso se torna ainda mais útil ao tirar fotos com amigos, pois pode sinalizar onde os dois rostos (até cinco podem ser rastreados) estão em relação ao quadro. Chega de autorretratos onde metade de um rosto é removido!
Caminhada no Nepal
A lente está alojada atrás de um pedaço de vidro revestido e está limitada ao zoom de 5x. Isso é esperado em uma câmera subaquática. Ele também tem o benefício de garantir que a lente não seja danificada se a câmera for ligada acidentalmente enquanto estiver no bolso. Há um revestimento emborrachado na parte superior e nas laterais da câmera que ajuda se cair (a classificação "à prova de choque" é boa para 5 pés).
Como funciona na vida real
Como a maioria das crianças em uma loja de doces, eu estava animado para levar essa câmera para viajar comigo. Estive na Ásia por seis semanas liderando excursões fotográficas ao Butão e Nepal e depois uma excursão de inspeção na Índia. Eu ia cobrir muito terreno e estava interessado em saber como o GPS funcionaria para rastrear minha localização e me ajudar a georreferenciar fotos tiradas com minha DSLR. Normalmente, carrego uma câmera point and shoot em viagens como essa para ajudar a documentar locais (por meio de fotos de placas), informações, registrar pensamentos e usar o recurso de vídeo para gravar mensagens de vídeo para minha filha em casa. Para a viagem, também comprei um carregador de viagem Wasabi com duas baterias adicionais, sabendo que a função GPS esgotará a bateria em um dia.
Exemplo de arquivo KML GPS para o Google Earth do Nepal
Taj Mahal, Índia
Ao me familiarizar com a câmera, notei o primeiro golpe da minha lista; a câmera demora um pouco para iniciar. Eu usei vários pontos e disparos e, depois de algum tempo, descobri que a tela da câmera ligava, mas não respondia à entrada (liberação do obturador, seleção de menu, etc.) por quatro segundos. Isso pode parecer uma eternidade para alguns ou nada para a maioria. Para mim, quatro segundos para um instantâneo rápido parece um pouco longo.
Modo Macro
Com a câmera ligada, a alternância de zoom é fácil de alcançar e responde o suficiente para o meu gosto. Ele amplia o zoom tão rápido quanto a maioria das câmeras de apontar e disparar e funciona como um zoom ao revisar imagens. O multi-controlador fornece acesso rápido aos recursos mais utilizados; controle de flash (automático, desligado, ligado, olhos vermelhos e olhos vermelhos automáticos), modo de acionamento (padrão, temporizador automático, contínuo, alta velocidade, controle remoto, disparo com intervalo e suporte automático) e modos de foco (automático, macro, 1 cm macro, foco panorâmico, infinito e foco manual). Por fim, o botão de Detecção de Rosto alterna entre vários modos, como ativado, detecção de sorriso (a câmera tirará uma foto automaticamente sempre que perceber alguém sorrindo no quadro) e modo de assistência de autorretrato. Embora um pouco enigmático, gostei de usar a configuração de detecção de sorriso enquanto tirava fotos na festa de aniversário da minha filha enquanto ela desembrulhava os presentes, porque só tirava uma foto quando ela rasgava o papel e estava animada com o presente. Isso também pode ser útil para usar em qualquer festa, deixando a câmera em um canto por um tempo para tirar fotos automaticamente dos convidados se divertindo.
Alternando entre os modos de disparo, o GPS Pentax WG-1 possui opções para disparo noturno, subaquático, praia, crianças e cerca de 15 outros modos para oferecer opções criativas. O modo de disparo noturno foi útil, como mostrado nas fotos abaixo. A primeira imagem abaixo é tirada no modo Programa normal (a câmera também possui um modo automático que tenta selecionar o melhor modo de disparo para a cena e funciona razoavelmente bem, mas não rápido o suficiente para o meu gosto) e a segunda está no modo Noite . A principal diferença está na velocidade do obturador. No modo Noite, como esperado, o obturador permanece aberto por mais tempo e ilumina a cena (e causou um pouco de desfoque quando segurei a foto por 0,8 segundos). As fotos são do templo principal dentro do Thimphu Dzong no Butão.
Trongsa Dzong (fortaleza), Butão
O disparo com intervalo é outro recurso muito útil nesta câmera. A câmera não apenas tirará uma foto em um determinado intervalo (escolhido pelo fotógrafo), mas também criará um arquivo AVI a partir das imagens resultantes quando estiver no modo Vídeo (caso contrário, a câmera simplesmente gravará cada imagem como seu próprio arquivo a ser montado pelo fotógrafo em outro momento). Fiquei muito feliz com os resultados desse recurso, especialmente a capacidade de atrasar o início das filmagens. O cronômetro, além de ter uma câmera à prova de intempéries, permitiu que eu deixasse a câmera durante a noite para capturar o nascer do sol esperançoso na manhã seguinte. Como moro perto de Seattle, Washington, nem todas as manhãs são lindas, mas consegui capturar um nascer do sol de verão em setembro e não precisei me levantar da cama às 5 da manhã para fazer isso. NOTA:Não consegui abrir o arquivo AVI usando o Quicktime em um Mac (o aplicativo padrão) enquanto o Windows Media Player não apresentava problemas. Isso ocorreu apenas com lapso de tempo e não com vídeo normal.
Estou um pouco decepcionado com a qualidade geral da imagem. Estou habituado principalmente a apontar e fotografar Canon na linha Digital Elph e talvez isso tenha definido meu padrão muito alto. Embora a câmera possa capturar em vários tamanhos, de 14 megapixels (MP) em tamanho real a 10MP de largura a 5MP e menores, em 14MP achei a nitidez insuficiente. No geral, as imagens estavam boas, mas quando ampliadas, havia muito 'fuzz' nas imagens. Dê uma olhada nos exemplos abaixo, cortados em 100% (quando clicados).
A câmera tem a capacidade de trabalhar com cartões SD sem fio Eye-Fi e testei dois novos cartões diretamente do Eye-Fi. Fiquei desapontado ao acordar uma manhã e descobrir que meu lapso de tempo programado da noite anterior não havia terminado e, em vez disso, parou depois de apenas 10 fotos. Fiquei confuso até que mais tarde naquele dia recebi o primeiro de muitos avisos de “Erro no cartão de memória”. Eles aparecem na tela traseira e nada menos que remover a bateria irá reiniciar a câmera. Eu tive erro com as duas placas e elas pareciam surgir mais ao usar o vídeo, no entanto, elas foram experimentadas em qualquer um dos modos que usei. Como aconteceu com os dois cartões e não consegui deduzir o raciocínio, não tenho certeza se é a câmera ou o cartão (tive o recurso Eye-Fi desligado na maior parte da minha viagem). Era frustrante nunca saber se a câmera funcionaria corretamente ou congelaria em momentos vitais.
Não fiquei satisfeito com o desempenho ISO, especialmente no modo de vídeo. Abaixo está um link para um vídeo que gravei para minha filha (a câmera foi útil para manter um 'diário de vídeo' para ela enquanto eu viajava) que mostra alguns dos problemas com ruído, mesmo em situações de luz intensa. Outra coisa que mostra é o quão bem a câmera se ajusta à luz durante a gravação de vídeo, então é um pouco confuso.
Vídeo para minha filha do Nepal de Peter West Carey no Vimeo.
Amostras
Bandeiras de oração, Butão
Ama Dablam, Nepal
Punakha Dzong, Butão
ISO 80 - Condições Nubladas Externas
ISO 400 - Condições Nubladas Externas
ISO 3200 - Condições Nubladas Externas
Conclusão
Prós
Capacidade de filmar incógnito (a tela traseira pode ser completamente desligada)
Registros de trilha GPS disponíveis em formato utilizável diretamente da câmera
Luzes macro para fotos super próximas com pouca luz
As luzes do identificador de posição ajudam a alinhar autorretratos
O GPS permanece ligado quando a câmera está desligada
O recurso de lapso de tempo funciona bem e pode ser carregado rapidamente sem necessidade de edição no computador
A detecção de rosto garante a exposição adequada em situações de alto contraste
Contras
Tempo de inicialização muito longo para fazer fotos rápidas
Erros aleatórios com cartões Eye-Fi testados
Duração da bateria com GPS ativado (máximo de 8 horas)
O GPS permanece ligado quando a câmera está desligada
Os filmes com lapso de tempo não podem ser reproduzidos diretamente da câmera no Quicktime para Macs.
Em conclusão, lamento dizer que esta câmera não correspondeu às minhas expectativas. Embora tenha funcionado perfeitamente para fotos subaquáticas e o GPS tenha sido bem-vindo na minha viagem, os 'Erros de cartão de memória' e a qualidade da imagem foram as maiores decepções para mim.
No lado positivo, a câmera seria a primeira câmera perfeita para muitas crianças ou praticantes de esportes ativos. Bati na câmera e geralmente era muito mais abusivo do que seria (sem realmente testar a afirmação à prova de esmagamento passando por cima da câmera) com outra câmera. Estarei levando esta câmera quando escalar rochas ou em outras situações onde o abuso é iminente. Simplesmente não será minha primeira escolha quando a qualidade das imagens for importante.
Obtenha um preço na câmera digital à prova d'água Pentax Optio WG-1 de 14 MP com GPS na Amazon. Revisor do resumo Peter West Carey Data da revisão Item revisado Câmera GPS Pentax WG-1Avaliação do autor 2