Hoje a Leica anunciou uma variedade de câmeras e uma lente em um evento em Berlim na Alemanha – uma das quais está causando bastante agitação.
É a nova câmera Leica M-Monochrom – vale US$ 7.990 (somente corpo).
A discussão já se espalha pela web – em grande parte centrada em duas áreas:
- o preço (um debate que acontece sempre que as câmeras Leica são mencionadas)
- o fato de que esta é uma câmera em preto e branco – não há nada de cor aqui!
Eu poderia pular o debate sobre o preço, já que é antigo e, finalmente, as pessoas vão pagar por esta câmera (em face da tarde Leica parece estar tendo um ressurgimento disputar o alto preço de suas câmeras e lentes (divulgação:eu fotografo com uma Leica M9P).
Mas vamos dar uma olhada rápida na ideia de uma câmera projetada com o único propósito de fotografar imagens em preto e branco. Por que há uma necessidade de uma câmera como esta quando você pode converter imagens coloridas tão facilmente no pós-processamento e quando a outra linha M de câmeras digitais da Leica também pode fotografar em preto e branco.
Na verdade, há algum sentido por trás do que pode parecer uma ideia maluca.
A câmera Leica M-Monochrom não possui matriz de filtros na frente de seu sensor para permitir que ela colete qualquer informação de cor ao fotografar uma imagem. Os benefícios de remover essa matriz de filtros são tangíveis.
Sem entrar em detalhes técnicos, a resolução das imagens capturadas com essa abordagem deve ser um pouco melhor. O ruído também será reduzido e, como resultado, o ISO máximo desta câmera aumentou de 2.500 na M9P para 10.000 – permitindo fotografar com muito menos luz.
Então – em teoria, esta câmera deve produzir algumas imagens notavelmente nítidas, principalmente quando você a combina com uma das lentes incrivelmente nítidas da Leica!
O outro aspecto disso é que muitos fotógrafos de telêmetro Leica fotografam quase exclusivamente em preto e branco. Dê uma olhada na maioria dos fóruns e comunidades da Leica e você verá quantos atiradores da Leica serão atraídos por uma câmera como essa.
Também a palavra que emerge de Berlim daqueles que tiveram a oportunidade de fotografar com esta câmera é que ela está produzindo resultados surpreendentes. O tempo dirá, já que os modelos chegam ao mercado em agosto.
Como um atirador Leica, eu realmente não me vejo no mercado para esta câmera. Está fora do meu alcance em termos de preço neste momento e se eu tivesse esse tipo de dinheiro para gastar, estaria adicionando outra lente antes de estar no mercado para uma câmera preto e branco - no entanto, suspeito que haverá alguns que já estão fazendo seus pedidos.
A B&H Photo and Video já está listada para pré-encomenda aqui.
O que você acha da ideia de uma câmera preto e branco?