Eu não tinha ouvido falar da Induro antes do representante de relações públicas entrar em contato comigo no outono passado. Eu estava me preparando para uma viagem ao Peru e dei uma olhada na fibra de carbono e no cabeçote multidirecional e concordei. Mas no fundo da minha mente estava a pergunta:“Eu realmente QUERO tanta liberdade?”
Você vê, a cabeça do Induro PHQ-3 tem cinco planos de viagem. Estou acostumado a uma cabeça de bola que tem três. Ele também veio com dois braços de controle e um monte de níveis, enquanto eu estava acostumado a uma alavanca de travamento principal e nenhum nível (exceto um nível de bolha na sapata da minha câmera). Para ser honesto, a unidade parecia um exagero para uma viagem de 13 dias ao Peru. Parecia mais adequado para o uso de vídeo.
Abrindo minha mente para experimentar coisas novas, concordei e carreguei o tripé e o tripé de fibra de carbono Induro PHQ-3 e CT-214 comigo de Seattle a Lima, Cusco a Machu Picchu, à floresta tropical e de volta para casa. Aqui estão minhas impressões de seu uso na natureza.
Especificações
Tripé de fibra de carbono CT-214
Material: Fibra de carbono
Carga máxima: 26,4 lb (12 kg)
Altura máxima (ângulo de perna de 24°) com coluna estendida: 61,2 pol. (1555 mm)
Altura máxima (ângulo da perna de 24°) com coluna retraída: 52,6 pol. (1335 mm)
Altura mínima (ângulo da perna de 24°) com coluna retraída: 19,1 pol. (486 mm)
Altura mínima (ângulo da perna de 80°) com coluna curta: 5,9 pol. (150 mm)
Comprimento dobrado: 20,9 pol. (530 mm)
Número de seções de perna: 4
Tipo de trava de perna: Punhos de travamento resistentes à umidade e poeira
Pernas Independentes: Sim, com três paradas de posição
Coluna central: Ranhura-rápida
Pés pontiagudos: Removível – Incluído
Tamanho da rosca do cabeçote: 1/4"-20 e 3/8"-16
Peso: 3,3 libras (1,5 kg)
Chefe PHQ-3
Carga máxima: 35,2 libras (16 kg)
Altura: 4,7 pol. (120 mm)
Largura incluindo alças: 7,4 pol. (187 mm)
Intervalo de inclinação: +90°/-15° Frente; +90°/-45° Lado
Controle de arrastar: Não
Intervalo de visão panorâmica: 360° no eixo fixo e variável
Bloqueio panorâmico separado: Sim, dois
Sistema de liberação rápida (QR): Cauda de andorinha (compatível com o estilo Arca-Suíço)
Nível de bolha: Sim, cinco
Tamanho da rosca de montagem na cabeça: 1/4"-20 (com placa QR fornecida)
Tópico de montagem de base: 3/8″-16
Peso: 2,2 libras (1 kg)
Comprimento incluindo alças: 8 pol. (202 mm)
Diâmetro da base: 2,7 pol. (68 mm)
No mundo real
Meu motivo para escolher essa combinação foi simples:eu ia viajar com ela. Enquanto a série CT de tripés vem em comprimentos mais longos, o 214 foi o meu melhor em termos de capacidade de empacotamento (eu costumo levar apenas bagagem de mão, então 22 ”é sobre o meu comprimento máximo permitido) e sobre toda a altura quando estou a 6 pés 1” e quero um tripé que não me faça curvar muito. Embora não seja perfeito em termos de altura, fiquei feliz em me curvar um pouco para economizar peso e garantir que o tripé pudesse ser carregado em um avião comigo. Não ouso testar a resistência da fibra de carbono contra os carregadores de bagagem, pois era um item emprestado.
A cabeça do PHQ-3 é alta. Como você pode ver acima, é praticamente 5 ”de altura e para embalagem é bastante alto. Ainda assim, os braços balançam (é preciso mexer um pouco nas primeiras vezes para alinhá-los corretamente, mantendo a cabeça travada) e podem ser presos com uma alça ou elástico. A unidade vem com uma placa padrão Acra-Swiss e qualquer placa funcionará com esta unidade.
Eu só testei o tripé e a cabeça de quatro semanas na estrada e ele teve um desempenho excepcional. Fiquei satisfeito com a suavidade do panning depois de me acostumar a usar os braços para essa ação com um DLSR conectado. Não há muito a ser dito sobre as pernas do tripé CT-214, pois são travas de torção padrão com pés de borracha. Eles funcionam sem problemas.
O tripé tem um gancho no meio para prender uma bolsa ou parte do peso para ajudar a estabilizar a unidade, pois as pernas são bastante leves (pesam apenas um quilo a mais que a cabeça!). Nunca precisei usar esse gancho, pois não estava em ventos fortes ou ângulos oblíquos. Para terreno principalmente plano e uma pequena colina, o tripé parecia bem equilibrado.
A cabeça é incrível com cinco níveis para ajudar a garantir que você entenda as coisas. Nem todos são usados ao mesmo tempo, mas eu usei constantemente o nível base para configurar uma foto. Cada movimento da cabeça tem uma escala marcada para ajudar a tornar as panorâmicas e inclinações repetíveis.
Inverter a cabeça no tripé foi fácil, mas foi necessário remover o gancho na parte inferior do poste principal. Uma vez montada, a cabeça, com corpo de câmera de tamanho normal e punho de força, ainda era capaz de limpar o chão da floresta para eu fotografar algum lapso de tempo de formigas cortadeiras em ação. Nesta posição, os braços de controle às vezes atrapalhavam quando eu girava a cabeça e eles atingiam as pernas do tripé. Mas, como você pode ver na imagem à direita, poder dobrar esses braços ajudou.
De vez em quando eu tinha um problema ao prender os braços de controle, pois os parafusos são levemente carregados por mola. Eu os empurrava para dentro e achava que os fios haviam se agarrado, depois começava a girar, apenas para descobrir que não estava fazendo contato. Este é um problema de sensação que demora um pouco para se acostumar, mas é um problema menor e não me impede de recomendar o tripé.
Abaixo você encontra um vídeo rápido com cinco panelas executadas com o tripé. Eu não sou o operador mais tranquilo do mundo quando se trata de vídeo em uma DSLR, então sua habilidade pode ser melhor ou pior.
Conclusão
Devolver a cabeça do Induro PHQ-3 e o tripé CT-214 tocou meu coração. Em nossas curtas semanas juntos, viajando pelo Peru, nos unimos. Eu queria muito manter o tripé por perto e seguirei a rota Induro com minha próxima compra de tripé. Apreciei a qualidade de construção que encontrei e a robustez dos materiais.
O peso leve do tripé de fibra de carbono e sua relativa robustez me impressionaram. Lembre-se que eu estava vindo de uma unidade de alumínio Bogen de 15 anos com conexões de ferro fundido. Sua apreciação do peso pode variar. Posso escolher uma cabeça diferente para minhas próprias situações de tiro, mas o PHQ-3 é um concorrente sério. Posso ver facilmente pegar a cabeça para o trabalho local onde a embalagem não é um problema. Ter que remover a cabeça para que não fosse danificada em trânsito era um pequeno aborrecimento e os braços de controle a tornavam um tamanho estranho para embalar. Ainda assim, o pensamento colocado em fazer os braços balançarem para baixo (e prendê-los com um elástico) funcionou bem para mim.
Em uso, ambas as unidades eram confortáveis e fáceis. Demora um pouco para se acostumar com a quantidade de ajustes que podem ser feitos com o PHQ-3 (“Eu giro primeiro neste eixo ou naquele?”), então dê a si mesmo tempo para entender como usar melhor a unidade quando as condições são menos do que ideais, como no frio ou no escuro. Revisor do resumo Peter West Carey Data da revisão Item revisado Cabeça Induro PHQ-3 e Tripé CT-214 Classificação do autor 4