Houve muita empolgação recentemente quando a Canon lançou sua EOS 5D Mark III, que atendeu a muitos “desejos” que surgiram do modelo Mark II anterior e, embora não substituindo a câmera anterior, a recém-chegada ainda manteve a empolgação.
Da mesma forma, eu sinto, com a Canon EOS 650D/Rebel T4i:evolução não revolução!
A câmera de revisão parecia ser nova e não arrancada pelas luvas gordurosas de um revisor anterior. Desculpe caras! Mas obrigado!
A câmera foi vestida para matar com a lente f3.5/18-135mm IS STM:um alcance de zoom útil.
Recursos da Canon EOS 650D/Rebel T4i
Tendo tido uma série de digicams de apontar e disparar em minhas mãos recentemente, fiquei surpreso a princípio com a facilidade de uso da 650D.
O dial de modo carregava todas as configurações usuais — automático, Programa AE, prioridade de obturador e abertura mais manual; depois, há posições para ações automáticas inteligentes e criativas, bem como comandos diretos para paisagem, close-up, esportes etc. Como você pode ver, a câmera é operável para muitas situações sem a necessidade de acessar o menu localizador.
A parte traseira da câmera tem mais alguns botões, levando você às configurações de AF, compensação de abertura, reprodução, exibição ao vivo etc. Não há uma floresta de controles para confundir o recém-chegado para que a câmera possa ser rapidamente agarrada e implantada sem muito barulho ou preparação. É claro que existe um extenso sistema de menus para abrir as portas para a criação de imagens mais sofisticadas.
Manipulação? A câmera fica bem na mão e não é um monstro volumoso. Uma comparação:a EOS 5D Mark III é aproximadamente um quinto maior no geral e pesa mais de 50% a mais. Bastante diferença!
É só quando você sabe que a construção do corpo emprega aço inoxidável e resina de policarbonato com fibra de vidro em sua composição que você percebe como a redução de peso foi alcançada. Dito isto, quando a lente 18-135mm foi colocada, a câmera ficou visivelmente pesada para a frente.
A câmera pode extrair 18 megapixels de imagem estática, o que significa que o tamanho máximo de imagem de 5184×3456 pixels pode levar a uma impressão de 41x29cm – ou uma bagunça no corte de imagem! Não bata!
Filmes? 1920×1080 Full HD está integrado, capturado em MPEG4 e gravado em um cartão SD de pelo menos classificação Classe 6. Um cartão de 4 GB armazenará 11 minutos de vídeo em resolução total; a câmera pode gravar uma sequência de vídeo de 29 minutos e 59 segundos de duração máxima em uma resolução mais baixa.
No modo de filme, você pode ajustar o AF pressionando levemente o botão do obturador ou o sistema da câmera fará isso por você; na realidade, talvez seja melhor deixar o foco como está. Não, você não pode tirar fotos enquanto grava um vídeo.
Eu normalmente faço vídeos com uma DSLR segurando a câmera na altura da cintura, inclinando o vari-angle finder para cima para visualizar. Você pode notar que alguns tiros no meu teste estão fora de nível. Por quê? Para inclinar o LCD para cima, ele deve ser girado para o lado; isso foi o suficiente para me dar uma impressão equivocada de nível. Cuidado com o mesmo efeito!
A tela LCD de ângulo variável da tela sensível ao toque agradará a muitos, pois gira 175 graus lateralmente e gira 180 graus em um arco vertical. Com a tela sensível ao toque, você pode tocar o rosto de uma pessoa e a câmera permanecerá focada nela enquanto ela permanecer na foto. O foco por toque também pode ser usado no modo de vídeo, porém os efeitos do AF contínuo só serão alcançados com o uso de uma lente STM. As lentes STM oferecem outro benefício na gravação de vídeo com ruído reduzido quando o AF está funcionando.
O sistema AF usa uma matriz de tipo cruzado de nove pontos para foco, juntamente com um ponto cruzado duplo no centro, permitindo uma focagem mais rápida e precisa ao usar lentes f/2.8. Dois sistemas de focagem diferentes - detecção de fase e detecção de contraste - foram usados para fornecer desempenho de focagem rápido, uma grande ajuda na captura de fotos e, ainda mais notavelmente, na captura de filmes.
Se você precisar de disparo contínuo, a taxa máxima é de 5 fps úteis.
Testes ISO Canon EOS 650D/Rebel T4i
Somente quando o valor ISO atinge 6400 você vê alguma deterioração na imagem na forma de aumento de ruído, mas sem perda de nitidez. Na ISO 12800, a configuração pode ser adequada para alguns assuntos, mas não para todos.
Por que você compraria a 650D/T4i :fácil de usar; preço razoável; câmera poderosa com excelente captura de vídeo (mas veja abaixo).
Por que você não faria :estabilizador não muito eficaz na gravação de vídeo com saliências semelhantes às encontradas ao caminhar com a EOS 5D Mark III.
Uma câmera muito econômica. Bem configurado, fácil de usar.
Especificações da Canon EOS 650D
Sensor de imagem :18 milhões de pixels efetivos. Medição :multizona, central ponderada, spot, parcial. Montagem da lente :Canon EF/EF-S. Modos de exposição :Programa AE, prioridade de obturador e abertura, manual. Tamanho efetivo do sensor :22,3 × 14,9 mm CMOS. Fator de lente SLR 35 :1,6x. Velocidade do obturador (fotos) :30 a 1/4000 segundo e Bulbo; Sincronização X em 1/200 seg. Foto contínua :5 fps. Memória :Cartões SD/SDHC/SDXC. Tamanhos de imagem (pixels) :Stills:5184×3456 a 480×480. Filmes :1920×1080 (30p/25p/24p), 1280×720 (60p/50p), 640×480 (30p/25p). Visor :Tela ótica mais LCD de 7,6 cm (1.040.000 pixels). Formatos de arquivo :JPEG, RAW, JPEG+RAW, MPEG4. Espaço de cores :sRGB, Adobe RGB. Sensibilidade ISO :Automático, 100 a 25.600. Interface :USB 2.0, mini HDMI, EyeFi, microfone, controle remoto. Poder :Bateria de íon de lítio recarregável, entrada DC. Dimensões :133x100x79 WHDmm. Peso :575 g (bateria incluída). Preço :Obtenha um preço na Canon EOS 650D/Rebel T4i Revisor do resumo Barrie SmithData da revisão Item revisado Canon EOS 650D/Rebel T4i Classificação do autor 4