>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão da Sony Cyber-Shot RX1




Ao analisar a antecessora direta desta câmera, a RX100, observei que a afirmação da Sony de que era “A melhor câmera de bolso já feita” era um pouco íngreme. Parte do meu ceticismo foi a afirmação da empresa de que seu sensor era consideravelmente maior do que o resto da multidão…. Na realidade, a figura diagonal do CMOS media apenas 15,8 mm, repleta de 20,2 milhões de pixels efetivos.

Mas, com o RX1, começamos a falar de números reais.

Claro, o preço pedido chega a cerca de US $ 3.000.

Mas, verifique as especificações!






Recursos da Sony Cyber-Shot RX1


O sensor CMOS está dentro de um bigode de morcego de um quadro completo de 35 mm, de modo que a lente fixa f2/35 mm Carl Zeiss Sonnar T* oferece uma imagem de quadro completo.

Reivindicação justificável :“primeira câmera compacta do mundo com sensor full-frame de 24,3 megapixels efetivos de 35 mm.

Em tamanho, está próximo de muitos outros compactos de ponta, como o LX7 da Panasonic, Nikon 1 V2, Fujifilm X-Pro1 e outros.

Com o RX1 entramos no território de Cartier-Bresson enquanto ele patrulhava as ruas de Paris com uma Leica e uma lente 50mm. Ele cobriu a câmera cromada com fita preta ou até mesmo um lenço para escondê-la. Com o RX1 você não precisa disfarçar, pois já vem com acabamento em preto!
Então é um certo tipo de câmera para certos tipos de fotografia.

Não é esporte! No entanto, a ação rápida pode ser capturada com sucesso com a velocidade de disparo contínuo de 5 fps. Apenas mantenha o assunto por perto!


Perfeito para fotos de pessoas. Funciona extremamente bem para fotografar panorâmicas, graças ao excelente recurso Sweep Panorama da Sony. Cenários? Sim.



Assuntos macro? Sim, mas 35 mm está longe de ser ideal como uma distância focal macro, especialmente porque a distância da câmera ao assunto precisa ser de apenas 20 cm do plano da imagem.


No entanto, gostei bastante do arranjo com o anel frontal da lente:rolável de 0,2m a 0,35m macro para uso geral de 0,3m ao infinito.

A imagem máxima é de 6000×4000 pixels que podem ser impressas em 51x34cm com resolução de 300 dpi.



Vídeo? Sim. AVCHD Full HD 1920x1080m pode ser gravado. Enquanto as faixas AF são vendidas em movimento, você não pode tirar fotos no meio da gravação de vídeo.

O intervalo ISO vai de 50 a 25.600 (usando o modo expandido).

Manuseio


Direto da caixa, o RX1 é uma fera bonita, com controles externos claramente identificados com texto branco grande, fácil de ver mesmo com pouca luz.

A câmera parece surpreendentemente pesada na mão, mas bem equilibrada. De bolso, quase. Mas eu poderia ter desejado uma aderência de velocidade maior.

Depois de brincar com um arquivo HTML das instruções, acabei obtendo um arquivo PDF do manual.

O pequeno livreto de 74 páginas, que acompanha a câmera, serve como "manual"... mas com letras minúsculas, ilustrações minúsculas, páginas apertadas... impossível!

Controles


Na frente da câmera e à esquerda há um botão de três posições que leva você do foco automático para o manual, além de outra configuração que permite direcionar o foco automático e manual ao mesmo tempo ... você usa o automático para começar e depois ajusta com o manual. Essas opções são selecionáveis ​​com uma pequena roda serrilhada que é um diabo para girar!

Convés superior :o seletor de modo de onze posições tem a maior parte do que é necessário para acionar a câmera:exposição automática; PASM; Modos de cena (retrato, esportes etc… sete ao todo); três configurações de memória predefinidas; filmagem; panorama de varredura. E um botão C (Personalizado):para isso você atribui funções personalizadas como ISO, balanço de branco etc.

A alavanca de alimentação e o botão do obturador estão ao lado. Mais à direita está o seletor de compensação de exposição de três f stop up/down.


Voltar :botões de menu e Fn; o botão de gravação de filme, que fica impossivelmente localizado no canto direito extremo do corpo da câmera; roda de controle; botões de exibição e lixo; botão flash. Além do botão AEL:nas configurações de abertura ou manuais, você mantém esse botão pressionado e ajusta manualmente a abertura na própria lente. Organizado.

Testes ISO da Sony Cyber-Shot RX1
















Câmeras como essa não são ideais para disparos de teste ISO devido à sua incapacidade de se afastar com uma distância focal longa. No entanto…

Em ISO 3200, o ruído começa a aparecer. Por nitidez ISO 6400 ainda está OK, ruído não censurável. Na ISO 12800, o ruído aumenta, mas a nitidez ainda é aceitável. Como seria de esperar, a ISO 25600 oferece mais ruído, menos nitidez, mas ainda utilizável.

(inserir Boliche 1 ISO 800, Boliche 1 ISO 25600)




Confira minhas fotos na pista de boliche.

Tempos de inicialização


Da inicialização ao primeiro tiro levou cerca de dois segundos; mais tiros vieram o mais rápido que pude apertar o botão.

Distorção


Distorção de barril muito leve com a lente de 35 mm. Estranho, em uma óptica tão altamente corrigida.

Veredito da revisão da Sony Cyber-Shot RX1


Qualidade :captura de cores excelente, nítida e precisa.

Por que você compraria o RX1 :lista completa de recursos; lente agradável; fácil de usar.

Por que você não faria :preço pesado; pode ser confuso para o novato; com uma câmera de alta especificação, senti que a tela LCD era muito pequena (e também não era um ângulo variável!); qualidade de vídeo não tão boa quanto eu esperava.

Alguns acharão o RX1 perfeito para suas necessidades. Outros o acharão limitante. É realmente um caso de cavalos para cursos. Bem-vindo a uma câmera especializada e finamente projetada!

Se o crachá dissesse 'Leica' não haveria um murmúrio no bilhete de alto preço! Mas com o apelido da Sony, tenho certeza, haverá alguma resistência do comprador. Lente superior embora!

Usar uma câmera com uma lente fixa de 35mm requer alguma disciplina. Como disse, um cavalo muito preciso para um percurso muito definido!

Especificações da Sony Cyber-Shot RX1


Sensor de imagem :24,3 milhões de pixels efetivos.
Medição :Multisegmento, ponderado ao centro, spot.
Lente :Carl Zeiss Sonnar T* f2.0/35mm.
Processamento de A/D :14 bits.
Modos de exposição :Programa AE, prioridade de obturador e abertura, manual.
Tamanho efetivo do sensor :35,8×23,9mm Exmoor CMOS.
Velocidade do obturador (fotos) :30 a 1/4000 segundo e Lâmpada.
Foto contínua :2,5/5 fps.
Memória :Cartões SD/SDHC/SDXC, Memory Stick Pro Duo.
Tamanhos de imagem (pixels) :Stills:6000×4000 a 2640×1488.
Filmes :1920×1080 (AVCHD), 1440×1080 (MPEG4), confira!!!.
Visor :Tela LCD de 7,5 cm (1.229.000 pixels).
Formatos de arquivo :JPEG, RAW (Sony ARW 2.3), JPEG+RAW, MPEG4, AVCHD.
Espaço de cores :sRGB, Adobe RGB.
Sensibilidade ISO :Automático, 100 a 25600.
Interface :USB 2.0, mini HDMI, Eye-Fi.
Poder :Bateria de íon de lítio recarregável, entrada DC.
Dimensões :113x65x70 WHDmm.
Peso :482 g (bateria incluída).
Preço :Obtenha um preço na Sony Cyber-Shot RX1 na Amazon.
Revisor do resumo Barrie SmithData da revisão Item revisado Sony Cyber-Shot RX1Avaliação do autor 4