>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Como fazer um Pod de Terra DIY


Já escrevi anteriormente sobre a importância de descer ao nível dos olhos ao fotografar a vida selvagem. Quando o nível dos olhos significa o nível do solo, pode ser estranho apoiar sua câmera enquanto também se apoia e tenta manter seu equipamento limpo.

A maioria dos tripés permite que você fique bem baixo abrindo as pernas o máximo possível, muitos abrindo totalmente para que o tripé fique rente ao chão. Embora isso seja muito funcional, pode ser bastante complicado de manusear, especialmente se você estiver tentando fazer uma panorâmica com o assunto ou se tiver que se mover para seguir o assunto.

Uma opção para superar isso é o que é conhecido como pod de terra. É uma placa/bandeja com bordas viradas para cima, na qual você conecta sua câmera ou, para maior flexibilidade, parafusa a cabeça do tripé. Ele suporta sua câmera a apenas alguns centímetros do solo, oferecendo proteção contra respingos de água ou areia/lama, enquanto permite fácil movimentação em todas as direções.

Pod de solo concluído. Você pode ver que estou usando uma cabeça esférica para prender minha câmera na frigideira.

As opções comercialmente disponíveis são bem caras (aproximadamente £80/$100 US), então decidi tentar fazer as minhas próprias. Eu de forma alguma afirmo ser a primeira pessoa a fazer isso, mas pensei em compartilhar como é feito para ilustrar como é fácil criar seu próprio suporte de câmera de baixo nível.

Você vai precisar de:
  1. Uma frigideira barata – aproximadamente 10-12” de diâmetro. Você pode escolher o diâmetro da frigideira que mais lhe convier, mas uma frigideira mais larga oferecerá mais suporte, especialmente para lentes telefoto volumosas. É uma boa ideia que a panela tenha aproximadamente 1-1,5" de profundidade - qualquer profundidade torna o ajuste da cabeça do tripé mais difícil, qualquer mais raso oferece menos proteção contra respingos de água, lama ou areia.
  2. Um parafuso de cabeça cilíndrica de 3/8”, aproximadamente ½” de comprimento. Um parafuso de cabeça 'redonda' ou 'treliça' é preferível. Se a panela for grossa o suficiente, uma cabeça rebaixada seria ideal, no entanto, panelas baratas são normalmente muito finas para tornar isso prático. Os parafusos de tamanho imperial são difíceis de encontrar nas lojas de ferragens do Reino Unido, então isso pode envolver algumas pesquisas na Internet.
  3. Uma cabeça de tripé. Isso é tecnicamente opcional, mas preferível e estou escrevendo este post com o uso de uma cabeça de tripé em mente. Uma cabeça esférica barata pode ser encontrada no eBay e será um bom compromisso entre tamanho e flexibilidade. Você não quer nada muito alto (derrota o ponto de tentar ficar tão baixo) ou qualquer coisa com alavancas muito largas (pode ser um ajuste estranho dentro da panela). Se você não tiver uma cabeça de tripé para usar, tente usar alguns blocos de madeira para atuar como um riser para garantir que a lente limpe a borda da panela)
  4. Uma furadeira elétrica para fazer um furo grande o suficiente para o parafuso de 3/8".
  5. Uma chave sextavada/chave Allen do mesmo tamanho que o soquete no parafuso sextavado.
  6. Uma porca borboleta para aparafusar no parafuso quando a panela não estiver em uso para que você não perca o parafuso. Qualquer tipo de porca funcionaria, mas uma porca de vento é grande o suficiente para ser difícil de perder e fácil de usar com as mãos frias!

Esquerda:Frigideira com a alça removida, mostrando o suporte rebitado. Esquerda:Um parafuso sextavado de 3/8".

A construção do pod de terra é muito simples:
  1. Primeiro, remova a alça da frigideira. Ele deve ser facilmente desparafusado da panela, e removê-lo tornará a forma menos difícil de guardar. Você pode ficar com um pequeno suporte rebitado ao qual a alça foi parafusada, mas isso é um local conveniente para prender a frigideira na bolsa da câmera usando um mosquetão, para evitar que você precise carregá-la à mão.
  2. Vire a panela de cabeça para baixo e use a furadeira para fazer um buraco no centro da panela. Não aplique muita força para baixo ao perfurar; caso contrário, você acabará deformando o centro da panela, o que significa que a cabeça do tripé não se encaixará rente à base da panela.
  3. Depois que o furo for perfurado, vire a panela de volta e use a chave sextavada para aparafusar o parafuso na panela e na cabeça do tripé.

E é isso! Simples.

Você vai querer garantir que o pan realmente suporte sua câmera e lente sem tombar antes de colocá-lo em uso. Se você escolher uma panela larga o suficiente, isso não deve ser um problema.

Quando estiver em uma praia ou em um campo, você descobrirá que usar um pod de solo para apoio torna a descida muito mais fácil, ao mesmo tempo em que tem alguma confiança de que seu equipamento de câmera permanecerá livre de areia, lama e água. A panela também é muito mais leve do que a maioria dos tripés, o que significa que você pode carregar menos peso quando estiver em sua próxima sessão de fotos da vida selvagem.

Se você já possui uma cabeça de tripé adequada, este projeto não deve custar muito mais do que o preço de uma frigideira barata e é uma ótima maneira de apoiar sua câmera no nível do solo para aqueles retratos poderosos e íntimos da vida selvagem.

(Obrigado a Rob Cain por tirar a foto do meu equipamento no pod de terra completo, acima)