A fotografia de paisagem é muitas vezes sinônimo de lentes grande angulares, elementos de primeiro plano estrategicamente posicionados e todas as vistas abrangentes que se estendem do muito próximo ao muito distante. Não há dúvida de que usar essa abordagem pode criar imagens maravilhosas que conduzem o espectador através de uma grande paisagem, mas também há mérito em adotar uma abordagem diferente e usar uma lente telefoto.
Esta fazenda ondulada foi isolada usando uma distância focal equivalente a 280mm, f/13, 1/200s, ISO 200, usando um tripé
Muitas vezes, ao fotografar uma paisagem, há um elemento específico da cena que chamou sua atenção e fez você querer capturar a imagem. Com uma lente telefoto, é possível isolar esse elemento-chave e trazê-lo para o primeiro plano da composição, em vez de deixá-lo se perder entre as outras distrações introduzidas ao fotografar com grande angular. Você descobrirá que uma lente telefoto também comprimirá a perspectiva da paisagem, aproximando objetos distantes, dando uma sensação de escala diferente ao usar uma lente grande angular.
A abordagem adotada para fotografar paisagens com uma lente telefoto é semelhante ao uso de uma lente grande angular, embora haja algumas considerações adicionais. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo ao longo do caminho:
1.
Composição: Procure uma característica forte da paisagem e tente isolá-la dentro do quadro, deixando de fora elementos desnecessários que prejudicam a composição, por exemplo, o céu – muitas vezes sentimos a necessidade de incluir o céu dentro das imagens da paisagem, mas se não não adicionar interesse significativo, ou prejudicaria o elemento principal, por que não deixá-lo de fora?
2.
Suporte robusto: Você vai querer usar um tripé resistente para garantir que você possa fotografar sem sofrer com a trepidação da câmera. As lentes telefoto são muito sensíveis ao menor movimento, portanto, um suporte sólido é fundamental para capturar imagens nítidas. Se fotografar na mão, uma boa regra é apontar para uma velocidade do obturador mais rápida que '1/distância focal' para evitar trepidação da câmera, no entanto, dependendo da luz disponível, isso nem sempre é possível, daí a recomendação de um tripé.
3.
Tremido da câmera: Utilize o 'bloqueio de espelho' ou um disparo remoto do obturador (mesmo ambos) para reduzir ainda mais as chances de vibrações. Quando o obturador é pressionado, o movimento do espelho pode introduzir vibrações que podem causar perda de nitidez, de modo que o recurso de 'bloqueio do espelho' (encontrado nos menus da maioria das DSLRs) introduz um pequeno atraso entre levantar o espelho e abrir o obturador.
4.
Estabilização de imagem: Desligue todos os recursos de estabilização de imagem na lente ou no corpo da câmera. Esse recurso no qual você confia ao fotografar com a câmera de mão pode realmente apresentar trepidação da câmera se for deixado quando a câmera estiver montada em um tripé e, ao usar uma lente telefoto, esses movimentos serão exagerados e resultarão em uma imagem mais suave.
Uma paisagem toscana capturada usando uma distância focal equivalente a 120 mm
5. Seleção de abertura: Esteja ciente da abertura ideal necessária para capturar a cena com foco nítido. Quando o assunto está distante, uma grande profundidade de campo pode ser facilmente alcançada (mesmo com uma lente telefoto), então considere usar aberturas dentro do 'ponto ideal' de sua lente (normalmente f/8 a f/11).
6. Filtros: Se você optar por incorporar o céu em uma paisagem de telefoto, poderá descobrir que o alcance dinâmico da cena é maior do que sua câmera pode capturar em uma foto. Normalmente, você pode usar filtros de densidade neutra graduados para superar isso, no entanto, é mais do que provável que o diâmetro de sua lente grande angular seja diferente de sua lente telefoto, o que significa que você pode não ter o tamanho de anel de filtro apropriado para usar com sua telefoto lente. Os anéis adaptadores são bastante baratos para comprar e manter na bolsa da câmera, caso contrário, pense em capturar exposições entre colchetes (expostas corretamente para o céu e a terra) para misturá-las mais tarde.
Um panorama costurado a partir de 7 imagens tiradas a uma distância focal equivalente a 100 mm.
7. Panoramas: As lentes telefotos são ótimas para capturar panoramas, pois há muito pouca distorção devido à distância focal. Isso significa que você pode ampliar ainda mais um recurso dentro da paisagem e capturar várias imagens para unir em uma imagem panorâmica (mesmo que o campo de visão final possa não ser tão amplo).
Ver composições que funcionam com uma lente telefoto pode ser um desafio inicialmente, mas não demorará muito para que você comece a isolar elementos da paisagem em sua mente. Um bom exercício é sair e desafiar-se a fotografar paisagens apenas com a sua teleobjetiva. Você descobrirá que a mudança de distância focal pode ser refrescante, pois até mesmo as paisagens locais podem ser transformadas em algo desconhecido quando vistas através de uma lente telefoto.