Ao longo dos anos, tive várias câmeras digitais como esta e cada uma foi muito útil. Estoure no bolso. Puxe-o para fora. Atirar. E aproveitar.
No entanto, nos últimos 2-3 anos, eles se tornaram feras realmente temíveis com especificações técnicas que soam com poder.
Não apenas esses recém-chegados podem gravar fotos grandes e grandes, mas alguns têm alcances de zoom enormes e todos podem gravar vídeos em Full HD.
Então, quem precisa de uma DSLR ou MILC?
Este pequeno número da Panasonic é um bom exemplo de poder de tiro, mas com uma certa sutileza.
Recursos Panasonic Lumix DMC-LF1
A lente, em particular, grita qualidade:um zoom f2 Leica DC Vario-Summicron 7.1x que equivale a uma óptica 35 SLR de alcance de 28-200 mm. A única desvantagem é que você não pode aproveitar o f2 completo em toda a faixa de zoom; logo encolhe para f5.9. Mas isso significa que você pode desfrutar de efeitos de foco limitados na abertura f2.
Esta foto foi feita em full wide no zoom e em f2. Observe a profundidade de campo limitada.
No entanto, seria fácil perder o recurso de destaque deste diminuto criador de imagens:ao lado da grande tela LCD de 7,6 cm na parte traseira da câmera, há também uma tela eletrônica escondida no canto superior esquerdo da câmera (vista da parte traseira) . Isso vai ganhar muitos corações!
O LF1 oferece conectividade Wi-Fi para que os usuários possam conectar a câmera ao smartphone ou tablet com um toque para compartilhar uma imagem. Você também pode usar um smartphone ou tablet como um obturador remoto com um monitor.
O CMOS captura um tamanho máximo de imagem de 4000×3000 pixels, o suficiente para fazer uma impressão de 34x25cm.
O vídeo pode ser filmado nos formatos AVCHD ou MEG4 com qualidade Full HD 1920×1080 pixels. Você pode tirar fotos no meio da gravação de vídeo em um tamanho reduzido. Se você filmar em AVCHD, o tempo máximo de gravação é de 29 minutos e 59 segundos.
O layout de controle é muito simples:
O deck superior possui o visor mencionado anteriormente, com ajuste dióptrico; depois há o seletor de modo com posições para auto inteligente, PASM, dois modos personalizados, fotografia panorâmica, modos de cena (16 no total) e controle criativo com 11 configurações, incluindo retro, velhos tempos, tecla alta e baixa etc.
Os panoramas podem ser fotografados lateral e verticalmente da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, para cima ou para baixo e costurados na câmera. Com a função de panorama criativo, você pode aplicar efeitos de filtro retrô, expressivo, alto ou baixo, etc. A câmera não fotografa panorâmicas horizontalmente com a câmera na vertical, ao contrário de algumas outras câmeras … principalmente as da Sony.
Ao lado do seletor de modo está o botão do obturador definido na alavanca para zoom; o interruptor de alimentação está na extremidade direita.
Traseira :na extrema esquerda está o botão para alternar da tela traseira para o visor da torre; o próximo é o botão WiFi.
Abaixo dele está o botão de gravação de vídeo, protegido contra disparos acidentais por uma camada protetora de couro sintético; adjacente é a função e botões de repetição.
Abaixo está o seletor de controle de quatro vias com posições para disparo macro, compensação de exposição, opções de flash e temporizador contínuo/automático. O botão de menu é central.
Abaixar ainda é um botão para opções de exibição e outro para a lixeira.
No geral, um bom layout, mas que é muito decepcionado por todo o texto de identificação ser muito pequeno, impresso em off-white e quase impossível de ler com pouca luz. Por que não texto branco?
Toque no botão Função e você terá acesso a uma ajuda bastante inovadora:um Guia de Composição que facilita tirar uma foto com boa composição, escolhendo entre uma variedade de exemplos na tela:Deslocamento da Regra dos Terços, Linhas Diagonais, Túnel etc. Uma grande ajuda para aqueles assediados com pouca perspicácia visual. É improvável que evite cortar cabeças ou pés... mas pelo menos suas fotos serão visualmente equilibradas!
Distorção
Nenhuma distorção evidente nas extremidades ampla ou tele do zoom.
Inicialização
Em dois segundos da inicialização, você pode disparar o primeiro tiro; follow-ons quase tão rápido quanto você pode apertar o botão.
Testes ISO Panasonic Lumix DMC-LF1
Somente na ISO 3200 o ruído se tornou aparente. Na ISO 6400, a qualidade geral diminuiu, enquanto o ruído aumentou e artefatos estranhos apareceram. Utilizável? Pode ser.
Na ISO 12800 o tiro era inutilizável.
(inserir Marina)
Veredicto de revisão da Panasonic Lumix DMC-LF1
Qualidade :média. Por que você compraria :alcance de zoom pequeno e suficiente para a maioria dos propósitos; fotografe arquivos RAW. Por que você não faria :A tela LCD não é de ângulo variável.
Um ótimo pequeno número para fotografia fácil e de alta qualidade. Disponível em prata ou preto.
Especificações Panasonic Lumix DMC-LF1
Sensor de imagem :12,1 milhões de pixels efetivos. Medição :Multi zona, central ponderada, spot. Lente :Leica DC Vario-Summicron f2.0-5.9/6.0-42.8mm (28-200mm como equivalente a 35 SLR). Modos de exposição :Automático, Programa AE, prioridade de obturador e abertura, manual. Tamanho do sensor :15mm CMOS. Velocidade do obturador (fotos) :60 a 1/4000 segundo. Foto contínua :10 fps. Memória :SD/SDHC/SDXC mais 87 MB de memória interna. Tamanhos de imagem (pixels) :Stills:4000×3000 a 640×360. Filmes :1920×1080, 1280×720, 1440×1080 e 640×480. Visor :Tela LCD de 7,6 cm (920.000 pixels). Formatos de arquivo :JPEG, RAW, JPEG+RAW, MPO (3D), AVCHD, MPEG4. Espaço de cores :sRGB, Adobe RGB. Sensibilidade ISO :Automático, 80 a 12800 (com aumento). Interface :USB 2.0, mini HDMI, Wi-Fi. Poder :Bateria de íon de lítio recarregável, entrada DC. Dimensões :103x62x28 WHDmm. Peso :192 g (bateria incluída). Preço :Obtenha um preço na câmera digital Panasonic Lumix DMC-LF1 de 12 MP (branca) ou Panasonic Lumix DMC-LF (preta). Revisor do resumo Darren RowseData da revisão Item revisado Panasonic Lumix DMC-LF1Avaliação do autor 2