No nível mais básico, tudo o que você precisa para tirar fotos de paisagens é uma câmera e um local. Uma das razões pelas quais a fotografia de paisagem é tão popular é que ela é tão acessível, sem a necessidade de corpos de câmera mais novos ou lentes mais caras. Você pode pegar qualquer DSLR de nível básico e lente de kit e ser capaz de criar ótimas imagens de paisagem.
No entanto, existem algumas ferramentas extras que, se incluídas na bolsa da câmera, ajudarão você a melhorar sua fotografia de paisagem em termos de técnica e imagens resultantes. Abaixo está uma seleção de acessórios que os fotógrafos de paisagem sérios não saem de casa sem e a maioria é mais barata que uma lente de kit básico.
1. Tripé
Este tem potencial para ser o item mais caro desta lista, mas é provavelmente o acessório mais importante para todo fotógrafo de paisagem. Eles vêm em todos os pesos e tamanhos e, portanto, custam, no entanto, um tripé pode ser a chave para garantir que você possa capturar imagens de paisagens nítidas. Muitas fotografias de paisagens são capturadas no início e no final do dia, em condições de pouca luz, o que significa que nem sempre é possível segurar a câmera na mão e ainda obter imagens sem trepidações. Além disso, um tripé é uma boa maneira de se tornar mais metódico em sua abordagem para compor suas imagens de paisagem, forçando você a desacelerar e avaliar criticamente a visão através de seu visor.
2. Filtros ND graduados
Os filtros de densidade neutra (ND) graduados são cruciais para equilibrar a exposição entre céu claro e terra escura, superando o alcance dinâmico limitado da maioria dos sensores DSLR. Geralmente, metade do filtro é mais escura para reduzir a quantidade de luz permitida na metade do quadro. Sem eles, se você expor para o céu a terra ficará em silhueta ou se você expor para a terra, o céu será explodido. Você pode usar o bracketing de exposição para superar isso, no entanto, isso exigirá mais tempo gasto na frente de um computador combinando as múltiplas exposições. O uso de filtros ND graduados permite capturar o céu e a terra, expostos corretamente, em uma única foto.
Filtros de densidade neutra graduados. Um grad 'hard' é mostrado à esquerda, um grad 'soft' é mostrado à direita.
Confira este artigo recente sobre noções básicas de escolha, compra e uso de filtros ND graduados.
3. Nível de bolha de sapata
Provavelmente o acessório mais barato desta lista, mas não deixa de ser uma ferramenta valiosa. Basta deslizar o nível de bolha na sapata para ajudar a garantir que seus horizontes estejam perfeitamente nivelados. Algumas das câmeras mais recentes agora vêm com medidores de nível embutidos, no entanto, eles lutam para corresponder à fidelidade de um nível de bolha real. Aqui está o mais popular na Amazon, que custa menos de US $ 10.
Um nível de bolha de sapata de três eixos
4. Liberação Remota do Obturador
Um disparo remoto do obturador permite que você libere o obturador, quando sua câmera estiver em um tripé, sem tocar na câmera e sem introduzir nenhum movimento. Além disso, como esses controles remotos permitem que você bloqueie o obturador aberto, eles são muito úteis se você quiser fazer exposições superiores a 30 segundos, usando o ‘modo bulbo’. Em alguns casos, os controles remotos também têm um display digital informando quanto tempo o obturador ficou aberto ou um modo de temporizador programável para que você possa definir a duração da exposição antes de tirar a foto.
Disparo remoto do obturador – se você evitar os acessórios oficiais das grandes marcas, poderá encontrá-los relativamente baratos no eBay.
5. Filtros de densidade neutra
Semelhante aos filtros graduados mencionados acima, no entanto, neste caso, todo o filtro é de densidade uniforme, o que significa que a luz é bloqueada em todo o quadro. Você pode obter densidades de 1 ponto, 2 pontos ou 3 pontos se quiser diminuir marginalmente a velocidade do obturador para fotografar cachoeiras ou introduzir algum movimento, ou pode obtê-los tão densos quanto 10 pontos para velocidades do obturador muito longas.
Um exemplo do uso de um filtro de densidade neutra de 10 paradas para obter um longo tempo de exposição de 5 minutos
6. Filtros polarizadores
Os filtros polarizadores são frequentemente usados para aumentar a saturação do céu azul, mas são mais úteis para suprimir reflexos de objetos não metálicos, como folhagem ou água. Isso ajuda a aumentar a saturação da folhagem, mesmo em dias nublados, e remove o brilho da superfície de qualquer água na cena, revelando detalhes abaixo da superfície da água. Uma ferramenta inestimável ao fotografar cenas de paisagem que incluem água.
Um filtro polarizador foi usado para revelar os detalhes nas pedras abaixo da superfície do lago altamente reflexivo
Os itens acima quase podem ser considerados os essenciais para acompanhar sua câmera e lente. Existem opções que atendem a todos os orçamentos, o que significa que você pode construir uma caixa de ferramentas eficaz para fotógrafos de paisagem sem gastar muito e, quando começar a usá-las, descobrirá que pode exercer um controle criativo muito maior sobre sua fotografia de paisagem e melhorar o imagens que você faz.