Uma tenda de luz é uma ferramenta fotográfica inestimável para fotografar objetos e itens menores e para obter uma iluminação uniforme e quase sem sombras. Em nosso post anterior, vimos Como usar uma barraca de luz para fotografia no estilo de produto, que cobriu o básico para usar e fotografar com uma barraca de luz. Neste post, vamos dar uma olhada em uma comparação direta entre comprar um kit de barraca leve versus fazer sua própria versão DIY.
Os candidatos à tenda leve
Neste canto, temos o Square Perfect SP500 Platinum Photo Studio In A Box. Este kit contém:duas tendas de luz pop-up (um cubo de 30 polegadas e um cubo de 12 polegadas – 12 polegadas mostrado abaixo); duas luzes com suportes ajustáveis; duas lâmpadas fluorescentes diurnas de 30 W e 5400 K; um tripé; um estojo de transporte; e dois conjuntos de quatro cenários de tecido colorido (branco, preto, vermelho e azul) dimensionados para cada barraca de luz.
E neste canto, temos a Tenda de Luz DIY, construída com estas especificações:Tenda de Luz de Fotografia DIY dobrável. Esta tenda de luz será iluminada por meio de duas lâmpadas de mesa ajustáveis e lâmpadas halógenas de 60W, 2900K. Os cenários são feitos de cartolina padrão e cortados em tamanho. Você também pode comprar lâmpadas com classificação diurna para o seu kit de bricolage, mas pode ser necessário encomendá-las on-line em um site de fotografia ou melhoria da casa.
Para tornar este um teste uniforme, compararemos o cubo do kit de 12 polegadas com a barraca DIY de 12 x 16 x 18. O primeiro conjunto de comparações apresentará cada conjunto conforme descrito acima (as luzes que acompanham cada kit), enquanto o segundo conjunto colocará os dois um contra o outro usando a mesma configuração de iluminação para ambos os kits.
Comparação de barraca de luz:usando suas próprias luzes
Para esta primeira foto-face-off, cada barraca de luz será avaliada usando suas próprias luzes (fluorescentes de luz do dia para o kit de barraca de luz e lâmpadas halógenas para a barraca de luz DIY). Uma consideração importante ao fotografar com uma tenda de luz é controlar ou escolher o balanço de branco correto para corresponder às luzes que estão sendo usadas. Você quer que seu pano de fundo branco pareça branco e não tenha nenhum tom de cor das luzes usadas. Leia mais sobre esse problema em:Como usar uma barraca leve para fotografia de estilo de produto.
Essas fotos mostram arquivos JPG SOOC (Straight out of Camera) para o kit e tendas de luz DIY usando balanço de branco automático. life, enquanto as luzes DIY conferem um tom amarelado à bolsa e ao fundo. Configurar sua câmera no balanço de branco “Tungstênio” para as luminárias de mesa DIY pode fornecer uma cor mais neutra, ou você também pode fazer um balanço de branco personalizado usando um cartão cinza ou até mesmo o pano de fundo branco como uma foto de teste. Consulte o manual da sua câmera para saber como realizar um balanço de branco personalizado com sua câmera.
Esta imagem está um pouco escura de propósito para que você possa ver a tonalidade da cor do plano de fundo com mais facilidade
Se você deseja brancos perfeitamente limpos e pretos neutros, recomendo fotografar em RAW, o que lhe dará maior flexibilidade em relação ao balanço de branco no pós-processamento. Essas imagens (esquerda) mostram uma comparação da mesma imagem da bolsa com uma configuração de balanço de branco de tungstênio em comparação com o Auto. O balanço de branco de tungstênio foi selecionado no pós-processamento do arquivo de imagem RAW, ou também pode ser selecionado como um balanço de branco predefinido na câmera ao fotografar, especialmente se estiver usando o formato JPG.
Intensidade da luz
Como você pode ver pela imagem abaixo, as luzes DIY são consideravelmente menos intensas (não tão brilhantes), o que significa que você precisará usar uma exposição muito mais longa (velocidade do obturador) para obter uma exposição correta ou aumentar seu ISO. Se estiver trabalhando em um tripé (recomendado para esse tipo de configuração), o tempo de exposição não deve ser um problema, portanto, fique no ISO 100 e ajuste de acordo.
Comparação de barraca de luz:usando as mesmas luzes
Um teste final foi feito para ver se essa diferença de luz era devido às diferentes lâmpadas usadas ou a uma diferença nas próprias tendas de luz.
Imagem da esquerda tirada em 1/25 - imagem da direita em 1/13
Essas duas fotos foram tiradas usando as luzes diurnas do kit de barraca de luz com a barraca do kit e a barraca DIY (novamente, na prioridade de abertura, ISO 100, f/8). A foto da barraca de luz do kit foi tirada em 1/25 de segundo, e a foto da barraca de luz DIY foi tirada em 1/13 de segundo, que é uma diferença de ponto completo. Isso significa que, mesmo com as mesmas luzes, a barraca de luz DIY bloqueou mais luz do que a barraca de luz do kit e exigiu velocidades mais longas do obturador para fotografar a mesma exposição. O fundo também ficou um pouco mais cinza do que a barraca do kit light.
Comparações de tendas leves:aspectos práticos
Há muitas outras considerações a ter em mente ao decidir qual tipo de barraca leve seria melhor para você. Pense em quanto espaço você tem para dedicar ao uso e armazenamento de equipamentos, bem como quanto os benefícios de um kit mais caro superam o custo do investimento.
Uso de facilidade
Observe as bordas da barraca aparecendo em alguns lugares
Os suportes de iluminação que vêm com o kit de tenda de luz têm maior alcance e alcance do que uma lâmpada de mesa típica, mas não podem descer tão baixo. Isso dificulta o uso das luzes do kit para fotografar com o cubo de 12 polegadas sentado em uma mesa, pois as luzes são muito altas para sentar ao lado dele na mesa e muito curtas para alcançar o chão. Uma mesa de centro parece ser a altura ideal. Para as luminárias de mesa, elas funcionam bem quando sentadas em uma mesa ao lado da barraca de luz, mas precisarão ser colocadas em uma pilha de caixas ou livros se fotografarem de algo como uma mesa de café (como mostrado anteriormente).
O cubo de 12 polegadas também tem uma borda ao redor da borda, tornando o espaço de filmagem funcional um pouco menor, pois você deseja evitar que a borda apareça no seu quadro. Este é um problema muito menor com o cubo de 30 polegadas. Uma solução alternativa é colocar um livro embaixo do pano de fundo para levantar a parte de baixo. O benefício aqui da caixa DIY é que você pode torná-la do tamanho que quiser para o assunto que você tem, e não há lábio para fotografar, para que você possa fotografar diretamente no assunto.
Backdrops
Os cenários exigem cuidados e atenção, e as versões DIY de cartolina são muito mais fáceis de substituir do que as de tecido do kit. Se você vai fotografar algo potencialmente bagunçado ou gorduroso, considere usar um fundo de cartolina, independentemente da barraca de luz que você usa.
Cuide dos seus panos de fundo passando a ferro as rugas antes de pendurar. Se você enrolá-los em um tubo de papelão quando terminar de fotografar, poderá reutilizá-los novamente sem precisar passar o ferro todas as vezes. Mantenha um rolo de fiapos ou fita transparente à mão para lidar com qualquer poeira ou fiapos e economize o tempo de editar tudo no pós-processamento.
Portabilidade
O kit de tenda leve tem vantagem em portabilidade, pois vem com seu próprio estojo de transporte. O case não é particularmente resistente ou acolchoado, no entanto, você não gostaria de viajar com ele, a não ser colocá-lo cuidadosamente em seu carro (sem empilhar nada em cima dele).
Armazenamento
A tenda de luz DIY dobra-se para baixo para facilitar o armazenamento, e você pode simplesmente colocar suas duas lâmpadas de mesa de volta onde você as emprestou, até a próxima vez que estiver fotografando. O kit de barraca de luz ocupa muito mais espaço, e o processo de dobrar as barracas de luz de volta é um pouco complicado e requer alguma prática, embora haja muitos vídeos de “como fazer” online. Há também o risco de deformação se você deixar as barracas armazenadas por muito tempo em seu estado dobrado.
Custo
A barraca de luz DIY é a vencedora clara no departamento de custos, principalmente se você já possui uma ou duas luminárias de mesa, que são os elementos mais caros. A caixa de papelão e o papel de seda não devem custar mais do que cerca de cinco dólares. O kit de barraca leve está atualmente listado por US $ 143, um preço com muito desconto na Amazon, o que torna razoável considerá-lo um investimento.
Veredicto final:qual barraca leve escolher?
Há muitas variáveis diferentes a serem consideradas ao fazer a escolha final sobre se uma barraca leve DIY atenderá às suas necessidades ou se você deve investir em um kit de barraca leve. Se você está procurando explorar o que uma barraca leve pode fazer e se ela seria útil, definitivamente construa a sua própria para experimentar. Lembre-se do equilíbrio de brancos e fotografe em RAW. Mas se você estiver fotografando em JPG, lembre-se de ajustar a configuração do balanço de branco ao fotografar usando uma predefinição ou fazendo um balanço de branco personalizado.
Se você sabe que vai filmar consistentemente muito desse estilo de fotos, talvez para vender joias ou artesanato on-line ou para exibir instruções para seus próprios projetos de bricolage em um blog, considere investir em um kit de barraca leve. A economia de tempo de ter lâmpadas que correspondam ao seu balanço de branco é considerável se você estiver fazendo muitas fotos em tendas leves. Você também terá uma flexibilidade significativa com um kit que oferece diferentes tamanhos de barracas de luz e uma melhor amplitude de movimento e altura para as luzes e suportes de luz.
Você fotografa com uma barraca leve? Você prefere um kit de barraca leve ou uma versão DIY? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo.