Acho justo dizer que a maioria dos fotógrafos compra uma lente de kit com sua primeira câmera. É um bom lugar para começar, pois apesar das limitações, um bom é versátil (uma ideia que explorei em meu artigo Por que sua lente de kit é melhor do que você pensa).
Mas, por melhor que uma lente de kit funcione nas mãos certas, em algum momento você se perguntará qual lente deseja comprar em seguida. Ou talvez você já possua mais de uma lente e esteja se perguntando se uma nova pode melhorar sua fotografia. Vou ajudá-lo a responder a essas perguntas descrevendo algumas das coisas que você precisa pensar ao escolher uma nova lente.
Você pode achar útil pensar em lentes em categorias em vez de distâncias focais específicas. Isso porque o campo de visão de uma distância focal específica depende do tamanho do sensor da sua câmera (saiba o porquê em nosso artigo Explicação do fator de corte).
A vantagem de considerar as lentes dessa maneira é que cada tipo se adapta a determinados assuntos. Se você gosta de fotografia de paisagem, por exemplo, uma lente grande angular de algum tipo é essencial. Se você fotografa esportes, é difícil ficar sem uma lente telefoto.
A propósito, se você seguir os links do artigo, verá muitas fotos tiradas com esses tipos de lentes.
lentes grande angular
Uma boa definição de uma lente grande angular é aquela com uma distância focal menor que a medida diagonal do sensor da sua câmera (ou negativa se você tiver uma câmera de filme).
A ideia de medir a diagonal é útil para entender a relação entre tamanho do sensor, distância focal e campo de visão.
Vejamos uma câmera específica para ver como isso funciona:a EOS 70D. A distância de canto a canto do sensor é de aproximadamente 27 mm:
A partir dessa figura, você pode dizer que qualquer distância focal menor que cerca de 25 mm é uma lente grande angular.
As lentes grande angular são usadas para assuntos como fotografia de paisagem e retratos ambientais. Meu artigo 7 maneiras de obter mais de uma lente grande angular explora o uso de lentes grande angulares com mais detalhes.
Lentes normais e telefotos curtas
Uma lente normal é uma lente principal com uma distância focal semelhante à medida diagonal do sensor da sua câmera.
No exemplo da EOS 70D usada acima, uma lente prime de 28 mm é uma lente normal. Uma lente de 50 mm é considerada normal para câmeras full-frame e de filme de 35 mm (apesar da medida diagonal ser de 42 mm – essas coisas geralmente são aproximações).
Uma lente telefoto curta é aquela com uma distância focal ligeiramente maior que a medida diagonal do sensor da câmera.
Lentes normais e telefotos curtas são ideais para retratos, alguns tipos de fotografia de paisagem e para fotografia de close-up. Sendo primos, eles têm aberturas máximas muito mais amplas do que as lentes de zoom. Isso ajuda a limitar a profundidade de campo e criar imagens com muito bokeh bonito. Também ajuda a tirar fotos com pouca luz.
Saiba mais sobre a versatilidade dessas lentes lendo estes artigos Por que uma lente de 50 mm é sua nova melhor amiga e Como uma lente humilde de 85 mm se tornou minha favorita.
Lentes telefoto
Esta categoria inclui distâncias focais de cerca do dobro da medida diagonal do sensor da sua câmera e para cima.
Há duas razões principais para usar uma lente telefoto. A primeira é para a perspectiva comprimida que eles fornecem para escolher seu assunto do fundo. Os fotógrafos de retrato e moda costumam usá-los por esse motivo.
A outra é que você precisa de uma telefoto porque está fotografando algo do qual não pode se aproximar fisicamente. Isso inclui assuntos como vida selvagem e esportes.
lentes super telefoto
Estas são as grandes teleobjetivas que você costuma ver os fotógrafos usando em grandes eventos esportivos. Com distâncias focais de 300 mm e superiores, você provavelmente vai querer comprar um desses se você for sério de alguma forma sobre esportes ou fotografia de vida selvagem. Esteja avisado – muitas dessas lentes também são super caras. O novo zoom Canon 200-400mm (foto acima) é vendido por mais de US$ 11.000. Ai!
Lentes especiais
A categoria final inclui outros tipos de lentes que você provavelmente só compraria se realmente quisesse usá-los, pois são itens especiais e alguns deles são caros. Eles incluem lentes macro, olho de peixe e tilt-shift ou de controle de perspectiva.
Outros fatores
Depois de decidir em qual categoria de lente você está interessado, é hora de considerar outros fatores:
Qualidade da imagem: Você pode dizer que uma lente tem boa qualidade de imagem se fornecer imagens nítidas e contrastantes, livres de aberrações cromáticas, franjas de cores e distorção de barril de canto a canto em todas as faixas de abertura da lente.
Nenhuma lente é perfeita. Não existe tal coisa como a lente que acabei de descrever. Mas lentes de boa qualidade chegam perto. De um modo geral, quanto mais você paga por uma lente, melhor a qualidade da imagem.
Você pode estar se perguntando como avaliar a qualidade da imagem de uma lente que você não possui. Uma dica é ler bastante resenhas, inclusive as dos sites dos vendedores, blogs pessoais e da Escola de Fotografia Digital. A DxO Mark testou muitas lentes e postou os resultados em seu site. Você logo terá uma ideia do que as pessoas pensam sobre uma determinada lente.
Qualidade de construção e resistência às intempéries: Isso pode ser importante se você sujeitar suas lentes a qualquer tipo de tratamento áspero ou quiser fotografar em condições climáticas adversas. As lentes mais sofisticadas da linha de cada fabricante são as que têm a melhor qualidade de construção e resistência às intempéries.
Outro benefício das lentes à prova de intempéries é que elas deixam menos poeira em sua câmera para entrar no sensor.
Orçamento: Também importante, por razões bastante óbvias. Se você estiver com o orçamento apertado, considere comprar lentes prime em vez de zooms. Você pode obter uma ótima qualidade de imagem com lentes prime relativamente baratas, muito melhor do que com lentes zoom na mesma faixa de preço.
Você também pode considerar comprar em segunda mão (nosso artigo Uma introdução à compra de lentes usadas ajudará).
Tenha em mente que o vidro de boa qualidade deve durar muito tempo. A vida útil das lentes supera a da maioria das câmeras. Nas palavras de Sir Henry Royce:“A qualidade é lembrada muito depois que o preço é esquecido”.
De quantas lentes você precisa? Prefiro a abordagem simples da fotografia e isso inclui equipamentos. Quanto mais equipamentos você tiver, mais pesará se você carregá-lo de uma só vez, e mais custará o seguro. Atualmente possuo quatro lentes e, dependendo do assunto, levo no máximo duas lentes comigo em uma sessão.
Sua visualização
Essa é a minha abordagem, qual é a sua? Quantas lentes você possui? Quais são suas lentes favoritas e quais são suas recomendações para escolher uma nova lente? Você compra novo ou usado? Deixe-nos saber nos comentários. Será interessante ouvir o que nossos leitores têm a dizer.
Compreendendo os e-books do Lenses
Meus e-books Understanding Lenses Part I e Understanding Lenses Part II ajudarão os proprietários de Canon EOS a decidir quais lentes comprar para suas câmeras. Ambos estão repletos de muitas dicas para tirar o máximo proveito de suas lentes Canon. Clique nos links para saber mais.