Agora que a Canon tem duas câmeras full-frame semi-profissionais, a EOS 5D Mark III e a EOS 6D, naturalmente os fotógrafos se perguntam qual é o melhor modelo para elas. Como ex-editor técnico da EOS Magazine (a melhor revista que os proprietários da Canon poderiam comprar), gostaria de compartilhar minhas ideias.
Mas primeiro, se você está no mercado para uma câmera EOS full-frame, não vamos esquecer o topo de gama EOS 1D-X. Esta é uma câmera profissional de ponta com um preço compatível. É grande e pesado e construído para as exigências da vida de um fotógrafo profissional. A maioria dos fotógrafos não precisa de tanta câmera, mas é interessante observar porque seu tamanho e preço colocam as outras câmeras full-frame da Canon em perspectiva. Aqui está uma foto:
EOS 1D-X
Grande, certo? O corpo sozinho pesa 1340 gramas (quase três libras) e custará quase US $ 6.800 + impostos se você o comprar na B&H Photo Video. O peso e o preço por si só significam que esta câmera não é adequada para a maioria dos fotógrafos não profissionais, deixando os outros modelos full-frame da Canon, a EOS 5D Mark III e a EOS 6D, como as opções disponíveis.
Vamos comparar – Canon 5D MarkIII vs Canon 6D
Diferenças importantes
Vamos começar analisando o que pode ser o fator decisivo para algumas pessoas – o preço. A EOS 5D Mark III custa cerca de US$ 3.299. A EOS 6D é $ 1500 mais barata por $ 1799 (preços apenas do corpo). Essa é uma grande diferença, então por que alguém escolheria a 5D Mark III em vez da 6D? Vamos dar uma olhada.
Tamanho e peso
- A 5D Mark III pesa cerca de 950 g/2,1 lb.
- A EOS 6D é a menor e mais leve SLR digital full-frame da Canon. Ele pesa 755g/1,6lb (somente corpo, mas incluindo cartão de memória e bateria). Também é um pouco menor.
Eu possuo uma EOS 5D Mark II e posso dizer que ela fica pesada quando a carrego o dia todo. Se você planeja carregar uma câmera em uma alça no ombro por horas a fio, faz sentido comprar o modelo mais leve e usar lentes leves (como a lente EF 50mm f1.4 na foto abaixo) .
EOS 6D com lente EF 50mm f1.4
Por outro lado, se você é um fotógrafo de paisagens, mantenha a câmera principalmente no estúdio, ou apenas leve-a com você para o local e use-a por algumas horas e depois guarde-a novamente, o peso provavelmente não fará diferença.
Resumo: Se o tamanho e o peso forem críticos, escolha a EOS 6D. Mas não antes de considerar o desempenho do foco automático! Foco automático
O desempenho do foco automático é a principal diferença entre as duas câmeras. É um fator importante se você gosta de fotografar esportes, ação, retratos ou qualquer assunto em movimento.
- A EOS 5D Mark III possui uma matriz AF de 61 pontos com até 41 sensores AF tipo cruzado (dependendo da abertura máxima da lente montada na câmera). Junto com a EOS 1D-X, ela possui o sistema de foco automático mais avançado da Canon.
- A EOS 6D possui uma matriz de foco automático (AF) de onze pontos com um sensor AF tipo cruzado no centro.
Os pontos AF de tipo cruzado são mais sensíveis e, portanto, focam com mais precisão do que outros sensores AF. Isso é especialmente importante se você trabalhar com aberturas amplas (ou seja, entre f1.0 e f2.8), pois a profundidade de campo é muito estreita nessas configurações.
Como exemplo, vamos ver como funciona com a fotografia de retrato. Imagine que você está tirando um retrato de alguém com uma lente de 85 mm configurada para f1.8. O foco preciso é fundamental, pois a profundidade de campo é muito estreita nessa configuração - você pode ter menos de uma polegada de nitidez para brincar. A forma normal de focar nesta situação é usar o ponto AF mais próximo do olho do modelo. A foto abaixo mostra como isso funciona sobrepondo um diagrama da matriz AF da EOS 6D sobre um retrato. O único ponto AF de tipo cruzado no centro é mostrado em verde e o ponto AF que o fotógrafo teria que usar está em vermelho:
Você pode ver o problema imediatamente. Como o único ponto AF de tipo cruzado está no centro, você não pode usá-lo para focar, a menos que o olho do modelo também esteja no centro do quadro. Você deve usar um dos pontos AF menos sensíveis e, portanto, menos precisos na borda da matriz.
Com a EOS 5D Mark III a história muda. Com até 41 pontos AF de tipo cruzado disponíveis (mostrados em vermelho), é muito mais provável que você encontre um para cobrir o olho do modelo. O resultado final é que você obterá mais fotos em foco.
Você pode saber mais sobre o foco automático da EOS 5D Mark III no meu artigo Noções básicas sobre o foco automático da EOS:a EOS 5D Mark III e a EOS 1D-X
Resumo: Se o desempenho do foco automático for crítico, então (permitindo o orçamento) vá para a EOS 5D Mark III.
Wi-fi e GPS
Esta é outra grande diferença entre as duas câmeras. No entanto, desta vez, e de forma um tanto contra-intuitiva, é a EOS 6D que possui os recursos e a 5D Mark III que não possui.
- O GPS integrado da EOS 6D permite que você geografe suas fotos com a localização da câmera enquanto as tira. Você pode usar isso para ver onde elas foram tiradas em um mapa, ajudar a organizar ou pesquisar suas imagens no Lightroom ou como informações extras se você vender suas fotos para uma biblioteca de ações. Se você quiser fazer o mesmo com uma EOS 5D Mark III, precisará comprar uma unidade GPS separadamente.
- A conexão sem fio integrada da EOS 6D permite fazer upload de suas fotos através de uma conexão wi-fi local para um computador enquanto você as tira (útil em um estúdio ou até mesmo no local se você tiver um laptop com você), fazer upload de fotos para o Facebook ou controlar remotamente sua câmera usando um smartphone aplicativo. Novamente, você precisa comprar uma unidade sem fio separada, que vem embutida em uma alça de retrato, para fazer o mesmo com uma EOS 5D Mark III.
Resumo: Se você precisar de GPS ou Wi-fi, comprar a EOS 6D economizará muito dinheiro. EOS 5D Mark III com lente EF 24-70mm f4
Slots de cartão duplo
- A EOS 6D tem um único slot de cartão para um cartão de memória do tipo SD (também aceita cartões SDHC e SDXC)
- A EOS 5D Mark III tem dois slots de cartão. Um aceita cartões CF e o outro SD (mais cartões SDHC/SDXC)
Um benefício dos slots de cartão duplo é a velocidade. Os cartões CF são mais rápidos, o que ajuda a oferecer velocidades de disparo mais altas e auxilia na gravação de filmes.
Outra é a segurança. Você pode configurar a EOS 5D Mark III para salvar fotos nos slots de cartão CF e SD ao mesmo tempo, oferecendo um backup em caso de falha. Lembre-se de que isso diminuirá a velocidade da câmera, pois leva mais tempo para gravar um arquivo em dois cartões, mas pode lhe dar tranquilidade em filmagens importantes. Imagino que os fotógrafos de casamento apreciarão muito esse recurso.
Dito isto, se você cuidar de seus cartões de memória e comprar uma marca respeitável, é altamente improvável que eles falhem. A maioria das falhas de cartão de memória é resultado de corrupção causada por erro do usuário, como remover um cartão de um leitor enquanto o computador está gravando nele.
Resumo: Se os slots de cartão duplo são importantes para você, então você precisa da EOS 5D Mark III. Os slots de cartão duplos da EOS 5D Mark III.
Diferenças menores
Existem muitas pequenas diferenças entre as duas câmeras, por isso forneci alguns links para análises detalhadas para que você possa obter mais informações antes de tomar uma decisão de compra. Você também verá algumas fotos tiradas com os dois modelos. Enquanto isso, se você possui ou já usou uma dessas câmeras, por que não nos dizer o que pensa nos comentários. Por que você escolheu um ou outro, e você acha que fez a melhor escolha?
Revisões da EOS 5D Mark III
- Revisão de DP
- Blog de fotografia
- Vida fotográfica
Revisões do EOS 6D
- Revisão de DP
- Blog de fotografia
- O Fobógrafo
- Fotografia de Graham Clark
Compreendendo o EOS
O meu ebook Understanding EOS foi escrito para fotógrafos que querem aprender a tirar o melhor partido das suas câmaras EOS. Clique no link para saber mais.