>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Apimente suas fotos ao ar livre com flash e géis sem fio fora da câmera


O flash externo sem fio é uma ótima maneira de adicionar um pouco de luz e dar uma dimensão adicional à cena, ou preencher sombras em cenas de alto contraste. O recurso de exposição TTL (através da lente) torna mais fácil do que nunca obter uma imagem bem exposta sem a necessidade de um medidor de flash. No entanto, há mais um ingrediente que você pode adicionar que abrirá um novo mundo de possibilidades criativas para sua fotografia. Esse ingrediente é fácil de encontrar, fácil de usar e acessível:géis flash coloridos.

O que é um gel?


Um gel é um pedaço de celofane colorido que você coloca sobre a cabeça do flash. Os géis estão disponíveis individualmente (caros) ou em vários kits de gel mais fáceis de bolso, que podem conter de meia dúzia a 20 ou mais variações de cores diferentes. Os géis vêm em cores primárias (vermelho, amarelo, azul), secundárias (verde, roxo, laranja) e terciárias (verde Kelly, violeta vermelho, rosa, água-marinha, etc.).



O Kit de Filtro de Iluminação Universal Rogue Gel Expoimaging possui 20 géis diferentes que são:bem organizados em compartimentos com abas; alojado em um suporte prático e elegante; e dividido logicamente em cores quentes, cores frias e géis corretivos de cor. Cada gel tem informações sobre quantos pontos de luz ele bloqueia, bem como os valores do Balanço de Branco. Isso o ajudará a determinar as configurações apropriadas de exposição, saída de flash e balanço de branco da câmera.

Alguns kits incluem géis de correção de cor, que se destinam a equilibrar o flash (normalmente balanceado para luz do dia) com fontes de luz artificial, como lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. Eles também podem ser usados ​​para adicionar elementos de luz quente ou fria, como efeitos mais sutis. Enquanto os géis individuais são maiores e podem ser cortados sob medida para o seu flash, os géis de kits são geralmente menores, mas grandes o suficiente para caber em quase qualquer flash montado em sapata e geralmente vêm com uma faixa ou tira de tecido que fixa o gel ao instantâneo.


Configuração simples


Tudo o que você precisa fazer é pegar o gel e afixá-lo na frente do flash. Embora o Rogue inclua uma faixa preta que fará o trabalho com praticamente qualquer unidade de flash, às vezes um autor esquecido precisa se contentar com uma solução semelhante ao MacGuyver, como usar um elástico (veja a imagem acima).

A chave para usar um gel colorido para acentuar uma cena é usá-lo com um flash fora da câmera. Felizmente, o custo de um flash sem fio TTL é baixo. Por exemplo, o Canon Speedlite 430 EX II atualmente custa menos de US$ 260, o que é bastante acessível. Esteja você usando uma DSLR, como a Canon EOS 70D, ou uma compacta avançada com controle de flash sem fio, como a Canon G16, você pode disparar o flash fora da câmera por meio de um pulso do flash na câmera.

Vamos dar uma olhada em um exemplo de géis em ação




Blah foreground – esta cerca branca poderia ser um elemento unificador nesta foto de uma vila colonial restaurada em Piscataway, Nova Jersey, mas por estar na sombra, é apenas um cinza chato. Equipamento:Canon EOS 7D, lente Canon 24-105mm f/4L IS USM.



Um respingo de flash – mesmo que a cerca estivesse mais uniformemente iluminada, o flash branco na cerca domina a imagem. Equipamento:Canon EOS 7D, lente Canon 24-105mm f/4L IS USM e flash Canon Speedlite 430 EX II.



O vermelho brilhante aumenta o interesse – a ideia era pegar os tons vermelhos do prédio ao fundo enquanto conduzia o olhar para a cena adicionando um gel vermelho, cortesia da ExpoImaging Rogue Gels (leia). Reduzir a intensidade da saída do flash mudaria a cor de rosa para vermelho. Equipamento:o mesmo que acima com Rogue Bright Red Gel adicionado.



Ops, cor errada! Neste caso, o gel de lavanda era uma incompatibilidade. Uma roda de cores, disponível em lojas de artigos de arte, ajudará você a fazer melhores escolhas. Equipamento:O mesmo que acima com Rogue Special KH Lavender Gel.

Passo a passo – como acionar um flash fora da câmera Canon sem fio


Aqui estão as instruções passo a passo para acionar um flash Canon 430 EX II sem fio da Canon 7D. Se estiver usando outra câmera, consulte o manual para obter instruções sobre o flash sem fio. Entre os órgãos da Canon, as instruções serão semelhantes às seguintes:


  1. Ligue o flash e pressione e segure o botão Zoom por um ou dois segundos. Você verá um novo ícone de flash e o Ch 1 Slave A aparecerá na tela LCD (veja a foto acima).
  2. Ligue a câmera e abra o flash.
  3. No Menu na primeira guia (operação da câmera), escolha Controle do Flash, role para baixo até Configuração da função de flash embutido, selecione Funções sem fio e escolha a configuração intermediária do flash único (veja acima)

Tirar fotos!

Embora o flash da câmera esteja virado para cima, ele não disparará durante a exposição. Em vez disso, ele piscará uma fração de segundo antes da exposição, o que acionará o flash fora da câmera durante a exposição, então sua única fonte de iluminação do flash durante a exposição é o flash fora da câmera. A olho nu, parece que os dois flashes estão disparando simultaneamente, mas não estão.

Se você quiser que o flash na câmera e fora da câmera sejam acionados simultaneamente durante a exposição, volte para Funções sem fio e escolha a configuração inferior, que mostra o ícone de flash fora da câmera + um ícone de flash flip-up. Nesta configuração, o flash fora da câmera é sua fonte de luz principal (mais forte), e o flash flip-up é uma luz de preenchimento. Escolha a configuração superior (Flash desligado da câmera =flash flip-up) e ambos fornecerão a mesma potência. Exploraremos essas opções em artigos futuros.

A outra maneira de ativar um flash sem fio é usando um transmissor sem fio separado, como o Canon Speedlite Transmitter ST-E2. A vantagem de usar um transmissor sobre o disparo do flash fora da câmera por meio do flash embutido da câmera é que o transmissor usa sinais infravermelhos e pode acionar o flash de mais longe e em ângulos maiores. Ao usar o flash na câmera, o sensor do flash deve estar sempre dentro da linha de visão da câmera. Se você estiver usando uma DSLR full-frame, como a Canon EOS-6D ou 5D Mark III, nenhuma das quais possui flash embutido, você precisará de um transmissor para acionar o flash fora da câmera.

Deixe sua imaginação correr solta! Você pode adicionar cores malucas e transformar uma cena, ou pode usar uma abordagem mais sutil para melhorar uma cena sem sobrecarregá-la. Aqui estão alguns exemplos de ambas as técnicas.



Selvagem e louco – a árvore vermelha adiciona cor primária para compensar o céu azul profundo e adicionar interesse em primeiro plano. Muito? É uma questão de gosto pessoal.



Antes - essa composição de "quadro dentro de um quadro" não funciona muito bem porque o primeiro plano é muito escuro e o fundo ensolarado, mas interessante, é muito claro.



Quando iluminado com um flash sem adornos, o primeiro plano era pouco convidativo. Depois de adicionar um gel CTO completo, o toque sutil de luz mais quente enquadra bem o fundo.

Experimentar. Experimente diferentes géis para ver como eles se parecem. Não gostou do seu resultado? Tente outro. Aqui estão várias variações em que géis de cores diferentes foram usados ​​contra uma parede de primeiro plano na sombra, para equilibrar uma cena brilhante e iluminada pelo sol no fundo. A configuração da câmera e do flash é a mesma acima.

Gel:CTO completo, balanceado para 3.200K de luz ambiente

Gel:Verde Musgo

Gel:apenas azul

Gel:Vermelho

Sem gel

Você já fez alguma experiência com géis coloridos e flash fora da câmera? Por favor, compartilhe seus resultados e comentários abaixo.

Obrigado a Adorama por patrocinar esta série de artigos de Mason Resnick.