O flash externo sem fio é uma ótima maneira de adicionar um pouco de luz e dar uma dimensão adicional à cena, ou preencher sombras em cenas de alto contraste. O recurso de exposição TTL (através da lente) torna mais fácil do que nunca obter uma imagem bem exposta sem a necessidade de um medidor de flash. No entanto, há mais um ingrediente que você pode adicionar que abrirá um novo mundo de possibilidades criativas para sua fotografia. Esse ingrediente é fácil de encontrar, fácil de usar e acessível:géis flash coloridos.
O que é um gel?
Um gel é um pedaço de celofane colorido que você coloca sobre a cabeça do flash. Os géis estão disponíveis individualmente (caros) ou em vários kits de gel mais fáceis de bolso, que podem conter de meia dúzia a 20 ou mais variações de cores diferentes. Os géis vêm em cores primárias (vermelho, amarelo, azul), secundárias (verde, roxo, laranja) e terciárias (verde Kelly, violeta vermelho, rosa, água-marinha, etc.).
O Kit de Filtro de Iluminação Universal Rogue Gel Expoimaging possui 20 géis diferentes que são:bem organizados em compartimentos com abas; alojado em um suporte prático e elegante; e dividido logicamente em cores quentes, cores frias e géis corretivos de cor. Cada gel tem informações sobre quantos pontos de luz ele bloqueia, bem como os valores do Balanço de Branco. Isso o ajudará a determinar as configurações apropriadas de exposição, saída de flash e balanço de branco da câmera.
Alguns kits incluem géis de correção de cor, que se destinam a equilibrar o flash (normalmente balanceado para luz do dia) com fontes de luz artificial, como lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. Eles também podem ser usados para adicionar elementos de luz quente ou fria, como efeitos mais sutis. Enquanto os géis individuais são maiores e podem ser cortados sob medida para o seu flash, os géis de kits são geralmente menores, mas grandes o suficiente para caber em quase qualquer flash montado em sapata e geralmente vêm com uma faixa ou tira de tecido que fixa o gel ao instantâneo.
Configuração simples
Tudo o que você precisa fazer é pegar o gel e afixá-lo na frente do flash. Embora o Rogue inclua uma faixa preta que fará o trabalho com praticamente qualquer unidade de flash, às vezes um autor esquecido precisa se contentar com uma solução semelhante ao MacGuyver, como usar um elástico (veja a imagem acima).
A chave para usar um gel colorido para acentuar uma cena é usá-lo com um flash fora da câmera. Felizmente, o custo de um flash sem fio TTL é baixo. Por exemplo, o Canon Speedlite 430 EX II atualmente custa menos de US$ 260, o que é bastante acessível. Esteja você usando uma DSLR, como a Canon EOS 70D, ou uma compacta avançada com controle de flash sem fio, como a Canon G16, você pode disparar o flash fora da câmera por meio de um pulso do flash na câmera.
Vamos dar uma olhada em um exemplo de géis em ação
Blah foreground – esta cerca branca poderia ser um elemento unificador nesta foto de uma vila colonial restaurada em Piscataway, Nova Jersey, mas por estar na sombra, é apenas um cinza chato. Equipamento:Canon EOS 7D, lente Canon 24-105mm f/4L IS USM.
Um respingo de flash – mesmo que a cerca estivesse mais uniformemente iluminada, o flash branco na cerca domina a imagem. Equipamento:Canon EOS 7D, lente Canon 24-105mm f/4L IS USM e flash Canon Speedlite 430 EX II.
O vermelho brilhante aumenta o interesse – a ideia era pegar os tons vermelhos do prédio ao fundo enquanto conduzia o olhar para a cena adicionando um gel vermelho, cortesia da ExpoImaging Rogue Gels (leia). Reduzir a intensidade da saída do flash mudaria a cor de rosa para vermelho. Equipamento:o mesmo que acima com Rogue Bright Red Gel adicionado.
Ops, cor errada! Neste caso, o gel de lavanda era uma incompatibilidade. Uma roda de cores, disponível em lojas de artigos de arte, ajudará você a fazer melhores escolhas. Equipamento:O mesmo que acima com Rogue Special KH Lavender Gel.
Passo a passo – como acionar um flash fora da câmera Canon sem fio
Aqui estão as instruções passo a passo para acionar um flash Canon 430 EX II sem fio da Canon 7D. Se estiver usando outra câmera, consulte o manual para obter instruções sobre o flash sem fio. Entre os órgãos da Canon, as instruções serão semelhantes às seguintes:
- Ligue o flash e pressione e segure o botão Zoom por um ou dois segundos. Você verá um novo ícone de flash e o Ch 1 Slave A aparecerá na tela LCD (veja a foto acima).
- Ligue a câmera e abra o flash.
- No Menu na primeira guia (operação da câmera), escolha Controle do Flash, role para baixo até Configuração da função de flash embutido, selecione Funções sem fio e escolha a configuração intermediária do flash único (veja acima)
Tirar fotos!
Embora o flash da câmera esteja virado para cima, ele não disparará durante a exposição. Em vez disso, ele piscará uma fração de segundo antes da exposição, o que acionará o flash fora da câmera durante a exposição, então sua única fonte de iluminação do flash durante a exposição é o flash fora da câmera. A olho nu, parece que os dois flashes estão disparando simultaneamente, mas não estão.
Se você quiser que o flash na câmera e fora da câmera sejam acionados simultaneamente durante a exposição, volte para Funções sem fio e escolha a configuração inferior, que mostra o ícone de flash fora da câmera + um ícone de flash flip-up. Nesta configuração, o flash fora da câmera é sua fonte de luz principal (mais forte), e o flash flip-up é uma luz de preenchimento. Escolha a configuração superior (Flash desligado da câmera =flash flip-up) e ambos fornecerão a mesma potência. Exploraremos essas opções em artigos futuros.
A outra maneira de ativar um flash sem fio é usando um transmissor sem fio separado, como o Canon Speedlite Transmitter ST-E2. A vantagem de usar um transmissor sobre o disparo do flash fora da câmera por meio do flash embutido da câmera é que o transmissor usa sinais infravermelhos e pode acionar o flash de mais longe e em ângulos maiores. Ao usar o flash na câmera, o sensor do flash deve estar sempre dentro da linha de visão da câmera. Se você estiver usando uma DSLR full-frame, como a Canon EOS-6D ou 5D Mark III, nenhuma das quais possui flash embutido, você precisará de um transmissor para acionar o flash fora da câmera.
Deixe sua imaginação correr solta! Você pode adicionar cores malucas e transformar uma cena, ou pode usar uma abordagem mais sutil para melhorar uma cena sem sobrecarregá-la. Aqui estão alguns exemplos de ambas as técnicas.
Selvagem e louco – a árvore vermelha adiciona cor primária para compensar o céu azul profundo e adicionar interesse em primeiro plano. Muito? É uma questão de gosto pessoal.
Antes - essa composição de "quadro dentro de um quadro" não funciona muito bem porque o primeiro plano é muito escuro e o fundo ensolarado, mas interessante, é muito claro.
Quando iluminado com um flash sem adornos, o primeiro plano era pouco convidativo. Depois de adicionar um gel CTO completo, o toque sutil de luz mais quente enquadra bem o fundo.
Experimentar. Experimente diferentes géis para ver como eles se parecem. Não gostou do seu resultado? Tente outro. Aqui estão várias variações em que géis de cores diferentes foram usados contra uma parede de primeiro plano na sombra, para equilibrar uma cena brilhante e iluminada pelo sol no fundo. A configuração da câmera e do flash é a mesma acima.
Gel:CTO completo, balanceado para 3.200K de luz ambiente
Gel:Verde Musgo
Gel:apenas azul
Gel:Vermelho
Sem gel
Você já fez alguma experiência com géis coloridos e flash fora da câmera? Por favor, compartilhe seus resultados e comentários abaixo.
Obrigado a Adorama por patrocinar esta série de artigos de Mason Resnick.