>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Lente Canon 300mm f4 para fotografia de esportes


Recentemente fui a um jogo de beisebol da Little League e fotografei com minha Canon 5D Mark III e minha recém-comprada 300mm f/4 L IS. Era a primeira vez que fotografava esportes com minha nova câmera, então eu estava ansioso para ver como o corpo se comportaria tão bem quanto a lente.



A 300mm é apontada como uma das melhores lentes esportivas da Canon, então eu contava com ela para entregar algumas imagens de qualidade. A 5D Mark III, embora não seja especificamente uma câmera esportiva, é frequentemente considerada uma opção viável por fotógrafos esportivos devido ao seu novo sistema de foco automático. Eu estava ansioso para experimentá-lo e ver se conseguiria fotografar esportes em uma câmera full-frame.

Mas este post é sobre a 300mm, não sobre a 5D Mark III. Então vamos ao que interessa – analise a lente Canon 300mm f4.



300mm f/4L IS – peso e manuseio


Quando comprei a 300mm f/4L IS pela primeira vez, fiquei surpreso com o quão pequena e leve ela era. Maior que minha 70-200 f/4, sim – por uma grande margem. Mas não era uma fera como eu esperava. Se você conhece a 70-200 f/2.8 IS, a 300mm é semelhante a essa lente em tamanho e peso. Mas certamente não é impressionante, como a 300mm f/2.8. Na verdade, é confortavelmente portátil.



Trouxe meu monopé para o jogo, pensando que usaria com a 300mm, mas nunca precisei. Eu segurei a 300mm confortavelmente durante todo o jogo e não sou super forte. Fiquei agradavelmente surpreendido com a facilidade de manusear a lente. Ele se encaixa perfeitamente no compartimento de lentes longas da bolsa da minha câmera e posso carregá-lo no ombro quando estou andando. Durante o jogo, acabei sentado no chão (explico o porquê aqui), segurando a câmera e a lente no olho, durante a maior parte do jogo.

Dica: Se seus braços se cansarem de tanto segurar sua câmera, um monopé será seu melhor amigo.

A sensação desta lente é como todas as lentes da série L da Canon – sólida. É toda construção de metal e parece substancial em sua mão. Possui um parassol de lente embutido que você pode expandir e girar para travar. A cobertura da lente não sai - quando você não estiver usando, desaparafuse e deslize-a de volta para a lente.

Resumo: Agradavelmente surpreendido pelo peso relativamente leve e fácil manuseio do 300mm.

Alcance


300mm acabou sendo a distância focal perfeita para o jogo que eu estava filmando. Como mencionei acima, o alcance não foi um problema. Eu esperava mais alcance do que meu sensor full-frame oferecia, então trouxe uma Canon Rebel T3i também, mas não a usei. Para esportes juvenis, 300mm era perfeito. Claro, depende do esporte que você está filmando - se você estiver em um grande campo de futebol, talvez você queira usar 300 mm em uma câmera com sensor de corte, enquanto você pode querer uma 70-200 se estiver fazendo algo próximo como basquete. Eu poderia ter tirado muitas fotos ótimas com a 300mm em uma câmera com sensor de corte neste jogo? É claro. Mas muitos dos jogadores foram perfeitamente enquadrados com 300mm no full-frame.



Agora, se você tem uma câmera com sensor de corte (APS-C), eu ainda recomendaria a 300mm f/4L IS, mas depende muito do seu esporte. Se você não tiver certeza, posso começar com uma lente zoom 70-300 mais barata e ver quais distâncias focais você mais usa. Se você está sempre usando a extremidade longa do zoom, isso é uma boa indicação de que a 300mm f/4L pode ser uma ótima escolha para você.

No meu jogo, acho que 300mm no crop (480mm) teria sido um pouco longo, mas eu sempre poderia ter filmado a ação mais longe. Se eu estivesse usando um sensor de corte, um 70-200mm provavelmente teria funcionado melhor. Mas o bokeh em 300mm f/4 ficou tão bom comparado com a minha 70-200 f/4, não sei se poderia voltar atrás. O alcance, a potência e a sensação da 300mm pareciam muito à frente da minha 70-200 f/4L. Eu me senti uma fera usando-o a noite toda.

Resumo: 300 mm em full-frame foi perfeito para assuntos mais próximos. Também definitivamente funciona se você tiver um sensor de corte. Pense no esporte que você está praticando e a que distância você estará da ação.


Foco automático


A 300mm f/4L IS é uma lente da série L, então não é surpresa que o foco automático seja rápido e ágil. A lente possui USM, que significa Ultra Sonic Motor – o motor de foco automático rápido da Canon. O foco automático USM na 300mm é excelente, silencioso e instantâneo. O rastreamento é rápido e acompanha a ação.

O foco automático rápido em 300mm é uma espécie de luxo para mim. Eu tenho o mau hábito de me preparar para uma tacada específica (como o arremessador jogando a bola), pegar a tacada e depois colocar minha câmera para baixo para procurar a próxima tacada. Quando acontece uma peça, meu instinto é abaixar a câmera e assistir (ruim, eu sei). Mas durante o jogo, quando percebi que isso estava acontecendo, fiz questão de tentar atirar de forma espontânea durante as jogadas. Houve uma peça em que larguei minha câmera, mas depois vi uma foto prestes a aparecer. Graças ao foco automático rápido, eu simplesmente enquadrei a foto, foquei e tirei a foto em alguns momentos. Saí com esta foto:



Resumo: Adoro o foco automático rápido na 300mm f/4. Ele responde a todos os meus comandos, instantaneamente.

Estabilização de imagem


Não tenho muito a dizer sobre Estabilização de Imagem (IS). Usei durante todo o jogo, mas não acho que fosse necessário. Eu estava usando uma velocidade do obturador rápida o suficiente para congelar a ação. Não há realmente necessidade de IS ao fotografar ação, porque o IS só ajuda com a trepidação da câmera de suas mãos. Você ainda precisa de uma velocidade rápida do obturador para congelar a ação, o que significa que a trepidação da câmera também não é um problema nesse ponto.

Resumo: Da próxima vez, vou deixar o IS desligado. Não é um recurso necessário para atiradores esportivos.


Considerações finais


Sinceramente, a 5D Mark III e a 300mm f/4L IS foi uma combinação incrível para fotografar esportes. A câmera era boa e a lente funcionou perfeitamente. Isso tornou a fotografia de esportes muito mais fácil para mim do que antes, quando fotografei com a 70-200 f/4.

No geral, eu recomendo a 300mm f/4L IS como uma lente esportiva. É a distância focal perfeita para distâncias médias a longas. O foco automático é ágil e confiável, e a lente é fácil de segurar. Se você precisa de uma nova lente telefoto para fotografia de esportes, posso recomendar a Canon 300mm f/4L IS.



Índice

Fotografia Esportiva

  • GERAL
    • 8 dicas sobre como fotografar esportes
    • Dicas dos profissionais de fotografia esportiva para ajudá-lo a tirar fotos com dinheiro
    • Fotografia de esportes indoor
    • CONFIGURAÇÕES
      • Como usar o modo Esportes
    • ILUMINAÇÃO
      • Fotografar Retratos e Esportes de Ação com Speedlites – Workshop
    • GEAR
      • Revisão da lente Lente Canon 300mm f4 para fotografia de esportes
      • Aquatech CO-7 Underwater Sport Housing [REVISÃO]
      • Fotografar esportes motorizados com uma câmera Micro Four Thirds
    • GUIAS AVANÇADOS
      • Dicas para fotografar futebol (futebol)
        • Como atirar no futebol americano escolar
        • Jogue bola! Cobrindo suas bases arremessando beisebol
        • Como capturar a foto de ação perfeita em fotografia esportiva
          • Fotografia de esportes com pouca luz
          • 3 dicas para tirar fotos melhores de automobilismo
          • Em ação:fotografar esportes juvenis
            • 5 principais dicas para fotografia de esportes radicais
          • PÓS-PROCESSAMENTO
            • Usando o Photoshop para criar a ilusão de profundidade de campo com suas fotos de esportes