Lente 16mm, ISO 100, f/13, 2 segundos de exposição
Talvez uma das ferramentas mais negligenciadas e desvalorizadas que você pode possuir como fotógrafo seja um filtro de densidade neutra (Filtro ND) ou Filtro ND graduado. De fato, se a fotografia é considerada pintura com luz, um filtro ND seria considerado a ponta do pincel. Veja, diferentes pontas de pincel podem ser usadas para regular, se você quiser, a quantidade de tinta que você aplica em cada pincelada – assim como diferentes filtros de Densidade Neutra ou ND Graduado podem ser usados para regular a quantidade de luz que você permite que entre no seu Câmera.
O que é um filtro de densidade neutra?
Um filtro de densidade neutra reduz a intensidade de todos os comprimentos de onda ou cores de luz igualmente. Essa é apenas uma maneira elegante de dizer que deixa menos luz entrar em sua câmera. Eles vêm em diferentes intensidades e estilos. Um desses estilos é o filtro de Densidade Neutra Graduada que bloqueia a luz em metade do filtro e gradualmente faz a transição para a outra metade que é clara.
Mesma cena acima sem o Filtro de Densidade Neutra Graduada. Observe, no entanto, que é a mesma exposição – lente 16mm, ISO 100, f/13, 2 segundos
Dominar o filtro ND ou o filtro de densidade neutra graduada não exige um diploma da Escola de Magia de Hogwarts (embora não faça mal). Abaixo, mostrarei as fotografias dinâmicas que você pode capturar com as ferramentas adequadas e, em seguida, mostrarei uma técnica para replicar o filtro ND caso você ainda não possua um ou não possa pagar um devido às restrições fiscais que seu outro significativo colocou em prática para reinar em seu “orçamento de hobby”. Lembre-se, muitas vezes há mais de uma maneira de alcançar os resultados desejados na fotografia.
O filtro de densidade neutra provavelmente é melhor reconhecido por sua capacidade de diminuir a velocidade do obturador da sua câmera a ponto de a água em movimento rápido parecer calma e sedosa.
Lente de 23 mm, ISO 200, f/16, 2,3 segundos
Sempre que estiver trabalhando com velocidades lentas do obturador, você precisa ter cuidado com a trepidação da câmera, por isso é sempre recomendável usar um tripé e um disparador remoto do obturador ou definir o temporizador automático. Dependendo do filtro de densidade neutra que você usa, você pode deixar o obturador aberto por muitos minutos de cada vez. Fotografar em RAW é altamente recomendado, pois a maioria dos filtros ND deixa um tom de cor em sua fotografia e você deseja a flexibilidade para ajustar seu balanço de branco no pós-processamento.
A diferença
Lente de 26 mm, ISO 100, f/18, 25 segundos
A fotografia acima foi tirada com um filtro de densidade neutra de 10 pontos para melhorar os reflexos na água. O filtro ND diminui significativamente a velocidade do obturador, permitindo que a água pareça vidro. Este é um exemplo mais sutil do que a primeira fotografia, mas de qualquer forma o resultado final é mais exclusivo do que você seria capaz de fazer sem ele.
Pense fora da caixa
Lente de 16 mm, ISO 100, f/16, 0,6 segundo
Até agora, se você é um leitor regular, já deve ter aprendido que há mais de uma maneira de fotografar um assunto ou cena. Existem muitos artigos que falam sobre a luz forte durante a tarde – o filtro de densidade neutra doma essa luz e permite que você crie uma fotografia realmente interessante. A foto acima também foi tirada com um filtro de densidade neutra de 10 pontos, em um dia muito claro. O filtro ND me permitiu diminuir a velocidade do obturador apenas o suficiente para desfocar o casal que andava na minha frente. O resultado final acabou sendo uma das minhas fotos favoritas naquele dia.
Belas artes
Lente 16mm, ISO 3200, f/4, 30 segundos
A fotografia fine art é criada de acordo com sua própria visão como fotógrafo artista. Parece vago? É, mas isso é o melhor da arte, você pode se expressar através de sua fotografia sem seguir as regras de ninguém, nem mesmo as suas. A fotografia acima é classificada como Intentional Camera Shake (ou ICM) e é criada movendo sua câmera enquanto o obturador está aberto. Usei um filtro de densidade neutra de 6 pontos para esta foto e desloquei a câmera para a esquerda e depois de volta para a direita enquanto o obturador estava aberto. Se você é novo no Intentional Camera Shake, o filtro ND lhe dará mais tempo com o obturador aberto para fazer movimentos deliberados.
E se você não tiver um filtro de densidade neutra?
Se você ainda não tem um filtro de densidade neutra, mas gostaria de melhorar a aparência de suas fotografias agora, há um pequeno truque que você pode guardar nos recessos de sua mente para a próxima vez que sair e sobre. Lembre-se de como a velocidade do obturador e a abertura estão tão intimamente relacionadas? Bem, você pode diminuir a velocidade do obturador o suficiente para fazer com que a água agitada pareça suave, mesmo sem um filtro de densidade neutra, fazendo alguns ajustes.
Observação: Vou recomendar que você feche sua abertura (maior número f) para a configuração mais estreita que sua lente permitir e você deve estar ciente da compensação. Quando você fotografa com a menor abertura que sua lente permite, você pode causar difração da lente. A difração da lente é onde suas imagens serão menos nítidas devido ao desembolso de luz ao passar pela pequena abertura de sua lente. Essa é a desvantagem ao tentar replicar os efeitos de um filtro de densidade neutra sem ter o filtro real. Para este exemplo, vamos falar sobre água em movimento rápido, o rio Virgin para ser mais preciso. A foto abaixo foi tirada no Parque Nacional de Zion em condições bastante claras. Quanto mais brilhante a cena, mais difícil será usar essa técnica. Para suavizar a água, você precisa diminuir a velocidade do obturador, certo? Certo. Para diminuir a velocidade do obturador sem superexpor a imagem, você precisa compensar reduzindo a quantidade de luz que entra na câmera de outra maneira. Abrir sua abertura (número f menor) permite que mais luz entre, enquanto fechar sua abertura (número f maior) reduzirá a luz, portanto, devemos fechar a abertura.
Lente de 34 mm, ISO 100, f/22, 1,3 segundos – sem filtro
Feche a abertura o máximo que puder e certifique-se de que seu ISO seja o mais baixo possível também. Reduza a velocidade do obturador (se estiver fotografando no modo de prioridade de abertura, a velocidade do obturador será ajustada automaticamente). Certifique-se de usar um tripé ou você terá fotos borradas. Você vai querer uma velocidade do obturador em torno de 1/4 a 1,3 segundos.
Observação: isso será praticamente impossível se você estiver em plena luz do sol, pois a “regra Sunny f/16” será aplicada e o melhor que você pode fazer sem filtro é 1/50 em f/22. Então você precisaria de pelo menos um filtro ND de 3 paradas para desacelerar mais do que isso, 6 paradas seria ainda melhor nessa situação. Finalmente
Lembre-se, nem todos os filtros de densidade neutra são criados igualmente e o vidro que você coloca na frente do sensor da sua câmera impactará diretamente na qualidade da imagem das fotografias que você tirar. Você deve se esforçar para a melhor qualidade que você pode pagar. Os melhores filtros ND podem ser adquiridos por US$ 50 a US$ 200 ou mais, dependendo do tamanho e dos materiais.
Ao comprar um filtro de densidade neutra, recomendo comprar o tipo de parafuso para caber no tamanho da sua maior lente (o tamanho do filtro que você precisa será escrito na lente com um pequeno círculo com uma linha ao lado, e dentro da tampa da lente). Você economizará dinheiro se ficar com o maior tamanho de lente, pois pode comprar adaptadores de metal baratos (chamados de anéis de redução) geralmente menos de US $ 10, para acomodar suas lentes menores.
Deixe-me deixá-lo com esta dica final. Sua câmera permite a entrada de luz através da lente (e, às vezes, vazamento ao redor da lente), bem como através do visor. Quando você fotografa com velocidades rápidas do obturador, isso não é perceptível, mas ao fotografar com tempos de exposição mais longos, você descobrirá que a luz que passa pelo visor fará com que áreas marrons poluam sua imagem. Cubra seu visor ao usar um filtro de densidade neutra e você eliminará esse fenômeno. Apreciar.
Confira o e-book dPS mais recente – Loving Landscapes Um guia para o fluxo de trabalho e pós-produção de fotografia de paisagem – um novo ebook dPS dos autores de Living Landscapes