Não há realmente nada mais frustrante para os fotógrafos do que um sensor de câmera cheio de poeira e manchas. A poeira no sensor acontece, é apenas um fato da vida fotográfica digital. Se você é um fotógrafo ao ar livre com uma lente zoom, ou um que troca de lentes no campo, poeira e partículas encontrarão um caminho para o seu sensor quase regularmente. Mas mesmo fotógrafos de estúdio experimentam a angústia de um sensor sujo.
O sensor de câmera mais sujo do mundo. Que nojo.
Algumas semanas atrás, eu estava em um passeio fotográfico na montanha e estava constantemente trocando de lentes no clima alpino ventoso e empoeirado. Esta é uma foto tirada para mostrar minha poeira do sensor. Todas essas manchas pretas são fragmentos de coisas transportadas pelo ar que são sugadas pelo seu sensor quando você usa uma lente de zoom ou quando você troca sua lente ao ar livre. A imagem acima é o resultado.
Não há muito o que você possa fazer se estiver em uma sessão de fotos, além de saber que haverá muitas horas gastas no seu computador editando esses pontos miseráveis de suas fotos bonitas. No entanto, você não precisa se estressar quando voltar para sua base, onde poderá limpar facilmente o sensor e remover as manchas em três etapas fáceis.
Seu sensor está sujo?
Verifique se o seu sensor precisa de limpeza. É bem possível que sim, mas talvez você não saiba. Se você fotografar bem aberto, ou em aberturas maiores (número f-stop menor, como f/2.8), você pode não ver nenhum sensor em suas imagens, a menos que você as veja em 100% no seu monitor. Mas um dia você vai querer, ou precisar, ajustar sua abertura para f/8, ou f/16; então a poeira do sensor se tornará visível, quase como se do nada, para atormentá-lo, quadro a quadro.
Para ver se você tem poeira no sensor agora, para que você não fique surpreso quando estiver em campo fotografando, pare até a menor abertura da sua lente (o maior número f-stop, f/32, por exemplo) e tire uma foto de uma parede branca ou de cor clara. O que eu faço então, é abrir a imagem no Photoshop e clicar em Auto Tone (no item do Menu Imagens). Horrores! Você vê? Espero que a poeira do seu sensor não pareça tão ruim quanto a minha, acima. Mas se você vir as temidas especificações pretas, continue lendo.
Etapa 1) Usando a função de limpeza automática
Muitas DSLRs mais recentes têm uma função especial para limpar automaticamente o sensor. Procure-o no menu Ferramentas da sua câmera. Quando você usa essa ferramenta, a câmera dá ao sensor uma série de microvibrações que “sacudem” a poeira solta, em teoria. Você pode ter que repetir este processo várias vezes. Mas com alguma paciência, e desde que seu sensor não seja tão ruim quanto o exemplo na minha imagem acima, você estará relativamente livre da maior parte da sujeira do sensor em alguns minutos.
Se você não possui esse recurso em sua câmera, não se preocupe, existe uma maneira de limpar manualmente seu sensor. Mais cedo ou mais tarde, mesmo os fotógrafos com câmeras autolimpantes terão que lavar seus sensores usando este método manual, Etapa 2 abaixo.
Etapa 2) Usando swabs de sensor e fluido Eclipse
Os cotonetes do sensor são almofadas de limpeza especialmente projetadas para sensores de câmera. Usado com algumas gotas de fluido de limpeza Eclipse, eles limparão o sensor. Pense nisso como um pequeno Swiffer para o seu sensor. Você pode obter os cotonetes exatamente no tamanho certo para o seu sensor, portanto, um deslize em cada direção pode ser tudo o que você precisa.
O procedimento é fácil. Você simplesmente colocará 2 gotas do fluido em uma almofada e, em seguida, alargará suavemente o cotonete em seu sensor
UMA VEZ, UMA MANEIRA . Em seguida, mude de direção e deslize para o outro lado. Jogue esse cotonete fora. Se você precisar repetir o processo, use um novo cotonete.
Etapa 3) Ligar, espelhar
Para usar os cotonetes, você precisará manter o espelho levantado para ter acesso ao sensor. Essa é a parte complicada –
você não quer que seu espelho caia enquanto o cotonete ainda estiver dentro da câmera .
Se você não tiver uma configuração para
Bloquear espelho para limpeza , verifique se a bateria está totalmente carregada e defina a exposição da câmera em Bulb. A configuração Bulb permitirá que você mantenha o espelho até que você solte o obturador (use um obturador de travamento para segurá-lo, não com o dedo). Dessa forma, você pode acessar o sensor e fazer o sensor rápido em duas etapas, deslize para a esquerda, deslize para a direita.
Verifique seus resultados:tire outra foto na mesma abertura fechada e observe a diferença.
Imagem da poeira do sensor depois de usar os cotonetes do sensor. Os principais culpados sumiram.
Ainda existem três pontos, mas todas as grandes bolhas e grandes partículas de poeira desapareceram. Dependendo de suas preferências, você pode ficar feliz com isso sabendo que são apenas alguns cliques na ferramenta de clonagem para remover essas pequenas marcas fracas. Ou você pode querer dar ao sensor outra rodada de cotonetes. De qualquer forma, o sensor está super limpo em comparação com a imagem de teste inicial.
Limpar seu sensor não é difícil, você precisa ter cuidado, mas vale a pena o esforço. Suas fotografias vão amá-lo por isso.
Eu adoraria ver suas histórias de horror de poeira do sensor – poste suas fotos de antes e depois da limpeza aqui.
Nota de aviso do editor: se você tem medo de danificar seu sensor (é delicado), geralmente pode encontrar uma loja de câmeras local que ofereça esse serviço. Você pagará muito mais por isso do que fazê-lo sozinho, mas se eles o danificarem, eles terão que substituí-lo para você. A câmera que é! Se você danificar seu sensor, não há como voltar atrás. Portanto, siga as instruções exatamente e seja cauteloso. Execute este procedimento em uma sala o mais livre de poeira e vento possível. E lembre-se de NUNCA, NUNCA tocar no sensor com os dedos. O óleo de seus dedos causará mais danos e será muito mais difícil de remover (ou seja, você provavelmente o enviará ao fabricante para retirá-lo).