>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Criando Swirly Bokeh com a lente Helios 44-2




Recentemente comprei uma Sony A7 para complementar minha Canon 6D DSLR. Um amigo me convenceu de que ter uma câmera full frame de formato pequeno seria uma maneira totalmente diferente de fotografar. Eu valorizo ​​a opinião dele, então eu escolhi uma. Você pode ver como eu usei no meu último artigo:quando enganar sua câmera para a exposição perfeita.

Um novo amor pelas lentes Prime


Comecei com uma lente Sony 55mm f/1.8 e uma lente 24-70mm f/2.8 que requer um adaptador Sony. A 55mm dispara como um sonho e é incrivelmente leve.

A 24-70mm e o adaptador são super pesados ​​e ridiculamente pesados ​​na frente. É uma ótima lente, mas depois de tirá-la algumas vezes, concluí que não era para mim. Eu realmente gosto de ter grandes aberturas disponíveis para pouca luz, então comecei a procurar outra lente prime.

Um defeito de lente leva a um bokeh incrível


Eu estava olhando fotos no Flickr e notei algumas imagens em que o bokeh parecia girar em um padrão circular. Foi incrível e diferente de tudo que eu já tinha visto!

Eu fiz algumas pesquisas rápidas e descobri que isso se chamava “swirly bokeh” e certas lentes vintage criavam esse efeito através de um defeito de fabricação. Bom, esse “defeito” me pareceu muito legal e quis incorporá-lo na minha coleção de lentes.

Conheça a Lente Helios 44-2 58mm f/2


Sony A7 com lente Helios 44-2 58mm f/2.0

Rapidamente descobri que existe um culto de seguidores para uma lente chamada Helios 58mm f/2. Esta era uma lente fabricada na Rússia que essencialmente tentava emular uma famosa Zeiss.

Várias empresas fizeram essas lentes ao longo de várias décadas, na casa dos milhões de unidades, então elas não são exatamente raras. Isso significa que eles são realmente baratos porque são muito comuns.

Onde encontrar a lente Helios 44-2


Dos vários modelos dessas lentes, a lente modelo Helios 44-2 cria o “bokeh espiralado” que eu estava procurando. Fiz uma pesquisa rápida no Ebay e rapidamente encontrei uma tonelada deles à venda na Rússia e na Ucrânia.

Depois de olhar vários deles, encontrei um em excelente estado e encomendei-o por menos de US $ 50, incluindo frete. Que acordo! Já vi muitas pessoas conseguirem ofertas ainda melhores no Ebay do que eu.

Montagem na câmera Sony A7


Montando o Helios 44-2 no Sony A7

Essas lentes foram criadas para a montagem M da Leica, então eu precisava de um adaptador de montagem M para a Sony A7. Peguei um adaptador Fotasy M42-NEX de US $ 10 que funciona perfeitamente.

Parece uma câmera Franken. Eu realmente gosto de como essa coisa parece louca. Outros fotógrafos pararam para perguntar o que diabos é essa configuração de lente.

Usando foco manual e lentes de abertura manual


O recurso de assistência ao foco do Sony A7 facilita o foco perfeito a cada vez.

Eu nunca tive uma lente que fosse apenas com foco manual, muito menos abertura manual. Em vez de usar um seletor frontal ou traseiro na câmera para escolher sua abertura, você pega um anel na frente da lente para alterá-lo girando-o para a esquerda ou para a direita.

Alguns de vocês que estão lendo isso estão acostumados com esse tipo de lente, mas isso era novo para mim.

Usando a lente de abertura manual


Enquanto o anel de abertura levou algum tempo para se acostumar, ele realmente diminuiu meu processo de tirar fotos. O anel de abertura na frente da lente lê 16 à esquerda, depois 11, 8, 5,6, 4, 2,8 e 2 quando você vira para a direita. Basta girar o dial para alterar a abertura.

Manual Focus Rocks com o A7 e o Helios 44-2


Poste de luz em um estacionamento de parada de caminhões de Missouri cercado por milho.

O desafio padrão com o foco manual é tentar acertar o foco corretamente. Você pode pensar que seu assunto está em foco, mas pode estar apenas alguns centímetros fora de foco.

O A7 possui assistente de foco (também chamado de pico de foco) que ilumina detalhes nítidos em foco em vermelho para que você saiba qual parte da imagem está em foco. Isso o torna tão simples.

Tirar um retrato? Gire o anel de foco até que os olhos de uma pessoa estejam vermelhos e garanta que os olhos estejam nítidos em foco. É tão fácil que é quase como trapacear!

Finalmente – o Swirly Bokeh


Esta imagem desfocada mostra o popular efeito bokeh espiralado

Comprei a lente logo antes de uma viagem de duas semanas a St. Louis, Missouri, para visitar a família. Chegou um dia antes de partirmos, então estava pronto para ir imediatamente. Depois de uma rápida sessão de teste decidi que ia filmar esta Helios 58mm 44-2 exclusivamente para toda a viagem.

Encontrando o ponto ideal do redemoinho


Levei a lente para o quintal dos meus sogros para descobrir a melhor forma de encontrar o ponto espiralado. Quando você fotografa com a abertura máxima em f/,2 de perto do assunto, o fundo é um bokeh bonito, amanteigado e suave.



Esta imagem foi tirada de perto, o que fez com que o fundo ficasse muito borrado para o redemoinho que eu estava procurando. Apontei para uma folha que estava um pouco mais longe, ainda fotografando bem aberta em f/2.

Ainda não é um bokeh espiralado, mas definitivamente tem mais forma. estou me aproximando.



Tirei outra foto com um assunto na faixa intermediária, talvez 4-5 pés de distância, enquanto ainda fotografava com abertura máxima em f/2.



Você pode começar a ver a forma de redemoinho no fundo? Essa foto me mostrou que estou cada vez mais perto. Parece que você precisa de uma distância decente do seu assunto e precisa de um fundo que possa cair em um bokeh à distância.

Apontei para uma casa de pássaros a cerca de 2,5 metros de distância, que convenientemente tinha um sapo bonitinho no olho mágico inferior e tirei a foto.



Sucesso! Aparentemente, você precisa de uma boa distância no fundo para que os pequenos pontos de luz e os detalhes possam ser registrados nessa forma de redemoinho. Estou realmente apaixonado por esta lente Helios 44-2.

A lente Helios 44-2 é rápida com a abertura f/2, pesa quase nada e era incrivelmente barata por menos de US$ 50, incluindo frete. Mesmo em aberturas muito pequenas, atinge f/16, a lente produz belas imagens.


A primeira de muitas lentes prime com foco manual


Eu me diverti tanto com essa lente que vou comprar mais primes de foco manual. O vidro cria imagens muito únicas e mal posso esperar para pegar o meu próximo.

Você já montou lentes mais antigas com sua câmera DLSR?


Se sim, deixe-me saber quais lentes você tem nos comentários abaixo, pois estou tentando experimentar ainda mais. Compartilhe suas imagens também, por favor.