Se você estiver interessado em fotografia em preto e branco, os nomes Joel Tjintjelaar e Julia Anna Gospodarou provavelmente dispensarão apresentações. O trabalho de ambos os fotógrafos ajudou a definir e ampliar os limites da fotografia de longa exposição, um gênero relativamente novo no mundo das belas artes.
Julia e Joel uniram forças para escrever um novo ebook chamado From Basics to Fine Art:Black and White Photography – Architecture and Beyond. Destina-se principalmente a fotógrafos interessados em usar técnicas de longa exposição para fotografar edifícios, com alguns capítulos sendo mais gerais e com um apelo mais amplo.
Mas se você está procurando uma explicação detalhada das técnicas de pós-processamento em preto e branco que não encontrará em nenhum outro lugar, está no lugar certo. Joel explica seu fluxo de trabalho, demonstrando como ele usa o Lightroom e o Photoshop, juntamente com plug-ins como o Silver Efex Pro. Mais importante, ele mostra como usar o que ele chama de Máscaras de gradiente seletivo iterativo , uma técnica que ele mesmo desenvolveu, para criar o visual único de suas imagens em preto e branco.
Ele também explora técnicas bastante complexas modeladas no que chama:os 10 mandamentos monocromáticos para uma boa fotografia em preto e branco. A ideia é que você possa criar presença e profundidade nas fotografias alterando contraste, relações tonais e definindo bordas de forma a adicionar volume, profundidade e luminosidade ao assunto.
Não se surpreenda se você não entender o que isso significa, pois é um tópico intrincado que representa uma maneira bastante nova de ver a fotografia em preto e branco. Joel está à frente de todos os outros nesse aspecto, então você não encontrará essa informação em nenhum outro lugar. No entanto, os exemplos do ebook e a apresentação clara tornam tudo mais simples. Aliás, os 10 mandamentos monocromáticos que acabei de mencionar são leitura essencial para qualquer pessoa interessada em fotografia em preto e branco, independentemente do gênero.
Para mim, os aspectos abordados nos parágrafos anteriores são a parte mais interessante do ebook. Há mais, incluindo alguns pensamentos interessantes de Julia (uma arquiteta treinada) sobre o uso da luz para renderizar a forma e o volume dos edifícios. Ela se baseia em técnicas usadas no desenho e as aplica à fotografia para fazer você pensar de uma nova maneira sobre renderizar objetos tridimensionais na fotografia.
Há também um capítulo extenso de Joel sobre fotografia de longa exposição e o equipamento (incluindo uma visão detalhada dos filtros de densidade neutra) e técnicas necessárias para obter resultados.
Incluído está mais coisas usuais que você esperaria de um livro sobre fotografia arquitetônica, incluindo composição, os aspectos práticos de fotografar arquitetura e um capítulo sobre o uso de lentes tilt-shift. Há também um capítulo útil sobre o preço do seu trabalho que será de interesse para profissionais (ou aspirantes a profissionais).
Uma coisinha:as discussões sobre composição contêm uma forte ênfase nas regras que continua ao longo do e-book. Sempre desconfio de qualquer um que afirme que um certo modo de coisas é uma regra, e certamente não estou convencido da veracidade de usar (só para dar um exemplo) espirais de Fibonacci e depois afirmar que há uma regra ligada a isso. Acredito fortemente em princípios, em vez de regras, e não acho que as espirais de Fibonacci ajudarão os leitores a melhorar sua composição. Deixando de lado essa pequena reclamação, há muitas informações boas e práticas neste e-book.
Minha principal dúvida vem do preço. É um ebook caro e seria uma pena se essa informação chegasse a um público limitado por causa disso. Percebo que despesa é um conceito relativo; o ebook é muito mais barato do que fazer um workshop e você aprenderá coisas aqui que não aprenderia em nenhuma outra fonte. É um recurso único e, em última análise, o público comprador decidirá se tem um valor justo.
Tenho que admitir que o que eu realmente gostaria de ver é uma versão impressa deste ebook, devidamente desenhada para dar prioridade às fotos de ambos os autores. Suas imagens seriam melhor apreciadas na página impressa, e um livro tem o potencial de se tornar um testemunho duradouro de seu corpo de trabalho e ensinamentos.
Tecnologia eletrônica © [www.351231.com]