A nova Chronicle faz parte da linha de bolsas para câmera Next Generation da Domke.
Há uma nova linha de bolsas para câmeras no mercado, mas elas vêm de um nome antigo e familiar. Originalmente fundada em 1976 pelo fotojornalista Jim Domke com a introdução do F-2, a marca Domke tem sido sinônimo de bolsas discretas e de alta qualidade voltadas para fotojornalistas, fotógrafos de viagens e qualquer outra pessoa que procure uma bolsa que não um ótimo trabalho protegendo seu equipamento sem chamar atenção injustificada para os milhares de dólares em kit pendurado em seu ombro.
A “Next Generation” da Domke consiste em oito novas bolsas, cada uma disponível em diferentes opções de materiais e equipada com os novos sistemas GearProtex™ e PocketFlex™ da Domke de divisórias personalizáveis, inserções e bolsos de armazenamento. Recentemente, tive a chance de passar algum tempo testando The Domke Chronicle (J-Chron). Uma das três bolsas da Série Jornalista (ao lado do Ledger e do Herald), a Chronicle – descrita como neto do F-2 original – é obviamente projetada com o fotojornalista em mente, mas também seria uma ótima bolsa para qualquer fotógrafo, profissional ou não, procurando um perfil discreto ou um visual retrô clássico.
Primeiras impressões
Recém-saída da caixa, esta bolsa trouxe um sorriso ao meu rosto. Meu pai era um fotógrafo realmente incrível. Querendo tornar seu hobby meu, quando eu era criança, passamos incontáveis horas juntos na câmara escura. Esta é uma bolsa que meu pai teria adorado. Não ficando muito perdido em seu apelo retrô, no entanto, é bastante claro que muito pensamento e atenção aos detalhes foram investidos no design e na produção desta bolsa. Disponível em quatro opções de cores diferentes, optei pelo Ruggedwear Military/Black. Todos os materiais, tanto por dentro quanto por fora, parecem ser de altíssima qualidade, mas não adicionam nenhum volume ou peso desnecessários. Isso mantém a bolsa confortável em seu ombro, mesmo quando totalmente embalada.
Dimensões e especificações
Exterior:15,75" (L) x 7" (L) x 10" (A) (40 cm x 17,8 cm x 25,4 cm)
Interior:12,25" (L) x 6,5" (L) x 9,25" (A) (31,1 cm x 16,5 cm x 23,5 cm)
Peso:4,2 libras. (1,9 kg)
Zíperes da marca YKK
Zíper duplo de acesso superior
Bolsos laterais expansíveis com zíper
Bolsos frontais expansíveis
Bolso traseiro com zíper
Bolso acolchoado para tablet com zíper (até 11″ x 8″)
Prendedores de aba externa de hardware de aço antigo
Alça de ombro removível
Alça de mão removível
Silenciadores de velcro
Placa de identidade numerada
O que eu embalei
Nikon D300s com lente principal de 35 mm acoplada
Lente Nikon 70-200 mm f/2.8
Dois flashes SB800
Flashpoint Blast Power Pack
Think Tank PPR com cartões CF extras
Suporte de bateria Think Tank DSLR
Medidor de luz
Fita de gaffer
Caderno/canetas/cartões de visita
Contrato do cliente, liberações de modelo e documentação
iPad
Vale ressaltar aqui que o Chronicle poderia facilmente ter manuseado vários itens adicionais, mas tenho tentado viajar um pouco mais leve esses dias.
Divisores e inserções
O novo sistema de divisórias GearProtex da Domke permite personalizar totalmente o interior da bolsa com divisórias que podem ser fixadas em qualquer superfície interior, não apenas nos pontos de fixação de velcro correspondentes. O sistema PocketFlex é uma coleção de bolsos e bolsas que também podem ser fixadas em qualquer superfície interna da bolsa. Se eu tivesse que escolher uma área onde esta bolsa ficou um pouco curta, seria aqui, com as divisórias. Embora muitas empresas pareçam oferecer muito mais divisores do que você poderia precisar, achei o número de divisores incluídos um pouco insuficiente para o meu gosto. Com apenas três divisórias incluídas e um remendo de bolso incluído, se eu quiser que essa bolsa esteja 100% de acordo com minhas necessidades, vou ter que pedir mais algumas divisórias. Considerando o custo desta bolsa ($ 349 USD), poderia ter sido bom incluir mais alguns divisores. No lado positivo, no entanto, a flexibilidade dos divisores, combinada com pontos de fixação quase ilimitados, ajuda a criar seções de tamanhos e formas que nunca consegui com divisores padrão.
Escolhas de tecido
Aqui está uma opção que você não vê com frequência ao escolher uma bolsa para câmera. A Chronicle, assim como todas as bolsas da linha Next Generation, está disponível em uma variedade de materiais e cores. Como observado, a bolsa nesta revisão é a opção RuggedWear Military/Black. Também estão disponíveis Cordura Preto/Preto, Canvas Khaki/Preto e RuggedWear Preto/Areia. Embora seja óbvio a partir de uma rápida inspeção que os materiais externos são de alta qualidade e construídos para suportar os desafios regulares que nossas malas enfrentam diariamente, vamos encarar, é material e, eventualmente, vai ficar sujo ou mostrar algum desgaste. No que foi a primeira vez para mim, fiquei agradavelmente surpreso ao encontrar uma lata de Domke Ruggedwear Refinish Wax na bolsa para aquelas ocasiões inevitáveis em que partes do exterior da bolsa podem precisar de um pouco de atenção.
Encerramento e recomendações
Eu realmente amo esta bolsa, particularmente seu visual retrô clássico. Provavelmente vou acabar usando-a mais para fotografia pessoal do que para trabalho comercial, mas é uma bolsa adequada para ambos. Mesmo sendo a menor mala da série Journalist, nunca me senti limitado em relação ao que poderia ou não levar. Esta bolsa deve agradar a uma grande variedade de fotógrafos, de fotojornalistas e fotógrafos de natureza, a amadores e fotógrafos de viagens, bem como a todos os fotógrafos intermediários. O preço pode ser um pouco alto para uma bolsa desse tamanho, mas acho que você obtém absolutamente o que paga em termos de qualidade, longevidade e adaptabilidade. Eu dei 4,5 de 5 devido a divisores insuficientes. Revisor do resumo Jeff GuyerData da revisão Item Avaliado Bolsa de Câmera Domke ChronicleAvaliação do Autor 4.5