Crescendo, a primeira letra do meu sobrenome estava no final do alfabeto, o que significava que eu estava uma das últimas crianças que escolheram minhas eletivas no ensino médio. Foi por essa razão que acabei com eletivas estranhas, como Física, Composição de Colocação Avançada, Metal Shop e, eventualmente, Fotografia em Preto e Branco. Eu estava menos do que empolgado em tirar Fotografia – eu tinha SATs para fazer, faculdades para entrar, e certamente não tinha tempo para uma aula de fotografia ministrada pelo professor de Psicologia que era famoso por fazer as crianças andarem pelo campus com as mãos nas mãos. forma de um retângulo, “visualizando” a tomada. Apesar de meus melhores esforços, em algum lugar entre o ampliador e colocar meu papel no revelador pela primeira vez, eu me apaixonei.
Agarrei-me à fotografia de filme em preto e branco por vários anos, até que o marido me comprou minha primeira DSLR – uma Canon Rebel XS. Uma das primeiras coisas que notei foi que algo estava errado. Mesmo ao fotografar com algumas das minhas distâncias focais favoritas, algo parecia estranho. Depois de consultar o Dr. Google, rapidamente percebi que a diferença era que aprendi fotografia em formato de filme 35mm, e que o sensor recortado da Canon XS fazia com que minhas lentes funcionassem de maneira diferente do que eu estava acostumada. Existem muitos artigos que se aprofundam explicando como e por que os sensores recortados, mas o que você precisa saber é que, se você possui um DLSR de nível básico, provavelmente possui um. Se você tem uma câmera com sensor recortado, também precisa saber que uma lente de 50 mm em uma câmera com sensor recortado não funciona como uma lente de 50 mm. Em vez disso, as câmeras APS-C (sensor recortado) têm um fator de ampliação de 1,6x (Canon) ou 1,5x (Sony &Nikon). Portanto, você precisa multiplicar o comprimento da lente da sua câmera pelo fator de ampliação acima para ver qual distância focal essa lente específica
funcionará na sua câmera. Por exemplo, se você colocar uma lente de 50 mm em uma câmera com sensor recortado, terá que multiplicar por 1,6x, o que significa que sua lente de 50 mm está realmente funcionando mais como uma lente de 80 mm.
Isso é importante porque quando você vê resenhas de lentes, ou mesmo quando fotógrafos profissionais falam sobre lentes, é provável que as imagens incluídas sejam tiradas com uma câmera full frame, que não possui um sensor recortado. Em outras palavras, mesmo que você compre exatamente a mesma lente, suas fotos provavelmente não serão semelhantes se você estiver usando uma câmera com sensor recortado. Agora, por favor, ouça-me quando digo que isso não significa que sua câmera é “ruim” ou que você precisa atualizar seu equipamento – você é capaz de tirar algumas fotos absolutamente incríveis com uma câmera com sensor recortado e uma lente bacana. Há uma tonelada de potencial lá a um preço bastante baixo, e é por isso que a lente 50mm f / 1.8 é a primeira atualização que muitos novos fotógrafos fazem, e com razão! Hoje, gostaria de mostrar alguns dos meus usos favoritos de uma lente de 50 mm em uma câmera com sensor recortado. Na verdade, todas as fotos deste artigo foram tiradas com uma lente Canon 50mm f/1.8 e uma Canon XS ou Canon 60D, que são câmeras com sensor recortado.
Fotografia de recém-nascidos
Quando estou fotografando recém-nascidos, eu diria que a lente 50mm está na minha câmera 90% do tempo. Eu gosto de ir aos novos pais ao invés de eles virem até mim sempre que possível, porque eu costumo achar que a mãe e o bebê relaxam um pouco mais rápido em seu próprio espaço, e eu gosto de incluir muitas imagens de “estilo de vida” na sessão também. No entanto, isso tem uma contrapartida, que é que eu não tenho tanto controle sobre a luz em sua casa quanto teria no meu espaço. Sim, eu posso mover móveis se necessário ou até mesmo fotografar na cozinha se for onde está a melhor luz natural, mas também é bom ter uma lente que possa acomodar situações de pouca luz se necessário, e a 50mm certamente pode fazer exatamente isso quando Eu atiro bem aberto ou perto dele. Acho que o ponto ideal em termos de abertura com essa lente é em torno de f/2.5, o que normalmente é suficiente, mas gosto do fato de poder descer ainda mais se quiser focar em pés pequenos, cabelos ou características do recém-nascido.
Fotografia da natureza
Embora eu tenha experimentado fotografia de paisagem usando minha lente de 50 mm, prefiro uma lente grande angular (algo em torno de 35 mm) para esse fim. Dito isto, enquanto a 50mm pode não ser sua melhor opção para capturar cachoeiras ou belas montanhas, a lente de 50mm brilha ao capturar os menores detalhes da natureza – pense em flores, vegetais, frutas, folhas, galhos cobertos de neve e botões em árvores.
Retratos
Claro, um dos usos mais comuns para a lente de 50 mm é para retratos padrão. Eu uso minha lente de 50 mm com mais frequência para retratos de uma ou duas pessoas, mas também a uso com bastante frequência para grupos de cerca de três a seis pessoas (mais de seis, e prefiro uma lente de ângulo mais amplo). Quando comprei a lente de 50 mm pela primeira vez, fiquei tão empolgado com a capacidade de criar um fundo desfocado em retratos que quase sempre fotografava bem aberto, com a abertura em f/1.8. Foi tão emocionante ser capaz de alcançar esse bokeh!
No entanto, também criei muito mais trabalho para mim e acabei com muito menos fotos que acertaram o foco porque a profundidade de campo era tão rasa, e qualquer pequeno movimento de uma criança poderia tirar o foco do controle. Agora, costumo definir a abertura em torno de f/2.5 quando estou fotografando retratos, o que ainda dá bastante desfoque no fundo, mas também facilita um pouco minha vida. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de fotografar crianças pequenas que muitas vezes estão se movendo mesmo quando estão “sentadas”. A linha de fundo? Não caia na armadilha de atirar bem aberto o tempo todo só porque você pode!
Surpresas inesperadas
Quando estou fora de casa, muitas vezes jogo minha câmera com a lente de 50 mm na minha bolsa ou no carro. Como mencionei, é a minha lente favorita e a que é mais usada, por isso é uma aposta geralmente segura. Dito isto, houve um punhado de ocasiões em que minha lente de 50 mm pode não ter sido minha primeira escolha se eu tivesse outras opções comigo, mas teve um desempenho melhor do que o esperado.
Um desses casos foi quando acabamos em um resort de esqui no dia da competição de snowboard do ensino médio. Peguei minha câmera apenas por diversão e fiquei surpreso com o quão bem a lente de 50 mm lidou com uma foto para a qual eu normalmente preferiria um ângulo mais amplo. Portanto, não tenha medo de experimentar uma lente de 50 mm, mesmo além dos aplicativos de retrato padrão, há muito potencial!
Suas ideias?
Você tem uma lente de 50mm? Para que você se encontra usando-o com mais frequência? Você tem um sensor recortado ou uma câmera full frame?
Mais lentes favoritas de nossos escritores
- Como uma lente Humble 85mm se tornou minha favorita
- Amplo com a Tokina 11-16mm f/2.8
- Lente Tamron 18-270mm
- 50mm f/1.4
- Lente Pancake 40mm da Canon