Como muitos fotógrafos iniciantes, sou fã de longa data de lentes de zoom durante grande parte da minha carreira de fotógrafo de quatro anos. No ano passado, no entanto, algo em meu cérebro mudou e eu comecei a acumular e de repente
preferir usando lentes prime. Comecei com a humilde Canon 50mm f/1.8, eventualmente adicionando uma lente macro 100mm f/2.8. Por muitos meses, essa combinação de lentes emparelhadas com minha Canon 6D se tornou meu kit de fotografia de viagem preferido, substituindo minha amada 16-35mm f/2.8. Adorei o kit compacto e significativamente mais leve que agora posso carregar na minha discreta bolsa de câmera Kata DSC 437.
Várias semanas atrás, decidi puxar o gatilho em outra lente prime:a lente panqueca Canon EF 40mm f/2.8 STM. Anunciado pela Canon em junho de 2012, esta é uma lente relativamente nova e é a menor já feita pela Canon. Intrigado com seu tamanho menor e distância focal um pouco maior, decidi usá-lo no lugar de minha lente de cinquenta e cinquenta bacanas em uma viagem de duas semanas a Nova York e Montreal. As imagens resultantes que tirei e a experiência geral de filmagem com a 40mm a garantiram como minha nova lente de fotografia geral favorita. Aqui estão algumas razões pelas quais você também pode considerar adicionar a lente panqueca de 40 mm à sua coleção.
Torna as câmeras DSLR ainda mais compactas
Com 22mm (0,86″) de profundidade, a 40mm é significativamente menor que a 50mm f/1.8, que mede 41mm (1,6″) de profundidade. O comprimento reduzido do 40mm facilita colocá-lo em uma bolsa de câmera relativamente pequena ou até mesmo em uma bolsa de tamanho médio.
Permite a distância focal “normal perfeita” para câmeras de quadro a um preço razoável
Embora a 40mm funcione em todas as Canon DSLR já fabricadas, ela é otimizada para uso em câmeras digitais full-frame. Sempre achei 50mm um pouco longo demais para a maioria das fotos casuais de rua ou fotos de viagem que quero tirar, e a Canon não faz 35mm por menos de US$ 500. Com preço de 199,99 dólares, a 40mm é o equilíbrio perfeito em termos de distância focal e custo, proporcionando uma perspectiva incrivelmente natural às imagens a um custo razoável.
Construído de forma sólida com substituição instantânea de foco manual
Apesar de ser drasticamente mais curta que a 50mm f/1.8, a 40mm na verdade pesa aproximadamente o mesmo em 4,6 onças (130 gramas). Isso provavelmente se deve ao fato de a 40mm ser construída em metal e plástico, dando a ela uma sensação muito sólida e segura, especialmente quando comparada à 50mm f/1.8 majoritariamente plástica. Como a 50mm f/1.4, a 40mm também possui um anel de foco externo que pode ser ajustado a qualquer momento para substituição instantânea do foco manual ao fotografar no modo de foco One Shot da Canon.
Ideal para fotografia de rua, arquitetura e comida
A construção compacta do 40mm facilita muito o armazenamento em bolsas casuais de praticamente qualquer tamanho. Seu tamanho também a torna mais discreta, tornando-a ideal para fotografia de rua ou documental, ao contrário da popular lente 24-70 f/2.8, que sempre parece se destacar. Minhas viagens por Nova York e Montreal viram muitos prédios altos e arranha-céus que eram reconhecidamente mais difíceis de fotografar com a 40mm, fazendo com que eu perdesse minha 16-35mm mais larga.
No entanto, a 40mm ainda era larga o suficiente para capturar certas cenas arquitetônicas, e o benefício era a falta de distorção quando capturada em 40mm versus 16mm. Isso significou muito menos correção de lente no pós-processamento. Outra área da fotografia que é imensamente mais fácil com a 40mm é a fotografia de comida e bebida para o fotógrafo casual.
Se você quiser fazer menos show ao pegar algumas fotos de um prato enquanto está sentado em um restaurante, a distância focal mais ampla do 40 mm e a distância mínima de foco de 0,3 m (11,8 ″) - em comparação com 0,45 m (17,7 ″) em a 50mm f/1.8 – é perfeita para capturar o que está imediatamente à sua frente sem ter que se levantar e mexer nos ângulos.
A única desvantagem de ter uma lente panqueca
Ao longo das minhas três semanas de filmagem com a 40mm, tive apenas uma pequena reclamação que para mim é o compromisso de ter uma lente mais fina:falta de espaço para manusear adequadamente a lente durante as trocas de lente. É muito mais difícil tentar trocar de lente no momento em que a lente acidentalmente deixa impressões digitais em um lado da lente ou potencialmente derrubá-la.
Você tem uma lente favorita? Já experimentou esta pequena jóia? Compartilhe seus pensamentos nos comentários.
Mais lentes favoritas de nossos escritores
- Como uma lente Humble 85mm se tornou minha favorita
- Amplo com a Tokina 11-16mm f/2.8
- Lente Tamron 18-270mm
- 50mm f/1.4