Qual é a melhor lente para tirar retratos lisonjeiros? ZOOM, ZOOM, ZOOM!
Créditos da modelo da esquerda para a direita:Sherri Lee Bigs/Imagem cedida pela Nine Network Australia, Nicole Di Silva/Foxtel, Jocelyn Idriss.
Todas as imagens são copyright Gina Milicia Meu caso de amor com a lente zoom começou no final dos anos 80. Comecei minha carreira como fotógrafo de retratos usando uma Nikon de nível básico com uma lente zoom Sigma 80-200mm. Antigamente, “lente de zoom” era o código para peso de papel ou batente de porta, porque eles tinham a ótica semelhante a um par de óculos de sol baratos e eram tão afiados quanto uma faca de manteiga.
As lentes zoom eram para amadores, os profissionais usavam lentes prime.
Depois que eu estava fotografando há alguns anos e podia comprar equipamentos melhores, o zoom foi evitado na parte de trás do meu kit. Só viu a luz do dia nas raras ocasiões em que fotografei um casamento ou um evento corporativo. Então, em 2004, conheci e me apaixonei pelo zoom Canon 70-200mm. Eu tenho que ser honesto aqui e dizer que não foi amor à primeira vista. Eu tinha sido queimado antes por lentes de zoom que prometiam muito e ainda entregavam muito pouco. Mas, não demorou muito para me convencer de que essa lente era diferente e revolucionou completamente a forma como eu trabalhava.
O bom
Crédito da modelo:Mimi Elashiry, John Scott Personal PR, Next Models Hair and Make-Up by Rachid
Esta é uma maneira típica de usar o zoom de 70-200 mm em uma sessão de retrato. A primeira imagem é configurada como uma foto de corpo inteiro a uma distância focal de 70 mm, depois aproximo o zoom para criar uma foto de três quartos a 150 mm e novamente para criar uma foto de cabeça apertada a 200 mm.
Muitos dos meus clientes sugerem que eu apenas fotografe o comprimento total e, em seguida, eles cortarão a foto na cabeça ou três quartos na pós-produção.
Isso parece ótimo em teoria, mas há dois problemas com o corte nessa situação. Primeiro, você acaba com menos de vinte por cento do arquivo original, o que é uma redução drástica na qualidade e reduz um arquivo de 60 MB para aproximadamente 10 MB. Segundo, o fator de compressão da lente em 70mm é muito diferente do que em 200mm.
Crédito do modelo:Tommi Pitsas
Um headshot apertado em 200mm cria o mais belo desfoque (ou bokeh) no fundo (imagem superior de Tom) que não é tão proeminente se a imagem for fotografada em comprimento total e cortada (imagem inferior de Tom acima).
Adoro trabalhar com uma lente zoom quando estou tirando retratos, porque isso significa que posso configurar minha foto e criar fotos de corpo inteiro, três quartos e na cabeça, sem precisar mover a câmera. Eu posso ficar fora do espaço pessoal do meu modelo, que pode ser intimidador ou confrontador, e manter o ritmo das filmagens fluindo.
Créditos do modelo:Imagens Gina Milicia, cortesia Nine-Network Australia Ser capaz de trabalhar isso rapidamente é perfeito para sessões de fotos editoriais e de celebridades, que são sempre rápidas e de alta pressão.
Crédito do modelo:Boone Freund e Jocelyn Idriss. Tente capturar este belo momento com uma lente grande angular. A única maneira de chegar perto o suficiente é se você também estivesse na bicicleta!
A lente de zoom longo também é perfeita para capturar fotos íntimas de casais ou crianças e até animais de estimação. Costumo fotografar bem atrás em 200 mm, e isso torna muito mais fácil para o meu modelo esquecer que estou tirando a foto deles.
Crédito da modelo:Jocelyn Idriss
Toda a “aparência” e a sensação de um retrato podem ser radicalmente alteradas pela escolha da distância focal. Uma distância focal menor que 50 mm distorcerá as características faciais. Alguns fotógrafos adoram esse visual e o incorporaram com sucesso em seu estilo de fotografia.
Adoro trabalhar com distância focal entre 100mm e 200mm. As características faciais são levemente comprimidas, o que é lisonjeiro para retratos. Não gosto da aparência de uma distância focal ampla e não combina com meu estilo de fotografia.
O ruim
A 70-200mm é uma lente pesada para carregar o dia todo. O peso extra pode dificultar o disparo portátil. Seu tamanho e comprimento também o destacam, tornando incrivelmente difícil fotografar incógnito, como em um evento ou ao tirar fotos de rua ou de viagem. Nesses casos, opto pelo meu walk-around zoom, a Canon 24-105mm f/4, que se adapta perfeitamente a essas situações e é bem mais leve!
A outra desvantagem de fotografar com uma lente longa é que muitas vezes fico encurralado ou tenho que fotografar através de janelas ou portas apenas para poder tirar a foto. Estou constantemente atirando de costas para a parede. Literalmente!
O feio
A parte mais irritante de trabalhar com lentes de zoom é que a ação do zoom está continuamente sugando poeira para o sensor da minha câmera. Poeira indesejada significa que preciso limpar meu sensor profissionalmente com mais frequência, o que é um custo adicional e tempo extra de inatividade que eu não teria se ficasse com lentes prime.
Minha escolha
Trabalho com a série Canon 70-200mm IS F2.8 L. É o meu cavalo de batalha, e eu o uso em 70-80% dos meus ensaios. Uma sessão de fotos média para mim consistirá em aproximadamente 2000-4000 quadros, e não consigo pensar em outra lente no meu kit que me daria a consistência, facilidade, velocidade e alto padrão da 70-200mmm.
Se você está pensando em comprar um zoom, agora existem muitos excelentes no mercado. O preço cai significativamente se você escolher uma lente mais lenta (f/4 em vez de f/2.8) e uma sem estabilização de imagem, o que é quase desnecessário hoje em dia porque as câmeras podem fotografar com um ISO muito mais alto. Se o seu orçamento estiver apertado, você também pode considerar comprar em segunda mão. Sim, as lentes de zoom são caras, mas lembre-se de que suas lentes devem durar no mínimo 10 anos se você cuidar delas. Eu tenho o meu há 10 anos e durou mais que três câmeras. Este fato por si só torna a 70-200mm meu investimento mais econômico.
A outra opção que você pode considerar é alugar uma lente longa para um fim de semana. Os preços são muito razoáveis.
Levei dez anos de experimentação com diferentes distâncias focais antes de encontrar meu lugar feliz. Você gosta de atirar por muito tempo? Qual lente você acha que é a lente mais lisonjeira para retratos? Eu adoraria ouvir seus pensamentos.
Mais lentes favoritas de nossos escritores
- Como uma lente Humble 85mm se tornou minha favorita
- Amplo com a Tokina 11-16mm f/2.8
- Lente Tamron 18-270mm
- Lente Pancake Canon 40mm
- 50mm f/1.4
Gina é autora de quatro eBooks dPS, incluindo g:
- Retratos:fazendo a cena
- Retratos:fazendo a pose
- Retratos:iluminando a cena
- Retratos:depois do tiro
Você pode comprar um por US$ 19,99 ou pegar o pacote inteiro por apenas US$ 49,99 (economize 38%) em qualquer um dos links acima.