Vários anos atrás eu tive um estúdio por cerca de seis meses. Foi muito bom ter um espaço que eu sabia que estava sempre lá, esperando por mim para filmar, caso surgisse a necessidade. O problema era que a maioria das minhas filmagens aconteciam ao ar livre ou no local, e quando meu período de locação de teste acabou, eu não conseguia racionalizar a permanência na taxa mensal de aluguel. O que não me ocorreu na época foi que eu tinha um porão perfeitamente bom, embora pequeno, à minha disposição. Devido ao teto baixo de 80″ (6,6 pés), a área de tiro estreita de 10'x20′ e o ambiente geralmente escuro de um porão inacabado, o pensamento de atirar lá nunca passou pela minha cabeça. Só quando me mudei do meu estúdio e não tinha mais lugar para guardar meu equipamento, eu até me aventurei lá com meu equipamento.
A configuração começou de forma bastante simples, comigo fazendo pouco mais do que editar em uma mesa lá embaixo. Ao longo dos meses que se seguiram, fiz algumas fotos ocasionais na cabeça ou fotos de produtos, percebendo rapidamente que não precisava de tanto espaço quanto pensava originalmente. Às vezes surgia um problema, como quando eu precisava tirar um retrato de corpo inteiro de um cara com mais de 1,80m de altura. Comecei a modificar o espaço de acordo, como adicionar painéis brancos às vigas do teto para refletir a luz.
Eu queria uma configuração branca sem costura, mas as pernas do suporte de fundo eram muito largas para permitir o rolo de vinil branco de 8 pés de largura. Em vez disso, descobri que poderia passar uma haste do topo do duto do ar condicionado para um suporte C e mal encaixar no espaço, puxando a varredura até a borda da minha mesa. Isso permitia uma profundidade suficientemente longa para iluminar o assunto e o fundo separadamente, o que significava que eu poderia obter um fundo branco puro (se o espaço fosse mais raso, o assunto estaria entrando na luz de fundo, apagando-os com a luz ).
O outro problema com um pequeno espaço de filmagem é que você não tem espaço para afastar as luzes do assunto. Como você deve saber, se você deseja uma luz suave em seu assunto, você precisa tornar sua fonte de luz grande e difusa ou indireta. O problema era que, se eu adicionasse um guarda-chuva ainda menor ao meu suporte estroboscópico, isso significava que eu teria que diminuir a luz no comprimento do raio do guarda-chuva, deixando minha luz a uma altura máxima de cerca de cinco pés (muito baixo) . A largura estreita do espaço de filmagem também significava que eu não poderia simplesmente pendurar um lençol branco e fotografar através dele, o que é uma solução comum para aumentar uma pequena fonte de luz.
Acabei descobrindo como uma solução que era colocar um quadro branco de 40″x60″ na minha mesa, ao lado de onde o assunto geralmente fica, e disparar luz no quadro, vários metros à frente do assunto. Ao colocar um cartão de crédito, ou algo de tamanho e opacidade semelhantes, na lateral do estroboscópio e aumentar o zoom do flash para 105 mm, consegui tirar minha luz da visão do assunto, bem como criar um grande superfície de luz refletida, que ia até o teto. Essa grande fonte de luz foi fantástica ao criar um refletor gigante nos olhos do sujeito, óculos de sol ou qualquer superfície refletiva. Eu também adicionei um pequeno v-flat branco para esconder a luz de fundo, que também serviu para refletir um pouco da luz na parede branca oposta, ajudando a iluminar ainda mais o assunto.
Tenha em mente que dentro dos pequenos limites dessa configuração, o assunto é praticamente fixo em um ponto. Se eles se movessem para frente, a luz cruzada criaria sombras estranhas em seu rosto, ou se eles se movessem para trás, seriam pegos pela luz de fundo dura.
Que tipo de inovações você criou para trabalhar dentro de suas limitações de espaço ou equipamento? Compartilhe na seção de comentários abaixo.
Links para outros projetos DIY para você:
- Faça você mesmo como construir e usar um refletor para tirar melhores retratos
- Comparação de barracas leves – barracas de bricolage versus kit de barracas
- Um projeto para o ano novo:como fazer uma base caseira
- 27 incríveis imagens macro de floco de neve tiradas com uma configuração de câmera DIY