Você quer uma lente nítida e bem construída? Claro que você faz. Todo mundo faz. Acha que não pode comprar um bom vidro? Pense de novo. Você pode não estar procurando no lugar certo.
Se você é como eu, navegar pelas últimas lentes de última geração pode ser um pouco deprimente. O custo do vidro de luxo pode facilmente chegar a milhares de dólares. E se eu lhe disser que você pode ter lentes excelentes sem gastar muito?
Recentemente, aprendi sobre um método para adaptar lentes de filme antigas para funcionar com nossas câmeras modernas. A possível má notícia é que estas são principalmente lentes prime de foco manual para que seu foco automático e medição não funcionem (com uma exceção sobre a qual falaremos mais tarde). A grande novidade é que a maioria dessas lentes são construídas como tanques fotográficos e possuem óticas extremamente capazes. Essas lentes também estão prontamente disponíveis e acessíveis na maioria dos orçamentos.
Então, como isso é feito? Como você pode fazer um equipamento de vinte, trinta ou até quarenta anos funcionar com os corpos de câmera avançados de hoje? Acredite ou não, a resposta é enganosamente simples. Para praticamente todas as combinações de lentes e câmeras, existe um adaptador que permite usar qualquer lente com qualquer câmera – independentemente do fabricante. Aqui está um exemplo:
Eu tenho uma velha Nikon F3 analógica que meu pai me deu junto com algumas lentes:uma Nikkor 85mm f/1.4 e uma Nikkor 50mm f/1.8.
Todo o kit permaneceu esquecido em uma bolsa de câmera e armazenado por anos. Um dia me deparei com algumas informações sobre como alguns fotógrafos estavam usando lentes de montagem de parafuso M42 Zeiss antigas com suas DSLRs usando anéis adaptadores e produzindo fotografias incríveis. Isso me fez pensar - se fosse possível encontrar adaptadores para essas lentes M42 antigas, também poderia haver fabricantes que produzissem adaptadores semelhantes para outros tipos de lentes? Quase instantaneamente, a velha Nikon saltou de algum canto distante da minha memória. Meu corpo principal é uma Canon 7D MkI. Eu poderia usar aquelas lentes de filme Nikkor de trinta anos na minha Canon 7D? Surpreendentemente, a resposta foi sim! Tudo o que eu precisava eram esses anéis adaptadores de alumínio despretensiosos que comprei no eBay por cerca de US $ 12 cada.
Um lado do anel combina com a montagem Nikkor.
Os outros acasalam com o corpo da Canon.
Todo o processo é muito simples; o adaptador simplesmente encaixa na lente.
Sem o adaptador.
Com o adaptador Canon.
Em seguida, é normal anexar a lente adaptada à câmera. Basta alinhar o ponto indicador com o ponto de montagem no corpo da câmera.
Você Terminou.
Os adaptadores também são removíveis se você optar por fazê-lo mais tarde, pressionando uma pequena trava de mola (a maioria das marcas os possui).
Como eu disse anteriormente, estas são lentes completamente manuais. O que significa que você ajusta sua abertura manualmente, além de focar a lente.
Pessoalmente, gosto da deliberação que essa ação força. Você precisa pensar muito mais sobre sua composição e experimentar os efeitos do ajuste de abertura literalmente em primeira mão.
As lâminas de abertura impressionantes nesta bela Nikkor 85mm.
Não se preocupe se esta operação manual não lhe agradar. A exceção em relação aos anéis adaptadores de que falei é que alguns agora estão sendo feitos com chips indicadores de foco embutidos no adaptador. Embora este chip não permita que você use o foco automático, ele permite que a lente se comunique com a câmera quando o ponto de foco selecionado for obtido. Esta é uma preferência pessoal completa. Optei pelos adaptadores de indicação sem foco automático porque não me sentia confortável em usar eletrônicos de reposição desse tipo com minha câmera. Novamente, este é um completamente subjetivo.
Observação: Nem o autor nem a Digital Photography School são responsáveis por quaisquer danos à sua câmera ou lente como resultado do uso de dispositivos pós-venda. Por favor, seja um fotógrafo informado antes de tentar qualquer modificação em seu precioso equipamento! Agora, aqui estão algumas imagens produzidas através de uma pequena inovação Frankensteiniana.