No mercado de hoje, se você deseja comprar um cartão de memória para câmera, pode achar difícil selecionar o correto. Um cartão vem com os seguintes critérios; tipo, velocidade, preço, capacidade. Se você quiser comprar um cartão de alta capacidade com preço baixo, ele pode vir com uma velocidade de transferência baixa. Se você deseja comprar uma alta velocidade de transferência com cartão de alta capacidade, pode ter um preço muito alto. Se você deseja encontrar um equilíbrio entre os dois, realmente precisa comprometer a qualidade.
O que é um cartão de memória?
Um pequeno meio de memória removível que pode ser usado para armazenar dados em um meio e transferir os dados para outro meio.
Vamos ver cada critério que o ajudará a decidir em detalhes sobre um cartão de memória.
Capacidade
Este é bastante simples e não é grande coisa. Um cartão de memória de 32 GB pode armazenar até cerca de 1.000 fotografias RAW. Supondo que o tamanho de um arquivo RAW seja de 30 MB, em geral uma Canon 5D MKIII produzirá um arquivo RAW entre 25 e 35 MB de tamanho. Da mesma forma, um cartão de 16 GB pode conter até cerca de 500 fotografias e assim por diante. Se você fotografa no formato jpeg, um cartão de 32 GB pode conter cerca de 3200 fotografias, supondo que você tenha suas configurações de jpeg tão detalhadas em detalhes e grandes em tamanho de arquivo. Com essa configuração, um arquivo jpeg terá um tamanho médio de 10 MB em uma câmera Canon 5D MK III.
Tipos
Existem muitos tipos de cartões de memória disponíveis no mercado, desde cartão Micro SD, cartão SD, cartão CF, M2 (da Sony). Mas existem apenas três tipos de cartões sendo usados principalmente no mundo da fotografia, cartão Secure Digital (SD), cartão Eye-fi, cartão Compact Flash (CF).
Cartão micro SD
O cartão Micro SD é uma versão em miniatura do cartão SD e deve ser usado em telefones celulares. Este cartão tem capacidade, bem como restrições de velocidade de transferência. É por isso que é usado principalmente em Smartphones, onde se pode armazenar músicas e aplicativos, ou qualquer outro dado relativamente menos ativo.
Cartão digital seguro (cartão SD)
Este tipo de cartão está sendo amplamente utilizado em câmeras digitais, principalmente em câmeras point and shoot e secundariamente sendo usado em câmeras profissionais. A restrição no uso deste cartão é a capacidade do cartão. A alta capacidade inicial é de apenas 2 GB quando introduzida em 1999. Mas com o tempo e a tecnologia progrediu, uma versão posterior como SDHC é introduzida com uma capacidade maior de 64 GB em 2006 (HC significa maior capacidade). A recente terceira iteração do cartão SD foi anunciada em 2009 como cartões SDXC (XC significa capacidade estendida). Este tipo de cartão oferece até 2 TB e maior velocidade de transferência.
Cartão Eye-fi
Estes são cartões SD exclusivos que vêm com Wi-Fi integrado. Isso permite que você transfira os dados para seu computador ou um serviço baseado em nuvem ou até mesmo para seu smartphone diretamente, permitindo que você limpe a memória enquanto fotografa, sem a necessidade de substituir o cartão de memória. É ainda possível georreferenciar as suas fotografias com o serviço sem fios disponível, mas com menos precisão.
Parece haver um futuro promissor para este cartão!
Cartão Compact Flash (cartão CF)
Introduzidos pela primeira vez em 1994, os cartões de CD têm alta velocidade e alta capacidade. Esta é a razão pela qual os cartões CF ocupam o slot de cartão principal em câmeras profissionais. Os cartões SD atuais estão igualando a velocidade e a capacidade dos cartões CF, mas os fabricantes de câmeras ainda não estão deixando os cartões CF. Eles geralmente fornecem slots para cartões SD e CF, mas alguns fotógrafos desejam oferecer dois slots para cartões SD. Isso fornece algum espaço extra dentro da câmera e economiza dinheiro para o fotógrafo (os cartões CF custam aproximadamente o dobro dos cartões SD). Espero que eles mudem a importância para os cartões SD em um futuro próximo.
Como o nome sugere, esta é uma memória flash que auxilia na velocidade de leitura/gravação de alta velocidade e também possui uma capacidade maior.
Velocidade
Velocidade em cartões SD
Todos os cartões de memória vêm com velocidade, mencionada ou não. Velocidade aqui significa escrever e ler. O indicado no cartão é a velocidade máxima que o cartão pode ler, mas o mais importante é a velocidade de gravação. A velocidade de leitura é o tempo necessário para ler os dados do cartão e a velocidade de gravação é o tempo necessário para gravar os dados. Simplificando, a velocidade de leitura entra em ação quando você transfere os dados do cartão, a velocidade de gravação entra em ação quando você fotografa. Em geral, a velocidade de gravação é cerca de metade da velocidade de leitura em cartões SDHC. Em alguns outros cartões, as velocidades de leitura e gravação são aproximadamente as mesmas.
A velocidade dos cartões foi classificada em classes pela SD Association, que são referidas abaixo. As velocidades destinam-se principalmente à gravação de vídeo, onde a gravação sustentada (gravação) é necessária e deve ser a velocidade mínima do pior cenário.
Você realmente precisa dar peso a este fator mais importante, quando você compra um cartão de memória. Todos os cartões SD têm uma classe anotada neles. Confira o diagrama anexo abaixo:
Classe | Velocidade mínima |
2 | 2 MB/s |
4 | 4 MB/s |
6 | 6 MB/s |
8 | 8 MB/s |
10 | 10 MB/s |
Mais tarde, em 2009, outra classe, UHS, foi introduzida pela associação SD e é projetada para cartões de memória SDHC e SDXC. O UHS utiliza um novo barramento de dados que não funcionará em dispositivos host não UHS. Se você usar um cartão de memória UHS em um host não UHS, o padrão será o barramento de dados padrão e usará a classificação "Classe de velocidade" em vez da classificação "Classe de velocidade UHS". Os cartões de memória UHS têm um potencial totalmente maior de gravação de transmissões em tempo real, captura de vídeos HD de tamanho grande e HD profissional de altíssima qualidade.
Cortesia – Site da SanDisk.
Classe UHS | Velocidade mínima |
1 | 10 MB/s |
3 | 30 MB/s |
Velocidade em cartões CF
Quando se trata de cartões CF, a velocidade é frequentemente mencionada como X vezes e, em muitos cartões, é mencionada como MB por segundo, o que é bastante simples. Considerando que quando a velocidade é mencionada como 600X ou 1066X, o que exatamente isso significa? X significa 150Kb por segundo. É um padrão trazido da gravação de mídia óptica. Agora para descobrir qual é exatamente a velocidade de 600X – para encontrar isso multiplique 600 por 150 e divida o resultado por 1000. O resultado final é em MB por segundo. Por exemplo, um cartão de velocidade 600X é capaz de velocidade de leitura de 90MB por segundo (600?150/1000).
Os cartões CF mais recentes vêm com o UDMA 7, que melhora a limpeza rápida da memória do buffer da câmera, o que permite que a câmera se prepare para a próxima sequência. A atualização de firmware é necessária para a câmera Canon 5D MKIII (a sua também pode exigir, verifique com o fabricante) para fazer uso total do UDMA 7.
Preço
Quando se trata de preço, o cartão mais rápido é o critério principal que decide o preço. O próximo fator decisivo é a capacidade do cartão. Um cartão SD custa 50% do preço do cartão CF da mesma capacidade. Portanto, se você quiser comprar um cartão de alta velocidade com a mesma capacidade, precisará pagar mais. Por outro lado, se você quiser comprar um cartão de alta capacidade a um preço mais baixo, é possível fazê-lo, mas obterá um cartão de velocidade menor.
Observações
- Se você usar dois cartões em velocidades diferentes, a velocidade mais baixa será o critério decisivo para a rajada. Por exemplo, se você usar um cartão CF a 90 MB/s em um slot e um cartão SD com capacidade de 45 MB/s (e definir arquivos RAW para ambos os cartões), não terá a vantagem de 90 MB/s e a possibilidade de perder o tiro. Você precisa usar os dois cartões na mesma velocidade.
- Se você não atualizar para o firmware mais recente da câmera 5D MKIII, a memória do host funcionará para UDMA 6, o que consome significativamente mais tempo para limpar a memória do buffer.
- Gostaria que os fabricantes de câmeras mudassem completamente para cartões SD para ambos os slots. As velocidades do cartão SD já combinam com os cartões CF, não adianta pagar o dobro do preço e teríamos o bônus adicional de economizar espaço dentro da câmera.
- Em alguns casos, a velocidade do cartão SD é maior que a dos cartões CF. Por exemplo, a velocidade do SanDisk Extreme Pro é de 280 MB/s, mas do mesmo fabricante a velocidade máxima do cartão CF é de 160 MB/s.
Espero que você tenha obtido um pouco de informação deste artigo. Compartilhe seus pensamentos nos comentários.