Para todos vocês, entusiastas de câmeras, aficionados de lentes e fetichistas de equipamentos, corações aceleram e palmas suam ao abordar o assunto de atualizações de equipamentos de câmera. As empresas de câmeras mantêm um fluxo constante de lançamentos de equipamentos para saciar o apetite insaciável daqueles que estão convencidos de que precisam do melhor e mais recente.
É importante ter em mente que só porque a nova iteração do corpo da sua câmera ou uma nova lente com uma lista ainda maior de siglas descrevendo seus recursos é lançada, isso não torna seu equipamento instantaneamente obsoleto.
Todos vocês, consumidores experientes, devem se esforçar para serem honestos consigo mesmos e considerar cuidadosamente os benefícios tangíveis que irão desfrutar dessa atualização. Certamente, a maioria de vocês crescerá legitimamente com aquela DSLR point-and-shoot ou de nível básico, no entanto, muitos fazem o salto muito cedo antes de poder explorar totalmente os recursos do seu equipamento.
Algumas boas razões para atualizar:
Se você está lendo isso, provavelmente comprou uma câmera (e possivelmente lentes adicionais e outros acessórios), caso em que você está familiarizado com o que poderia ser chamado de sensação da manhã de Natal.
#1 Renove seu entusiasmo ou estimule a criatividade
Para os fotógrafos, um corpo atualizado ou uma lente nova podem ser um importante catalisador para reviver o entusiasmo em declínio. Muitos certamente veem isso como uma desculpa velada para desembolsar o dinheiro para alguns novos equipamentos, mas pode fornecer um impulso necessário para arrastá-lo para fora do temido bloco de fotógrafos.
Por exemplo, adicionar uma lente de grande abertura – com um f-stop de f/2.8 ou superior – ao seu estábulo revela uma perspectiva totalmente nova, permitindo que você desfoque ainda mais os fundos e isole seu assunto.
Da mesma forma, uma lente telefoto permitirá que você componha fotos mais fechadas de longe ou experimente fotos recortadas a uma curta distância. À medida que a distância focal aumenta (e com ela a distância do assunto), o campo de visão mais estreito faz com que os objetos de fundo pareçam mais próximos do assunto, abrindo novas oportunidades de composição.
Se você já estiver fotografando com uma DSLR, dependendo das lentes que estiver usando, adicionar um teleconversor à sua bolsa pode ser uma opção mais barata para aumentar a distância focal da lente. Os teleconversores se encaixam entre a lente e a câmera e adicionam um certo nível de ampliação, como 1,5x ou 2x. Muitas lentes são compatíveis com teleconversores, mas não todas, portanto, verifique com o fabricante antes de comprar uma.
Enquanto alguns fotógrafos podem continuar a produzir imagens atraentes com um corpo básico e uma lente de 50 mm, muitos descobrirão um novo campo de possibilidades que se desdobram com a adição de novos equipamentos.
#2 Seu equipamento está limitando seu progresso como fotógrafo
Outra forma de legitimar um upgrade é reconhecer que sua evolução como fotógrafo está sendo prejudicada pelas limitações do seu equipamento.
Um avanço que pode ser obtido com uma atualização de câmera ou lente é o desempenho aprimorado com pouca luz. Se você estiver fotografando crianças em movimento rápido em sua casa mal iluminada ou eventos esportivos internos, descobrirá rapidamente que fotografar em configurações ISO altas com abertura máxima resulta em imagens menos nítidas repletas de ruído de cor. Os níveis de reprodução e saturação de cores também podem sofrer muito nessas situações, especialmente em áreas sombreadas e com tons de pele.
Infelizmente, além das correções limitadas que você pode fazer com o software de edição, uma atualização do equipamento pode ser uma necessidade se você deseja obter ótimas fotos em condições de pouca luz. Câmeras DSLR de nível básico e point-and-shoot apresentam melhor desempenho de alto ISO do que apenas alguns anos atrás, mas modelos mais avançados mostram uma melhoria drástica nesse sentido e lentes de grande abertura podem permitir que você fotografe em configurações ISO mais baixas.
Além de melhorar o desempenho com pouca luz, atualizar o corpo da câmera pode colocar vários recursos úteis em suas mãos, como:um sensor autolimpante, carregamento sem fio, maior contagem de pixels, foco automático mais preciso, taxas de disparo mais rápidas, slots de cartão de memória e muito mais. Certifique-se de comparar as especificações da sua câmera atual com as de uma possível atualização e pergunte a si mesmo se os recursos adicionados terão um impacto significativo em sua fotografia.
Embora não vá na bolsa da sua câmera, atualizar seu software de edição pode ser um divisor de águas para suas atividades fotográficas. Deixar de usar software de edição gratuito para comprar e aprender Lightroom ou Photoshop pode fazer mudanças drásticas em suas imagens finais. Esses programas abrem novos caminhos para estilizar suas imagens, e inúmeros plugins estão disponíveis, permitindo que você tenha ainda mais controle sobre a aparência do seu trabalho.
Mesmo se você já tiver o software, uma atualização em sua compreensão e capacidade de usá-lo pode percorrer um longo caminho. Investir tempo em saber usar o software corretamente pode ajudar a melhorar a qualidade de suas imagens.
#3 O equipamento não pode mais ser usado
Uma razão mais utilitária para atualizar o equipamento é que ele está simplesmente chegando ao fim de sua vida útil. Os obturadores da câmera são classificados para um certo número de atuações, ponto em que o risco de falha e velocidades imprecisas do obturador aumentam.
Mesmo as melhores lentes têm muitas peças plásticas, e as mais modernas têm motores internos com vida útil finita. Anéis de foco e zoom rígidos ou gaguejantes, foco alto ou lento e montagens de lente soltas são algumas indicações de que um reparo ou substituição é iminente.
Isso pode não ser um problema para muitos que vivem pela filosofia “se não está quebrado, não conserte”, no entanto, se você usa seu equipamento para pagar shows ou documentar eventos importantes, pode acabar se arrependendo de um falha evitável do equipamento.
Há muitas razões para fazer upgrades de equipamentos e a maioria de vocês dará esse salto em algum momento, mas é importante não definir suas expectativas muito altas sobre o que o novo equipamento fará para suas fotografias. Pense em seus objetivos e considere qual é o caminho mais acessível para alcançá-los.
Vou deixar você pensar sobre esta citação: