>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Minha lente favorita – a Nikon 70-200mm f/2.8 VR2


Todos nós temos favoritos; cores, carros, filmes e cachorros. Por uma razão ou outra, eles crescem em você e quanto mais você está exposto a isso, mais parcial você se torna.

Quando se trata de fotógrafos, também temos favoritos. Marcas, corpos de câmeras, software e, claro, lentes. Eu não sou diferente.

Ao longo dos anos muitas lentes passaram pelas minhas mãos. Eu também tive experiência com uma série de outras lentes através de trabalhos em jornais e empréstimos de amigos; tudo, desde fisheyes a 400mm, Sigma a Zeiss.

Cada nova lente se torna a favorita por um tempo – eu chamo isso de fase de lua de mel. Mas para realmente chegar ao seu coração e realmente ser aquele favorito sólido, você precisa ter a lente por um longo período de tempo. Você também precisa da oportunidade de colocá-lo em prática sob uma infinidade de condições.



A lente que me atende é a Nikon 70-200mm f/2.8 VR2.

Agora, estou plenamente ciente de que a qualidade desta lente nunca esteve em questão. Afinal de contas, é o principal zoom telefoto rápido da Nikon – com um preço a condizer. Vamos começar com as más notícias:custa uma pensão, é do tamanho de uma pequena árvore, pesa tanto quanto um bebê recém-nascido e sua distância mínima de foco é de cerca de um quilômetro e meio de distância.




Para alguns fotógrafos, qualquer um ou todos esses motivos podem facilmente tornar essa lente um fator decisivo. O preço não é um problema se você for um profissional. Paguei mais de US $ 2.000 pelo meu há mais de quatro anos e não hesitaria em fazê-lo novamente. O valor de revenda também permanece bastante alto, o que pode ajudar os entusiastas a justificá-lo para si mesmos.

O tamanho e peso (3,4 libras); bem, você tem que pagar para jogar. Eu sou um cara maior, então não tenho muitas vezes as mesmas reclamações sobre o tamanho e peso de um corpo profissional e configuração de lente, e realmente acho câmeras menores um pouco estranhas de usar por longos períodos de tempo.

Uma razão pela qual não me importo com o tamanho da 70-200mm é porque acho que o cano longo me dá amplo espaço para obter uma aderência sólida. Isso fornece estabilidade para fotos com a mão, além de fornecer um bom ponto de pivô para fotos panorâmicas.

O cano mais longo do 70-200mm tem espaço para obter uma aderência sólida, o que pode ajudar a obter fotos panorâmicas mais nítidas.

A distância mínima de foco é de 4,6 pés, o que, em contraste com os 10,8 polegadas da minha segunda lente – a Nikon 17-35mm f/2.8 – parece absurdo. Eu trocaria qualquer um dos outros recursos do 70-200 por um foco mais próximo? Sem chance.

Essas são minhas justificativas para tolerar as deficiências dessa lente.

Então, por que essa é a lente que passa a maior parte de sua vida pendurada na frente da minha câmera? O desempenho é definitivamente um fator. Esta é a lente mais nítida de canto a canto, em toda a abertura e alcance de zoom que já usei. Ao capturar imagens perigosamente nítidas, mantém contraste, reprodução de cores e saturação muito impressionantes sob quaisquer condições.

O revestimento do elemento da lente frontal reduz fantasmas e reflexos e produz ótimo contraste e saturação em condições de iluminação desafiadoras.

Mesmo em comparação com a testada e verdadeira Nikon 80-200mm f / 2.8 (que usei extensivamente) que muitos ainda permanecem e o modelo VR1 subsequente (que também tenho), o VR2 com revestimento Nano os sopra para fora da água . A luz de fundo, a luz cruzada ou o disparo direto para o sol nem sequer a transformam em fase.

Alguns afirmam que, com o desempenho ISO cada vez maior dos corpos das câmeras, a estabilização óptica não é tão necessária quanto antes. Talvez. No entanto, mesmo em comparação com a iteração anterior desta lente, o recurso VR faz uma diferença muito notável. Eu marquei imagens nítidas fotografando em exposições de um quarto de segundo com a mão. Emparelhado com sua capacidade de se concentrar na escuridão, quase parece trapaça.

Como não recebo nenhuma comissão pela venda de produtos Nikon, e o desempenho é motivo suficiente para qualquer pessoa usar essa lente, deixe-me explicar por que essa é a lente para mim.

Fotojornalismo, esportes e casamentos são o que eu fotografo principalmente.


Para trabalhos de fotojornalismo, é imperativo levar pelo menos algumas lentes. Eu quase posso garantir que nenhum fotojornalista nos últimos 10 anos saiu pela porta de manhã sem uma 70-200mm em uma câmera e provavelmente algo como uma 24-70mm ou uma lente grande fixa em outro corpo. Se eu tivesse que sair para o desconhecido e só pudesse trazer uma lente, seria a 70-200mm.

Uma lente mais larga teria resultado nos aviões parecendo minúsculos à distância. Ser capaz de ampliar e compactar rapidamente a cena pode ser muito vantajoso.

O 70-200mm é um acéfalo para esportes. Embora seja bom ter um segundo corpo com uma lente ampla, essa câmera passa 98% do evento sem uso, enquanto o cavalo de batalha faz o que quer.

A 70-200mm é um dos pilares da fotografia de esportes. Ser capaz de reduzir rapidamente para 70 mm me permitiu capturar essa foto.

Outra característica útil desta lente é a sua capacidade de ser combinada com um teleconversor. Atiradores de esportes de carreira dedicados hipotecam suas casas para comprar uma lente rápida de 300 mm ou 400 mm. Para as raras ocasiões em que não consigo chegar tão perto da ação quanto gostaria, posso comprometer e usar um teleconversor 2x. Sim, isso me deixa com uma abertura máxima de f/5.6 e menos nitidez geral, mas é um preço muito menor a pagar.

Embora a qualidade da imagem e a abertura sofram, um teleconversor 2x transforma a 70-200mm em uma 140-400mm abrindo um novo leque de possibilidades.

Pessoalmente, eu também adoro essa lente para trabalhos do tipo retrato. Enquanto as lentes 85mm e 105mm são distâncias focais favoritas para o trabalho de retrato, a 70-200mm tem essas duas lentes essencialmente embutidas. Talvez não em uma abertura super rápida, mas eu prefiro ter a versatilidade adicional.

Embora alguns possam não considerá-la uma lente de retrato dedicada, a 70-200mm oferece fundos cremosos e sua distância focal não distorce as características faciais.

Mesmo chegando perto, vou manter essa lente montada. Acho que 70 mm são largos o suficiente para que você não fique muito longe da ação, ao mesmo tempo em que consegue tirar aquelas fotos de detalhes bem cortadas com bokeh cremoso.

Outra razão pela qual fico com uma lente mais longa é que, dependendo do que estou fotografando, geralmente prefiro ficar longe da ação. Todos nós já ouvimos alguém dizer algo como “quem precisa de uma lente de zoom quando você tem pés”. Descobri que se você tem que se aproximar demais da ação, inevitavelmente se torna parte dela. Meu sentimento é que, em muitos casos, a responsabilidade de um fotógrafo é capturar um evento que se desenrola e não distrair ou desviar a atenção dele. Não é uma regra rígida e rápida, mas uma que eu sigo sempre que possível para manter a filosofia de voar na parede.

Às vezes você não pode, ou não quer, chegar muito perto da ação.

Todo mundo tem uma opinião, com motivos para apoiá-la, e esses são meus. Alguém concorda? Alguém acha que estou cheio disso? Se esta também é sua lente, quais são suas razões?




Interessado nesta lente? Obtenha um preço na Nikon 70-200mm f/2.8 VR2 aqui.