Na maioria das vezes, seu equipamento faz um ótimo trabalho, mas de vez em quando você pode achar que, sob certas circunstâncias, suas fotos podem parecer um pouco fracas. Embora não haja menos de um milhão de razões para isso, pode ser simplesmente que sua lente não esteja focando onde deveria.
Você pode estar pensando que, se este for o caso, não há algo seriamente errado? Não necessariamente.
Algumas câmeras são equipadas com um recurso para ajustar a precisão de seu foco automático - a Nikon chama isso de ajuste fino de foco automático.
O ajuste fino do foco automático permite que você ajuste a precisão do foco automático de uma combinação de câmera/lente.
O que é ajuste fino do foco automático?
As lentes das câmeras são construídas e ajustadas para padrões bastante exigentes e fazem o que deveriam muito bem, mesmo lentes de baixo custo. No entanto, há uma janela, embora bastante pequena, na qual os parâmetros de ajuste de foco se encaixam. Se o ajuste da lente cair bem no meio dessa janela, o foco estará no local, mas não é incomum que o foco esteja em uma das extremidades dessa janela enquanto ainda atende aos padrões de controle de qualidade.
O que isso significa é que na maioria das situações de filmagem você vai acabar com resultados nítidos. Em algumas situações, quando você está forçando os limites de precisão da lente, como fotografia macro ou fotografando com aberturas amplas, você pode descobrir que a lente foca um pouco na frente ou atrás do ponto de foco que você escolheu. Talvez você já tenha visto isso fotografando um retrato em close-up em uma grande abertura – embora esteja tentando colocar os olhos do assunto no plano de foco, você continua afiando as sobrancelhas ou orelhas.
Por que usar?
É aqui que entra o ajuste fino da lente. O que esse recurso faz é permitir que você ajuste a precisão do ponto de foco da lente/câmera com ainda mais precisão do que já é. Se você não notou nenhum problema com sua configuração, ou principalmente fotografa em aberturas menores, passar por esse processo pode ser desnecessário.
Esse recurso pode ser encontrado em corpos Nikon da D7000 para cima e corpos Canon da 50D para cima, bem como em várias câmeras Sony, Olympus e Pentax.
As configurações de ajuste fino são específicas para a combinação de lente/câmera e, uma vez que você ajuste uma lente, a câmera salva a configuração, para a qual ela reverte sempre que você monta essa lente. Embora você precise usar uma lente com CPU para aproveitar todos os benefícios do ajuste fino do foco automático, lentes analógicas mais antigas ou de terceiros podem ser ajustadas e as configurações salvas manualmente nas DSLRs da Nikon.
O que você precisa
- Um tripé
- Um jornal ou revista impresso com uma fonte pequena
- Uma tabela
- Uma sala bem iluminada
Como fazer
Etapa 1 – Monte sua câmera no tripé e ajuste-a para que a lente fique cerca de 60 cm acima do nível da mesa. A ideia é ter a lente apontada para o jornal em um ângulo de cerca de 30 graus.
A configuração para ajustar o ajuste fino do foco automático é bastante simples.
Etapa 2 – Recomenda-se definir o zoom (se estiver usando uma lente de zoom) para a distância e distância focal que você usa com mais frequência.
Etapa 3 – Defina a câmera para foco automático de ponto único e servo único (AF-S para Nikon, One-Shot para Canon)
Etapa 4 – Abra a lente até um ponto abaixo de sua abertura mais ampla (por exemplo, defina uma lente f/2.8 para f/4) e o meio de sua faixa de zoom (se for uma lente zoom).
Etapa 5 – Coloque o ponto de foco no meio do quadro (ponto central). Prefiro alinhar o ponto de foco com algo reconhecível como uma letra de texto em negrito entre o texto normal.
Com o foco automático definido para AF-S (uma foto), ponto único, coloque o ponto de foco no centro do quadro.
DICA: Um método útil é ativar o Live View e colocar o pequeno ponto no meio da caixa de foco em uma letra de texto. Amplie a visão (NÃO a lente) que lhe dá um ponto central mais preciso do que a pequena caixa vista através do visor. Desative a Visualização ao vivo para continuar.
O uso do Live View ajuda a alinhar seu ponto de foco com mais precisão.
Etapa 6 – Defina o temporizador automático da câmera para pelo menos cinco segundos para permitir que a câmera se estabilize após pressionar o botão do obturador.
Etapa 7 – Desligue qualquer estabilização na lente ou na câmera.
Etapa 8 – Certifique-se de que os pontos de foco estejam ativados na reprodução:Menu>Menu de reprodução>Opções de exibição de reprodução>Ponto de foco>Concluído>OK
A ativação do ponto de foco na visualização da imagem permite que você veja onde o foco foi definido quando a foto foi tirada.
Etapa 9 – Desfoque a lente manualmente e, em seguida, ative o foco automático até travar no ponto de foco e pressione o botão do obturador.
Etapa 10 – Revise a imagem e amplie para verificar a precisão do ponto de foco. Faça isso algumas vezes para verificação.
Visualize a imagem e amplie para verificar a precisão do ponto de foco.
Se parecer que a nitidez está centralizada no ponto de foco, ótimo, o foco da sua lente é preciso e você está pronto para ir. Se não, continue lendo.
Etapa 11 – Para ajustar o ajuste fino do foco automático, vá para:Menu>Menu de configuração>Ajuste fino de AF>Ajuste fino de AF (Ligar/Desligar) e ligue-o. Volte e selecione Valor salvo.
A localização do menu de ajuste fino do foco automático.
As informações da sua lente devem ser exibidas no canto superior esquerdo e o ajuste fino à direita.
Etapa 12 – Números positivos corretos para focagem traseira (focagem atrás do ponto de focagem) e números negativos corretos para focagem frontal.
Valores positivos ajustam o ponto de foco para longe da câmera, enquanto valores negativos o aproximam.
Lembre-se, isso é chamado de “ajuste fino”, então os incrementos são bem pequenos – um +1 é quase imperceptível.
Etapa 13 – Após cada ajuste, desfoque a lente manualmente e repita as etapas acima até atingir o ponto ideal.
As configurações que você aplicou a uma lente CPU específica são salvas e são carregadas automaticamente sempre que a lente é montada em sua câmera. Com lentes sem CPU, você pode criar um perfil para essa lente que você pode salvar e reverter manualmente quando essa lente for usada.
Se o foco da sua lente ainda não atingir a marca após tentar o ajuste fino do foco automático, vá para a velha escola e use o foco manual, se for prático, ou você precisará enviar sua lente para calibrar com uma máquina especial.
Se você usa uma marca diferente da Nikon, verifique o manual da câmera para ver se o seu modelo possui esse recurso e como usá-lo.
Boa sorte e que suas imagens sejam tão nítidas quanto minhas piadas – espero que muito mais nítidas.