Recentemente, encontrei-me na posição de ter que comprar uma nova câmera. É um momento emocionante, mas a nova câmera levará algum tempo para se acostumar.
Depois de colocar a bateria, a lente e o cartão de memória, é hora de personalizar sua câmera. Aqui estão alguns passos para fazer isso:
#1 Defina sua dioptria
Se sua câmera tiver um visor, haverá um pequeno mostrador próximo à ocular. Isso é chamado de dioptria e afeta como você vê através da lente. Certifique-se de configurá-lo para seus olhos, ou as coisas podem não parecer nítidas quando você olha pelo visor.
Na verdade, se você está fotografando há algum tempo e nunca definiu sua dioptria, vá em frente e faça isso agora. Você pode se surpreender com o quanto as coisas parecem mais claras.
#2 Defina seus modos
Você já sabe definir seu seletor de modo (saia do Automático), mas existem alguns outros modos com os quais se preocupar.
Primeiro, defina o Drive Mode para o que você deseja. Eu sugiro Contínuo porque permitirá que você enquadre suas fotos ou apenas fotografe rapidamente. Se você fizer isso agora, não estará em campo se perguntando por que sua câmera está tirando apenas uma foto de cada vez.
Em seguida, você precisará definir seu modo de medição. É assim que a câmera determina o nível de exposição adequado. A câmera pode usar uma grande parte da cena para medir o nível de brilho ou apenas um ponto específico. As escolhas que você tem são:
- Modo automático: que é chamado de Evaluative pela Canon, Matrix pela Nikon e Multi-Segment pela Sony
- Medição parcial: onde a câmera usa a parte central da cena para medir a luz
- Medição pontual: onde a câmera mede usando apenas um ponto específico (pequena área)
Qualquer um desses modos é bom, apenas certifique-se de definir o que você mais gosta (a medição pontual é mais avançada, portanto, use com cuidado até que você esteja atualizado).
Finalmente, defina seu modo de foco automático, e com isso quero dizer definir os pontos de foco. Você pode fazer com que a câmera selecione automaticamente os pontos de foco ou pode fazê-lo. Se você fizer isso sozinho, configure-o para que a câmera use o ponto central para focar, é o mais rápido e preciso.
#3 Adicione seus externos
Na maioria das vezes, você adicionará algumas coisas à sua câmera. Itens óbvios são a alça e a alça da bateria, se houver. Mas outro item que você deve adicionar imediatamente é a placa de liberação rápida para o seu tripé. Dessa forma, você não esquecerá e também poderá colocar a câmera no tripé rapidamente quando estiver em campo.
Enquanto estamos no assunto de itens externos, este é provavelmente um bom momento para garantir que você tenha um intervalômetro, ou liberação remota do obturador, compatível com sua nova câmera. Essas coisas são muito baratas hoje em dia, então vá em frente e compre uma.
#4 Organizar a revisão da imagem
Todas as câmeras mostrarão sua foto no LCD depois que você a tirar. A câmera não necessariamente fará isso da maneira que você deseja. Aqui estão as configurações a serem verificadas para garantir que ele esteja configurado de acordo com suas preferências:
- Duração do tempo: No menu da câmera, haverá uma opção para definir o tempo de exibição da sua imagem. Você também pode definir isso em sua configuração mais longa, pois sempre pode clicar nele.
- Orientação: Se você fotografar com a câmera na orientação vertical, às vezes a câmera irá girar a imagem no LCD para que ela caiba horizontalmente na tela. O resultado é uma imagem pequena, então você pode querer desativá-la (Observação:isso pode ser chamado de “Rotação automática” em algumas câmeras).
- Mostrar histograma: Definitivamente, defina sua revisão para que ela mostre o histograma com a revisão da imagem. Essa é a melhor maneira de garantir uma exposição adequada.
- Brilho do LCD: Defina o nível de brilho do LCD para o nível mais alto. Caso contrário, quando você estiver exposto ao sol, terá muita dificuldade em ver o LCD.
Já que estou no assunto do LCD, quero mencionar um pequeno item complicado para os fotógrafos da Canon. Em muitas câmeras Canon, para usar a função Live View, você precisa entrar no menu e habilitá-la. Recentemente, aluguei uma câmera Canon e, na verdade, pensei que estava quebrada porque o Live View não funcionava. Acontece que eu só precisava habilitá-lo!
#5 Definir a qualidade da imagem
A próxima configuração a ser verificada é a qualidade da imagem. É aqui que você informa à câmera que tipo de arquivo criar.
Devo dizer-lhe que esta configuração deve ser Raw? Não? Bom. Você também pode fazer com que a câmera crie um JPEG enquanto estiver nisso. Não custará nada além de uma pequena quantidade de memória.
#6 Criar um menu personalizado
Há certas coisas que você só vai querer acessar algumas vezes, mas você vai querer acessá-las rapidamente. Mirror Lock-up e Auto Bracketing vêm à mente para mim. Felizmente, a maioria das câmeras permite que você crie um menu personalizado. Dessa forma, você pode adicionar os recursos e configurações que mais usa a uma tela de menu. Isso economizará muito tempo vasculhando o menu da sua câmera.
Minhas configurações de menu personalizadas
#7 Configurar o foco do botão Voltar
Normalmente, sua câmera focará quando você pressionar o botão do obturador até a metade. Isso funciona bem, mas a melhor maneira é configurar sua câmera para focar quando você pressionar um botão na parte de trás da câmera. Dessa forma, o foco não será redefinido automaticamente a cada imagem. A configuração estará no menu da sua câmera.
#8 Proteja seu equipamento
Sugiro usar uma etiquetadora para colocar uma etiqueta com seu nome e número de telefone em cada câmera, lente ou outro equipamento que você possui. Todos nós somos cuidadosos com nosso equipamento, mas às vezes as coisas andam rápido, e conheço pessoas que deixaram lentes ou outros itens inadvertidamente para trás. Quais são as chances de alguém que encontra algo que você deixou para trás ligar para o número na etiqueta para devolver o item? Não sei. Talvez eles não sejam altos. Mas eu sei que as chances de alguém devolver algo sem capacidade de identificar de onde veio é precisamente zero por cento.
Você também pode adicionar alguma proteção ao seu equipamento registrando-o no Lenstag. É um serviço gratuito onde você registra sua câmera e/ou lentes com eles, então, se o seu item for roubado, eles colocam a palavra para ajudá-lo a recuperá-lo. Ele realmente funciona? Felizmente eu nunca tive nada roubado, então eu não sei. Mas é grátis, então você também pode experimentá-lo.
#9 Configurar o Wi-Fi
Quase todas as novas câmeras têm um recurso Wi-Fi nos dias de hoje. Para tirar proveito disso, você terá que baixar um aplicativo para o seu telefone e passar por um processo de configuração. É melhor sentar e fazer isso imediatamente para que, quando você estiver fora de casa, esteja pronto para aproveitar o recurso Wifi.
Configure a conexão entre sua câmera e seu telefone para habilitar o disparo remoto e a visualização de imagens da câmera.
#10 Leia o Manual
Você sabia que isso ia acontecer, não é? Sim, você precisa ler o manual da sua câmera. Sim, pode ser tedioso, mas você ficará feliz por ter feito isso.
Você tem outras dicas para adicionar para novos proprietários de câmeras? Por favor, compartilhe nos comentários abaixo.