Não é a câmera que faz uma boa fotografia; é o fotógrafo. Quantas vezes você ouviu isto? Provavelmente muito mais vezes do que você pode contar. Tornou-se um pouco clichê do que qualquer coisa, mas é um que ainda soa verdadeiro. Você não precisa gastar milhares de dólares em novos sistemas de câmera e lentes de última geração para poder criar ótimas fotos. Você já sabe disso. Há apenas um problema. Todas essas lentes e câmeras são tão, tão brilhantes.
A maior parte desse brilho é apenas um produto dos departamentos de marketing dos fabricantes de câmeras, produzindo um ataque constante de “Compre-me! Me compre! Eu sou tão brilhante! Compre-me agora!”
Novas lentes brilhantes são ótimas, mas elas são o melhor investimento para sua fotografia agora?
O melhor conselho? Ignore-o o máximo possível.
Uma foto ruim feita com uma câmera de US$ 5.000 não é melhor do que uma foto ruim feita com uma câmera de US$ 700. Pode ser mais nítida e pode ter uma faixa dinâmica mais alta, mas ainda é uma foto ruim.
Não há problema em querer coisas novas e melhores e, dependendo da rapidez com que você progride em sua fotografia e o que deseja alcançar com ela, eventualmente terá que atualizar e comprar novas peças de kit. Pode haver algumas exceções em gêneros como macro e fotografia de vida selvagem; no entanto, as chances são de que você não precise dessa lente de vários milhares de dólares agora.
Desenvolva seu equipamento
Se você dedicar um tempo para realmente aprender e colocar em prática todos os vários conjuntos de habilidades, acabará chegando a uma parede que não pode passar com equipamentos modestos. É quando é hora de atualizar. No entanto, leve o seu tempo para chegar lá e aproveite a experiência. Com habilidades bem arredondadas, você saberá esse momento no instante em que ele chegar.
Outras maneiras de investir em sua fotografia
No entanto, existem lugares onde você pode investir seu dinheiro que não apenas ajudará sua fotografia, mas também acelerará bastante o processo. São educação e experiências. Realmente, ambos são a mesma coisa, mas é mais fácil descrevê-los em termos de duas subcategorias.
Educação
Todos precisam aprender. Constantemente. Nunca pare de aprender; caso contrário, você ficará para trás.
A Internet está cheia de recursos gratuitos, e você deve absolutamente usar cada pedacinho dela para sua vantagem total. No entanto, para chegar rapidamente ao topo da curva de aprendizado, considere adicionar itens como livros, cursos on-line e workshops à sua lista de compras.
As oficinas podem ter um ótimo custo-benefício e aumentar suas habilidades, além de apresentar novos locais.
Livros de fotografia tendem a ser focados em um assunto específico. Eles também tendem a ir muito mais longe do que outros recursos. Mais importante, eles são relativamente baratos. Tente evitar livros que tentem abranger tudo sobre fotografia e atenha-se a tópicos específicos como iluminação, retratos ou comida.
Qual o tamanho de uma biblioteca que você pode montar pelo custo de uma lente que você está procurando?
Da mesma forma, workshops e seminários podem fornecer uma enorme quantidade de informações em um período muito curto de tempo por um custo razoável. Eles também têm o benefício de oferecer aulas presenciais com alguém experiente no campo que eles estão ensinando. Isso geralmente é inestimável, principalmente se você aprender melhor com uma abordagem prática.
Ao considerar workshops, faça sua pesquisa e tenha certeza do que está comprando. Basta pensar, você compraria algo do eBay sem primeiro verificar o feedback de um vendedor?
Pessoalmente, sinto que uma das ferramentas mais negligenciadas, mas uma das mais valiosas, para aprender fotografia são monografias e livros de mesa de café. Estudar o trabalho de fotógrafos talentosos mostrará a você tudo o que você aprendeu na teoria, colocado em prática. Também pode ajudá-lo a discernir seus gostos e desgostos e dar ideias sobre o que tentar para seus próprios portfólios. Não fique apenas com os velhos mestres como Edward Weston e Imogen Cunningham; inclua fotógrafos contemporâneos como Martin Parr e Mario Testino para uma referência mais completa.
Experiências
Gastar dinheiro em viagens pode ajudar a forçá-lo a usar o equipamento que possui.
Se a educação é aprender, então a experiência é o verdadeiro fazer. Quer ser um fotógrafo de viagens? Então não atualize suas lentes, compre uma passagem de avião. Quer ser um fotógrafo de moda? Contrate modelos experientes e maquiadores. Fotógrafo de vida selvagem? Vá fotografar lobos em uma oficina e alugue a lente que você precisa, em vez de comprá-la.
Se isso for um pouco caro demais, considere comprar coisas para fotografar. Comida, brinquedos, flores, tudo o que se encaixa em seus interesses, e faz você se levantar e usar a câmera que você tem agora.
Comprar coisas para fotografar o ajudará a construir um portfólio que é muito mais importante a longo prazo.
Você pode ler toda a teoria do mundo, mas se não colocar em prática, fica apenas teoria. O bônus aqui é que, ao realmente trabalhar em direção ao seu objetivo, você provavelmente acabará ganhando um pouco de dinheiro para investir naquele kit chique quando precisar.
Tudo volta para a ideia de “aumentar seu equipamento” discutida anteriormente neste artigo.
Você já tem o que precisa. Se você leu este artigo, é provável que já tenha tudo o que precisa para sair e fazer fotos e desenvolver suas habilidades.
Agora, eu não presumo conhecer todas as situações lá fora, e minhas experiências são apenas minhas. Não posso, e não vou, dizer o que fazer, mas se você está ansiando por um novo equipamento, só posso encorajá-lo a responder honestamente à pergunta:“Eu realmente preciso disso para minha fotografia progredir ou só quer?”