>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão da lente macro Sigma 18-300mm F3.5-6.3 DC


Parece que no mundo da fotografia hoje a demanda por equipamentos mais leves e versáteis está em alta. O fotógrafo médio (se é que existe isso) quer ser capaz de cobrir uma enorme variedade de assuntos e carregar o mínimo de lentes possível. Tiro rápido e leve tornou-se o objetivo de muitos. Além disso, até mesmo o fotógrafo amador tornou-se mais conhecedor e mais exigente sobre quais câmeras e lentes eles escolhem usar. Isso levou a um aumento na demanda por lentes all-in-one que são construídas com padrões de desempenho mais altos do que vimos desde, bem, sempre.

Insira a lente Sigma 18-300mm F3.5-6.3 DC Macro OS HSM C




Agora, respire mentalmente depois de ler esse título e então continuaremos. Não deixe que o nome dessa lente (que vou encurtar para Sigma 18-300mm) incomode você, pois falaremos mais sobre todas essas letras e seus significados em breve. A Sigma tentou espremer muitos recursos, versatilidade e desempenho em uma lente que não vai quebrar o banco. Vamos ver se as boas pessoas da Sigma tiveram sucesso.




O título extenso para a Sigma 18-300mm é simplesmente um roteiro para que você saiba exatamente o que a lente traz para a mesa.
  • O DC, é claro, significa que ele se destina a corpos de câmeras digitais.
  • SO indica que a lente está equipada com tecnologia de estabilização de imagem.
  • O HSM informa que a lente possui um mecanismo de foco automático de acionamento de motor hipersônico.
  • A designação macro significa que ela tem uma distância de foco mínima relativamente próxima e é capaz de produzir imagens macro (ampliação de 1,0x ou 1,1x).
  • Por fim, C significa que esta lente faz parte da série contemporânea da Sigma. Esta lente foi projetada para ser montada apenas em câmeras com sensor APS-c(cortado).

Descendo aos negócios…


Qualidade e função da construção


A lente chegou bem embalada da Sigma. As óticas estavam todas limpas e livres de manchas e poeira. O primeiro manuseio da lente provou ser imediatamente impressionante.





A lente parecia muito sólida, mas de forma alguma excessivamente pesada. Ambos os anéis de foco e zoom são emborrachados e fornecem uma aderência adequada para dedos frios ou úmidos. Tudo é excepcionalmente firme e suave. Algumas teleobjetivas desse tipo chegam um pouco apertadas demais e exigem algum uso antes que o anel de zoom funcione facilmente, mas a Sigma 18-300mm estava pronta para uso. O foco automático funcionou muito bem e foi bastante rápido usando minha Canon 7D, mas a estabilização de imagem não foi das melhores. Tornou-se praticamente imperceptível em distâncias focais mais longas, por isso permaneceu desligado para a maioria das imagens de teste.

O corpo geral da lente é finalizado com uma aparência preta fosca muito discreta e atraente, caso você ame tanto a forma quanto a função. Incluído na caixa está o parassol de lente tipo pétala de qualidade, que se encaixa perfeitamente na lente e é montado ao contrário para armazenamento. A Sigma também colocou um pequeno anel emborrachado na base do capô que ajuda muito na aplicação liga/desliga. É um pequeno detalhe, mas vale a pena mencionar.

Falando em detalhes: O esforço (ou a falta dele) de um fabricante nas pequenas coisas é de grande importância. Aqui estão alguns pequenos pontos que se destacam na Sigma 18-300mm.
  • Zoom-Lock:o botão de zoom-lock é um ótimo recurso para qualquer lente de zoom na minha opinião, pois impede que a gravidade estenda gradualmente a lente enquanto carrega sua câmera em uma alça.
  • Indicadores de montagem elevados:conectar sua lente à sua câmera pode ser difícil com pouca luz ou se você estiver com pressa. A Sigma optou por usar um pequeno cordão branco embutido no corpo da lente em vez de apenas pintar. Isso torna o alinhamento da lente muito mais fácil e dura mais.
  • Indicadores do para-sol da lente:além do anel emborrachado, o para-sol da lente também possui marcações de montagem para ajudar a montar o para-sol em movimento ou com pouca luz.






Qualidade da imagem

Nitidez e distorção


As imagens de teste mostraram que a nitidez é aceitável/boa em todas as aberturas para uma lente nessa faixa e também com contraste. Cada uma dessas imagens foi filmada em 18mm, em aberturas que variam de f/3.5 a f/22. A nitidez máxima parecia ser alcançada entre f/8 e f/16.

Filmado em f/3.5

Filmado em f/5.6

Filmado em f/8

Filmado em f/16

Filmado em f/22

Há um amolecimento moderado nos cantos e vinhetas menores em 18 mm, mas não é muito perturbador. Muito mínima, se houver, distorção foi encontrada mesmo na distância focal mais curta.

Esta é uma cena filmada na distância focal mais curta de 18mm e em f/6.3.

Para comparação, aqui estão duas imagens tiradas do ponto de vista anterior, após o zoom de 300 mm (fotografado em f/6.3).




Cor


A reprodução de cores é muito boa com a Sigma 18-300mm. As cores vieram verdadeiras à vida e bastante nítidas em todas as distâncias focais. No entanto, tinha uma quantidade significativa de aberração cromática que era bastante aparente e piorava nas bordas do quadro. Felizmente, ele foi facilmente removido com um clique usando o Lightroom, então nem tudo está perdido.

Uso de macro


Afinal, essa lente tem a designação de uma lente macro, então vamos falar um pouco sobre como ela realmente funciona como tal. As lentes macro dedicadas produzem imagens com um fator de ampliação de cerca de 1,0 ou 1,1x (o que significa que o assunto é em tamanho real no sensor da câmera). A Sigma 18-300mm tem um fator de ampliação máximo de 1,3x. Embora possa não ser considerada uma verdadeira lente macro, ela tem um desempenho surpreendente para uma lente com uma faixa focal tão grande.



A Sigma lista a distância mínima de foco em cerca de 15,3 polegadas (39cm), mas em meus testes o foco foi alcançado ainda mais próximo. Você pode realmente chegar perto e pessoal usando esta lente. Além disso, há um adaptador macro opcional (também de ótima construção) disponível para esta lente, o que aumentará ainda mais seus recursos macro.


Extras


Um acessório interessante disponível para isso, e para a maioria dos vidros Sigma, é um dock USB que pode ser usado para ajustar os parâmetros de sua lente específica. Isso pode ser de alguma utilidade para a multidão de esportes e vida selvagem. Aqui está uma descrição da docking station fornecida pela Sigma.

Resumo


No geral, a lente Sigma 18-300mm faz um trabalho fantástico ao combinar recursos de zoom telefoto alto com funcionalidade macro. Embora não seja perfeito, ele funciona bem de várias maneiras.

Aqui está o que você provavelmente vai gostar:

  • Grande alcance focal para uma infinidade de situações fotográficas.
  • Baixa distorção óptica.
  • Desempenho de macro surpreendentemente aceitável.
  • A qualidade de construção é absolutamente fantástica.
  • A atenção aos detalhes e à usabilidade é excelente.
  • Boa nitidez para uma lente nessa faixa de preço.
  • Foco automático rápido.
  • Operação suave e sedosa dos anéis de zoom e foco.
  • Dock de calibração USB disponível.


Aqui está o que você pode não gostar:

  • Aberração cromática moderada, mas solucionável.
  • O desempenho da estabilização de imagem é questionável.

A Sigma 18-300mm F3.5-6.3 DC Macro OS HSM C é uma opção de lente mais do que capaz para aqueles que procuram combinar o alcance focal local de uma lente telefoto, com os recursos de close-up de uma macro.

Esta lente oferece o melhor dos dois mundos? Não.

Essa lente oferece um pouco dos dois, oferecendo excelente qualidade de imagem a um preço acessível? Sim.

A Sigma produziu uma opção de lente muito capaz que irá encantar aqueles que mantêm expectativas de desempenho realistas de seus equipamentos. É uma lente impressionante a um preço acessível. De uma chance!

Você já experimentou essa lente ou qualquer outra multifuncional? Quais são seus pensamentos?



SummaryReviewer Adam WelchData da revisão Item revisado Sigma 18-300mm F3.5-6.3 DC Macro Lens Classificação do autor 4