"O que você quer dizer com uma lente manual?" Essa geralmente é a primeira resposta que recebo quando falo para as pessoas sobre uma das lentes favoritas que carrego na bolsa:a Rokinon 14mm f/2.8. Eu entendo a confusão deles. Nunca sonhei que sucumbiria à aparente involução de usar lentes totalmente manuais.
Permita-me tentar dissipar o mito de que lentes de foco/abertura manuais são difíceis e desajeitadas no campo. Em poucos meses, a Rokinon 14mm f/2.8 rapidamente se tornou um cavalo de batalha do meu arsenal fotográfico – deixe-me dizer o porquê. Pegue um lenço, porque é uma história de amor.
Quando digo que a Rokinon é uma lente totalmente manual, o que quero dizer é que não há foco automático, e que a abertura também deve ser selecionada manualmente, usando um anel de abertura. Este é um ponto de discórdia para a maioria dos fotógrafos, que usaram apenas lentes totalmente automatizadas. Pessoalmente, uso lentes herdadas totalmente manuais há anos e adoro o controle tangível que elas exigem enquanto estou fotografando. Eu realmente me sinto conectado à experiência, mais do que quando uso uma lente de foco automático.
Ainda vou admitir, no entanto, que uma lente totalmente manual nem sempre é ideal para todas as situações. Então, que tipo de fotografia combina melhor com o Rokinon? A razão pela qual eu comprei esta lente em primeiro lugar foi porque eu precisava de uma lente grande angular rápida, que pudesse funcionar como uma peça de vidro principal para o meu trabalho de astrofotografia. Eu me vejo cada vez mais apontando minha câmera para o céu, então eu realmente precisava de uma lente de qualidade que pudesse servir como meu objetivo para a maioria, se não todas, minhas paisagens noturnas.
A visão grande angular e a abertura relativamente grande de f / 2.8 tornam o Rokinon pronto para fotografia noturna, mas é claro, também é uma ótima ferramenta para fotos de paisagens ultra amplas. Alguns podem achar que a distância focal de 14 mm é um pouco larga demais para uma lente de paisagem de uso geral, mas é definitivamente capaz de preencher o papel.
A qualidade mais incrível da Rokinon 14mm f/2.8 é justamente isso, a qualidade. Pelo preço, posso dizer honestamente que nunca encontrei uma lente tão bem feita, que produz resultados nítidos em toda a sua faixa de abertura. Minhas fotos de teste iniciais superaram todas as expectativas que eu poderia esperar de uma lente tão econômica. Ler comentários e depoimentos de outros usuários da lente realmente me deixou com uma dose saudável de, é bom demais para ser verdade, dúvidas que perduram em minha mente.
A qualidade da construção e a subsequente nitidez da imagem estão praticamente no mesmo nível das lentes que custam literalmente dez vezes mais que a Rokinon. Não estou sugerindo que uma lente com um custo médio de US$ 324 seja exatamente o mesmo que uma lente que custa US$ 1.300 – mas a diferença entre preço e desempenho é, por falta de uma palavra melhor, incrível. O anel de abertura é confortável de usar e produz um clique a cada f/stop, marcando solidamente satisfatória.
Algo que eu realmente gosto no Rokinon é o anel de foco. Tenho uma viagem muito longa ao adquirir foco; significando que o ajuste ocorre de forma relativamente lenta. Isso permite que você obtenha um foco nítido enquanto fotografa com a lente totalmente aberta em f/2.8, e torna o foco nas estrelas muito fácil sem foco excessivo ou insuficiente.
Um ponto comum de discussão sobre o Rokinon, no que diz respeito à sua adequação para fotografia noturna, é a ocorrência extremamente baixa de “coma” ao fotografar as estrelas. Coma refere-se a um fenômeno óptico chamado “aberração comática” (não confundir com aberração cromática). Coma é a distorção de pequenos pontos de luz quando os raios de luz entram na lente em ângulos agudos, o que faz com que pequenos pontos de luz, como estrelas, pareçam cometas com pequenas caudas. O coma é amplificado por imperfeições na própria geometria da lente, ou nos elementos da lente, e geralmente piora quanto mais você se afasta do centro da lente. No entanto, estranhamente, o Rokinon se destaca em baixas aberrações de coma, até o ponto de SUPERAR lentes de preço mais alto com a mesma distância focal e faixas de abertura.
A lente Rokinon 14mm f/2.8 é uma que eu aprendi a amar em um tempo relativamente curto. A maior parte do meu trabalho gira em torno de paisagens e tiro em grande angular, muitas vezes com pouca luz. O Rokinon preenche os requisitos das minhas necessidades de filmagem e muito mais.
A funcionalidade manual completa da lente pode ser estranha se não estiver acostumado a fotografar dessa maneira, mas para mim acho que isso não me atrasa ou atrapalha a qualidade das minhas imagens – na verdade, muito pelo contrário. A qualidade de construção, nitidez, desempenho com pouca luz e baixo coma são agrupados a um preço que paira no final de US $ 320.
Na minha opinião, se você está procurando uma ótima lente de paisagem e astrofotografia, ou se está apenas querendo ser criativo com grandes angulares, não procure mais, a Rokinon 14mm f/2.8.
O que todos esperavam... aqui estão algumas imagens tiradas com a Rokinon 14mm f/2.8! Todas as imagens tiradas com uma Sony A7r e processadas usando o Adobe Lightroom CC.