Às vezes, escolher um favorito é difícil. Se você me pedir para escolher uma música ou filme favorito, simplesmente não pode ser feito. Lentes; no entanto, são animais diferentes. Pergunte à maioria dos fotógrafos quais são suas lentes favoritas, e você provavelmente terá pouca hesitação antes de começarem a jorrar e se tornar líricos.
Pelo menos é assim que eu sou, e quando se trata de escolher o meu favorito, tudo o que você precisa fazer é perguntar qual lente provavelmente está no corpo da minha câmera agora. Essa é quase sempre a Canon 50mm f/2.5 Compact Macro.
Esta lente é uma joia que oferece grande qualidade em termos de nitidez, facilidade de uso, durabilidade e versatilidade, e apesar de ter adquirido alguns vidros bastante sérios desde que o comprei há 12 anos, ainda é minha lente.
Fazendo a escolha
Com relação à escolha da lente, uma das coisas mais comuns que os novos fotógrafos dizem é começar com uma 50mm f/1.8, muitas vezes chamada de “anos 50 econômicos”. A lógica aqui é mais ou menos irrefutável. Essas lentes são baratas, confiáveis, versáteis e sua grande abertura as torna muito mais rápidas do que qualquer outra nessa faixa de preço. Sua versatilidade os torna perfeitos para retratos e a maioria dos outros assuntos fora dos extremos, como paisagens, que favorecem lentes grande angulares, e esportes, que favorecem lentes telefoto.
Quando eu estava começando, passava muito tempo fotografando coisas como comida, flores, brinquedos e outras pequenas coisas com detalhes finos. Eu tinha pouco interesse em outros tipos de fotografia e nenhum interesse em retratos.
Como tal, a maior limitação que recebi das lentes do meu kit foi a distância de foco. Eu estava sempre tentando me aproximar dos meus assuntos usando a ponta longa das lentes do kit, e sempre falhando.
Quando chegou a hora de considerar a atualização dessa primeira lente, a pesquisa deixou claro que nem a econômica cinquenta nem a 85mm f/1.8 fariam muito bem para esses objetivos. Por outro lado, uma lente macro dedicada de 100 mm estava muito fora da minha faixa de preço. Por tudo isso, adiei por muito tempo a atualização das lentes do meu kit.
Foi apenas por acaso que acabei encontrando o Compact Macro de 50 mm enquanto navegava pelas lentes da Canon no site de um varejista. Para ser honesto, não havia muita pesquisa envolvida. Vi a lente, o preço e a distância focal de nove polegadas e comprei em uma semana.
Prós e contras
A Canon 50mm Compact Macro é o cavalo de batalha da minha bolsa de câmera e certamente foi testada na última década. Para meus propósitos, não há falhas; no entanto, ele tem algumas qualidades que podem torná-lo inadequado para alguns fotógrafos.
Pro – Qualidade de construção
Não pode ser ajudado que a primeira coisa que você nota sobre esta lente é a qualidade de construção. Isso é particularmente verdadeiro se suas experiências anteriores forem com lentes de kit. O invólucro de metal sólido faz com que pareça resistente e o peso extra seja ótimo em sua mão.
Pode valer a pena mencionar que quando eu usei uma 50mm f/1.8 alguns anos atrás, eu pensei que estava sendo entregue uma lente Holga. Isso não é de forma alguma uma tentativa de rebaixar a 50mm f/1.8, mas sim uma ilustração de quão distantes essas lentes estão em termos de qualidade de construção.
Pro – Durabilidade
A durabilidade pode cair na qualidade de construção, mas a experiência me faz sentir que vale a pena mencionar separadamente.
Esta lente foi lançada em concreto, pedra de paralelepípedos e asfalto, e esteve no oceano. Tem sido em tempestades de cinzas, chuva torrencial, tempestades de granizo, e houve um incidente aterrorizante em que foi deixado para cozinhar em uma poça de meio litro de gel de banho por algumas horas. Apesar de tudo isso, esta lente não apresentou nenhum problema de desempenho.
Pro – Nitidez
Como deve ser esperado de uma lente criada para fins de fotografia macro, a Canon 50mm f/2.5 Compact Macro não pode ser criticada em termos de nitidez. Apesar de não poder comparar com as outras 50mm da Canon, posso comparar com as excelentes 85mm f/1.8 e 70-200 f/4 L IS USM. As diferenças são quase indistinguíveis.
Pro – Grande abertura
A Macro compacta pode ter uma abertura menor do que as outras lentes de 50 mm da Canon, mas ainda é uma lente rápida e funciona bem em todas as configurações, exceto nas mais escuras.
Em termos de desfoque de fundo, se você levar em conta que a profundidade de campo também é afetada pela distância da câmera do assunto (quanto mais perto você estiver, menor a profundidade de campo), você verá que obterá uma quantidade comparável de desfoque para as lentes mais rápidas.
Pro – Foco
Seja no foco automático ou no foco manual, é muito difícil encontrar falhas nesta lente. Em situações normais, o foco automático é rápido e preciso. A grande abertura de f/2.5 permite uma imagem brilhante no visor, tornando o foco manual fácil e rápido.
Pro – Distância de foco
Com uma distância de focagem de apenas 23 cm, pode aproximar-se extremamente dos motivos. Sim, esta pode ser a única razão para a existência desta lente, mas a versatilidade que isso adiciona é maravilhosa. Por exemplo, você pode tirar um close do olho de alguém, depois dar alguns passos para trás e tirar um retrato normal de 50 mm segundos depois.
Contras
Como mencionado, não foi fácil encontrar aspectos negativos dessa lente. Há; no entanto, algumas considerações que podem significar que isso pode não atender às suas necessidades fotográficas específicas.
Con – Peso
Com 9,88 onças (280 gramas), a Compact Macro pesa mais que o dobro da lente 50mm f/1.8 da Canon (4,6 onças/130g). Se você está tentando manter sua mochila o mais leve possível e a funcionalidade macro não é tão importante, considere as alternativas.
Con – Preço
Embora eu possa atestar que esta lente oferece um tremendo valor pelo dinheiro, por US$ 299 é um grande salto no preço da 50mm f/1.8 a US$ 125. Se você está apenas começando e ainda não sabe em quais assuntos está interessado, ou se vai ou não ficar com a fotografia por muito tempo, pode valer a pena considerar uma opção mais amigável ao bolso.
Nota do editor: no momento deste artigo, a lente Macro Compacta 50mm f/2.5 está listada no site da Canon como Esgotada. Você pode encontrá-lo usado na Amazon.com ou optar pela Macro 60mm f / 2.8 com preço ainda mais alto por US $ 419. Con – Luz
Há uma ligeira desvantagem na distância de foco mais próxima da lente. Quando você está tão perto do assunto, você e a câmera bloqueiam efetivamente qualquer luz vinda da frente. Muitas vezes, isso é facilmente combatido com técnicas de iluminação lateral ou usando um flash de anel macro dedicado, mas pode ser complicado de superar em outros momentos.
Con – Ampliação
O que pode ser considerado um fator decisivo para muitos fotógrafos é que a 50mm f/2.5 Compact Macro não é uma verdadeira lente macro. Com um rácio de ampliação de 1:2, apenas cria imagens com metade do tamanho natural. Isso pode ser corrigido com um conversor que permite ampliação de 1:1.
No final
Eu sei que tenho me emocionado bastante, mas minhas experiências com essa lente foram excelentes, apesar do uso pesado e da tortura que passei. Se você está em uma posição em que está decidindo comprar uma 50mm e gosta da ideia de aproximar seus assuntos, considere a Canon 50mm f/2.5 Compact Macro. Realmente é um mimo.