Com mais e mais teleobjetivas de baixo custo chegando ao mercado, a fotografia da vida selvagem está se tornando cada vez mais acessível. Consequentemente, você não precisa ir muito longe para ver belos retratos da vida selvagem, fotografados com um bokeh limpo usando uma lente longa. Close-ups como esse definitivamente têm seu lugar, mas essa forma tradicional de fotografia da vida selvagem talvez seja mais difícil de conseguir fotos de destaque hoje em dia.
Mas quem disse que você precisa usar uma lente telefoto para fotos cativantes da vida selvagem? Na fotografia da natureza, as lentes grande angulares são tradicionalmente associadas à fotografia de paisagem. Mas usando uma lente grande angular com a vida selvagem, você pode incorporar o ambiente e o habitat de uma espécie em sua foto. Isso adicionará uma perspectiva totalmente nova às suas imagens e é uma técnica muito agradável de se brincar.
Equipamentos necessários
Embora você possa fazer fotos de grande angular da vida selvagem usando um sistema de armadilha de câmera, vou tentar disparar o obturador manualmente. Então, aqui estão alguns equipamentos que você vai querer ter.
Joby Gorillapod
Esses três tripés flexíveis são extremamente versáteis e permitem que você posicione sua câmera em todos os tipos de lugares, seja enrolado em uma árvore ou posicionado precariamente em uma praia rochosa. Isso ajudará você a posicionar sua câmera baixa no chão, na posição ideal. Os tripés raramente permitem que você vá ao nível do solo, pois geralmente têm um pescoço ou uma coluna central. Além disso, eles são muito grandes quando espalhados pelo chão. Mas certifique-se de comprar as ofertas mais pesadas da Joby, pois as versões mais baratas não aguentam o peso de uma DSLR.
Versão sem fio
Você definitivamente precisará de algum tipo de gatilho sem fio para sua câmera. Você não pode pressionar o obturador diretamente, pois nenhum animal chegará perto de sua câmera se você estiver sentado logo atrás dela. Em vez disso, obtenha alguns lançamentos sem fio do YongNuo. Eles custam cerca de US $ 40 e funcionam perfeitamente bem. Eles são um sistema baseado em rádio, que não requerem linha de visão, e têm um alcance de até 100 metros (supostamente).
Configurando para a foto
Você precisa pensar sobre o que está tentando transmitir em sua foto. A melhor parte de uma lente grande angular é a capacidade de incluir o habitat do seu assunto, então pense em quais são seus principais recursos. Para mim, esquilos vermelhos são um ótimo assunto para fotografia de grande angular. Eles vivem em florestas britânicas, então o pano de fundo óbvio é uma coleção de árvores.
Posicione a câmera o mais baixo possível no chão; você quer ter certeza de que está no nível dos olhos do animal ou abaixo dele. Isso realmente muda a perspectiva do tiro. Lembre-se de que, como você está fotografando em grande angular (talvez até 14 mm), precisará garantir que seu assunto chegue perto o suficiente da lente ou parecerá muito pequeno.
Para fazer isso, você pode usar alguma forma de isca. Vou enfatizar imediatamente que a isca ao vivo é vista como extremamente antiética na fotografia da vida selvagem, e sugiro fortemente que você não adote essa abordagem em nenhuma forma de fotografia da vida selvagem. Se o seu assunto é um carnívoro, então você pode coletar animais mortos na estrada ou outros animais já mortos para usar como isca. Mas para mim, os esquilos são onívoros e ficam muito felizes com algumas avelãs para aproximá-los da câmera.
Coloque sua câmera no modo de prioridade de abertura. Certifique-se de ter sua compensação de exposição definida para expor a cena corretamente, e quaisquer mudanças na luz devem ser ajustadas pela câmera automaticamente. Defina seu foco manualmente, prevendo onde o animal aparecerá e certifique-se de desligar o foco automático da câmera (caso contrário, ele tentará refocar quando você disparar o obturador).
Agora você pode sentar e esperar. Certifique-se de estar dentro do alcance, mas fique escondido. Você pode usar uma cortina de fotografia pop-up para isso e seja paciente. Assim que um animal começar a se aproximar, dispare um tiro de teste enquanto ele ainda está à distância. Isso ajudará o animal a se acostumar com o som do obturador. Para alguns animais, um tiro de teste não será apropriado, como em pássaros que podem voar. Se você tiver sorte, seu assunto perceberá que a câmera não significa nenhum dano e se sentará alegremente e posará para sua foto.
Aspectos a serem observados
Você nunca deve colocar sua fotografia antes do bem-estar de um animal. Período. Não há exceções aqui, e fazer o contrário é fortemente condenado no campo da fotografia da vida selvagem. Portanto, não é necessário dizer que você não deve realizar esse tipo de fotografia no criadouro de um animal. Se você empurrar uma câmera para fora do ninho de um pássaro, ela provavelmente a abandonará e qualquer filhote no ninho morrerá. Distúrbios como esse nunca terminam bem.
Fotografia grande angular portátil
Existem algumas situações em que você pode segurar sua câmera e tirar fotos em grande angular da vida selvagem. Este é frequentemente o caso de aves marinhas que nidificam em ilhas e topos de falésias. Estes geralmente residem em reservas de vida selvagem, e é o caso no Reino Unido que você pode passear por essas reservas. Consequentemente, os animais estão acostumados com as pessoas e não têm medo. Portanto, é possível chegar perto o suficiente. Contanto que seu assunto não mostre nenhum sinal de estresse, então você provavelmente está bem para se aproximar.
Em conclusão
A fotografia grande angular é muito divertida com a vida selvagem. Parece o Natal, sem saber o que você vai conseguir até voltar e verificar a câmera. Às vezes, você ficará amargamente desapontado com uma imagem fora de foco que tinha potencial, mas eventualmente sairá com algo de que pode se orgulhar.
Índice
Fotografia da vida selvagem
- GERAL
- Dicas de fotografia de natureza e vida selvagem para iniciantes
- 6 dicas para capturar fotos da vida selvagem com impacto
- 5 maneiras de se desafiar como fotógrafo da vida selvagem
- Como tirar melhores fotos da vida selvagem:seja um naturalista primeiro
- 5 abordagens diferentes para fotografar a vida selvagem
- 5 coisas que eu gostaria de saber quando comecei a fotografar a vida selvagem
- PREPARAÇÃO
- Como encontrar animais para iniciantes em fotografia de vida selvagem
- Guia para atrair bichos para seu jardim para fotografia da vida selvagem no quintal
- Como ser respeitoso e seguro fotografando a vida selvagem
- Fotografia da vida selvagem – considere seu assunto primeiro
- CONFIGURAÇÕES
- Como expor corretamente para animais selvagens de alto contraste
- Como fazer fotografias mais nítidas da vida selvagem – [Parte 1 de 2]
- Por que o modo semiautomático é a melhor escolha para fotografia de vida selvagem
- A importância da profundidade de campo 'suficiente' na fotografia da vida selvagem
- Por que a exposição manual é melhor para a fotografia da vida selvagem no inverno
- ILUMINAÇÃO
- Manipulação da luz natural na fotografia da vida selvagem
- Como fazer uma fotografia mais criativa da vida selvagem usando a iluminação de borda
- GEAR
- Transforme sua câmera DSLR em uma armadilha fotográfica para animais selvagens
- 6 dicas para obter fotos mais nítidas da vida selvagem com uma superteleobjetiva
- Como usar uma lente grande angular com a vida selvagem para uma nova perspectiva
- Equipamento necessário
- Joby Gorillapod
- Versão sem fio
- Configuração para a foto
- Aspectos a serem observados
- Fotografia grande angular portátil
- Em conclusão
- Vida Selvagem em Contexto – A Abordagem de Lente Curta para Fotografia da Vida Selvagem
- Teste de campo:a Nikon 200-500mm f/5.6 pode ser a lente de vida selvagem mais versátil?
- Full Frame ou APS-C para fotografia de vida selvagem – qual é o melhor?
- 5 lentes de alto valor para começar a fotografar a vida selvagem
- Revisão da Nikon D500 para fotografia de vida selvagem e pássaros
- Alguns dos prós do uso de micro câmeras de quatro terços para fotografia da vida selvagem
- Revisão:Sigma 60-600mm f/4.5 – 6.3 DG OS HSM para fotografia de vida selvagem
- Como escolher a melhor lente para fotografia de vida selvagem
- Como escolher a bolsa de câmera certa para fotografia ao ar livre e vida selvagem
- Lente de vida selvagem favorita do escritor – Tamron 150-600mm
- GUIAS AVANÇADOS
- 5 dicas para fotografar a vida selvagem em condições de pouca luz
- 7 dicas para uma melhor fotografia da vida selvagem marinha
- 6 dicas para capturar ação em suas fotos da vida selvagem
- 6 dicas para capturar o caráter e a personalidade na fotografia da vida selvagem
- Fotografia remota da vida selvagem do meu porão
- TÉCNICAS CRIATIVAS
- Dicas para fotografia em preto e branco da vida selvagem
- PÓS-PROCESSAMENTO
- 3 ferramentas do Lightroom para aprimorar sua fotografia de natureza e vida selvagem
- INSPIRAÇÃO
- Um passeio pelo lado selvagem:uma coleção de fotografias da vida selvagem
- RECURSOS
- Histórias de fotografia da vida selvagem do campo [Resenha do livro]